Estadual

Período de rematrícula para estudantes da Rede Estadual encerra na próxima sexta-feira (25)

Publicados

em

O período de rematrícula para os alunos da Rede Estadual de Ensino, referente ao ano letivo de 2025, termina nesta sexta-feira (25.10). Para facilitar o processo, pais ou responsáveis têm à disposição duas opções para realizá-la – o aplicativo MT Cidadão e o Portal MT GOV.

Ambos os métodos oferecem praticidade, permitindo que a rematrícula seja feita de qualquer lugar e a qualquer momento, sem a necessidade de se deslocar até a escola.

Para a Seduc, o período de matrícula em forma online não apenas facilita o processo para as famílias, como também proporciona uma visão mais clara para as Diretorias Regionais de Educação na organização das turmas para o próximo ano.

A rematrícula é vital para o planejamento escolar e para garantir que todos os alunos tenham acesso a vagas nas escolas desejadas. Além disso, o sistema online também fortalece a comunicação entre a escola e os responsáveis, que podem acompanhar o processo de rematrícula e receber notificações sobre prazos importantes.

O secretário Alan Porto ressalta que as escolas também realizam uma abordagem inclusiva para atender às diferentes realidades das famílias. “A Seduc não exclui o atendimento presencial para aqueles que não possuem acesso à internet. A rematrícula presencial garante que todos os alunos tenham a oportunidade de se rematricularem”, garante.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate incêndio em conjunto de quitinetes em Guarantã do Norte

Alan também destaca que o uso da tecnologia no processo de rematrícula, por meio de parceria com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), demonstra o compromisso do Governo de Mato Grosso em melhorar a educação e informatizar os serviços públicos.

“Assim, o processo torna-se mais sustentável, reduzindo a utilização de recursos físicos, como papel, sem comprometer a qualidade da educação oferecida”, conclui o secretário.

Clique no link e acesse o Portal MT GOV.

Confira no anexo o passo a passo da rematrícula.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicados

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

Leia Também:  Força Tática prende homem por tráfico de drogas, apreende entorpecentes e munições

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros realiza rescaldo após incêndio em caminhão bitrem e socorre vítima de acidente com caminhonete

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA