Economia

Pesquisa aponta que comerciantes de Cuiabá iniciam 2022 com confiança em alta

Publicados

em

JB NEWS

As informações são da Fecomércio-MT

A pesquisa que avalia o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), apresentou alta pelo segundo mês consecutivo e iniciou janeiro com 137,9 pontos. O aumento do otimismo do empresário do setor foi de 2,1% sobre dezembro de 2021 e de 12,3% no comparativo com janeiro do ano passado.

O presidente da federação, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca que a evolução do indicador é uma notícia positiva não somente para a economia cuiabana, mas para todo o estado. “Com a retomada das atividades depois do pico da pandemia, a tendência é que as empresas retomem os seus faturamentos e voltem a gerar mais empregos. No entanto, a inflação em alta freia uma melhor retomada do otimismo dos comerciantes de todo estado”.

De acordo com a pesquisa, o índice atual é o segundo melhor nos últimos 13 meses. Todos os componentes que compõem o levantamento apresentaram variação positiva, com destaques para os índices que monitoram as condições atuais – da economia e do setor – e de investimento do empresário do comércio, que registraram alta de 2,9% no mês. Na comparação com janeiro do ano passado, a melhora dos componentes foi de 17,9% e 18,1%, respectivamente.

Leia Também:  Emanuel rebate criticas libera shows e eventos em Cuiabá

Para o diretor de Pesquisas do IPF-MT, Maurício Munhoz, o crescimento do Icec pode ser visto como um voto de confiança na retomada da economia em todo país. “Os comerciantes mato-grossenses acreditam na queda da inflação e na esperança da melhoria também da taxa de juros. É sempre bom ver que tanto do empresário quanto do consumidor iniciaram o ano com otimismo elevado”, disse o diretor.

A pesquisa revela, ainda, que a maioria dos comerciantes, dos 181 entrevistados, 94% pretendem contratar funcionários nos próximos meses. O Indicador de Contração de Funcionários cresceu 2,8% no mês e está 15,6% superior a janeiro de 2021.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Icec – jan-2020 – Cuiabá Icec – jan-2021 – Cuiabá

COMENTE ABAIXO:

Economia

Ferrovia Estadual está prevista para começar a ser construída no final junho afirma governador Mauro Mendes

Publicados

em

Por

JB News

Por Alisson Gonçalves

Em entrevista nesta quarta-feira 18, à Rádio Capital FM, o governador de MT Mauro Mendes (UB), anunciou que as obras para implantação da Ferrovia Estadual, está prevista para começar no final junho deste ano.

Segundo Mauro, em uma reunião com o presidente da Logística um dos responsável pela instalação da Rodovia no estado, disse que Licença de instalação já será emitida.

“Olha tivemos uma reunião, e foi esclarecido que licença de instalação, vai ser emitida no começo de junho, e nós vamos anunciar o começo das obras em um evento que será realizado em Rondonópolis”.afirmou Mendes.

Como já informado a Ferrovia Estadual,vai interligar Cuiabá à Rondonópolis, com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.Para instalação da Ferrovia o governo de MT investiu cerca de R$ 11 bilhões de reais, valor este que terá retorno já que com essa implantação está prevista a geração de mais de 235 mil empregos, além da economia e agilidade no transporte da safra, que é um setor de economia muito grande para MT.

Leia Também:  Campanha Faça Bonito alerta para o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Vale ressaltar que  a primeira Ferrovia Estadual a ser implantada, fazendo que o estado seja referência nacional, não só em grãos, mas também em logística.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA