Arquivos JB News 10 Anos

Parceria entre IBGE e Prefeitura de Várzea Grande desenhará novo retrato da população e economia

Publicados

em

 Censo Demográfico de 2020.  

Da Redação

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO CENSO 2020 VAI REALIZAR UM RAIO-X DA POPULAÇÃO, DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E INFORMAÇÕES SOCIODEMOGRÁFICAS

A Prefeitura de Várzea Grande e o Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística – IBGE estão unindo esforços pelo Censo Demográfico 2020 que desenhará um retrato da população e suas características socioeconômicas com dados aprofundados que permitirão um melhor planejamento público para que os recursos sejam aplicados de forma mais racional e atendendo a maior parcela da população com serviços públicos de qualidade e também para que o setor privado defina sua linha de atuação e investimentos de conformidade com o alvo a ser beneficiado e os resultados atendidos.
Além dos benefícios da informação técnica e realista do atual momento da cidade, de Mato Grosso e do Brasil, que serão conhecidas através da coleta de dados, além da população e dos serviços públicos e privados, o Censo 2020 abrirá em Várzea Grande vagas através de processo seletivo para 274 novos servidores até o primeiro semestre de 2020.
“Temos muita convicção da importância do Censo 2020 e do trabalho do IBGE em prol do Brasil, dos Estados, dos Municípios, do setor empresarial e comercial, produtivo, enfim de todos, pois quem detém o conhecimento consegue aplicar melhor os recursos, otimizar os investimentos e atender um maior número de pessoas, dentro do poder público e para a iniciativa privada, os levantamentos permitem estratégias de investimentos e de novos negócios visando o sucesso, por isso somos parceiros e iremos ajudar naquilo que foi possível este trabalho que é importantíssimo para Várzea Grande, para Mato Grosso, para o Brasil e para a população”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos.
Lucimar Campos se reuniu com a direção do IBGE de Mato Grosso, liderados por Millane Chaves, chefe da Unidade Estadual do IBGE, Renata Bortoletto, Coordenadora do Censo 2020, Douglian Neves, Técnico de Pesquisas e Silvio Pimentel, coordenador da Base Territorial, acompanhada pelos secretários municipais, de Governo, Kalil Baracat; de Planejamento, Edson Silva; de Gabinete, Adriana Corrêa da Costa; da secretária-adjunta de Educação, Benedita Ponce e do vereador Jânio Calistro.
Já quanto ao processo seletivo para o Censo 2020, Millane Chaves explicou que além da oportunidade do novo emprego, estes novos servidores serão essenciais para o processo de coleta de dados que formalizará o relatório definitivo do Censo 2020 que nada mais é do que um raio-x da realidade do país, Estados, Municípios e setores economicamente ativos.
Fazer um censo demográfico em um país como o Brasil é uma operação complexa, pois significa percorrer cerca de 8 milhões de quilômetros quadrados, visitar 5.570 municípios, entre eles Várzea Grande e aproximadamente 71 milhões de domicílios.
“Estamos realizando a Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo, pois elas permitem o acompanhamento da operação pela comunidade local, dando transparência e agregando esforços para facilitar o Censo, em aspectos como o fornecimento de subsídios para atualização do mapeamento local, auxilio na divulgação do processo seletivo para contratação de mão de obra e na montagem dos postos de coleta e oferecimento de apoio logístico para uma perfeita cobertura do território”, disse Millane Chaves sinalizando que o trabalho das reuniões de planejamento e acompanhamento do censo, a sociedade local participa da construção do conhecimento sobre si mesma e sobre as suas características, “pois colaborar com o Censo é um exercício de cidadania”, disse a chefe da Unidade Estadual do IBGE.
Até o próximo dia 15 de outubro estão abertas as inscrições para dois cargos de CCS – Coordenador Censitário Subárea em Várzea Grande com remuneração de R$ 3.100,00 e outros benefícios.
Para o início de 2020 serão mais 33 vagas e depois outras 239 vagas para recenseadores.
“Reafirmo meu entendimento a importância do Censo 2020, pois muitas pessoas não sabem, mas a partilha dos recursos federais através do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, feito pelo Governo Federal vem com base no número de população e eleitores de um determinado município. Então as informações do Censo são essenciais para que a própria gestão municipal saiba aonde é melhor investir determinados recursos, como a construção de unidades escolares e de saúde pública para atender o público”, disse a prefeita determinando que os secretários além do apoio prestem as informações para que todos os moradores de Várzea Grande sejam contabilizados e entrem para as estatísticas econômicas e sociais da cidade.

Leia Também:  Após pressão CPI do Paletó será de portas abertas
COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Mato Grosso fica sem dinheiro para realizar Carnaval 2018

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA