Turismo

Paraísos Brasileiros: Cinco destinos para explorar ilhas no Brasil

Publicados

em

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil abriga mais de mil ilhas, que oferecem um vasto leque de refúgios para quem quer conhecer cenários paradisíacos. Espalhadas pelo litoral e pelos rios, essas joias variam de pontos badalados a santuários isolados, mas todas prometem paisagens deslumbrantes e experiências memoráveis.

Um levantamento da plataforma Booking.com apontou os cinco destinos insulares mais indicados por brasileiros. Os dados levaram em consideração os destinos mais buscados e bem avaliados por usuários.

1. Paraty (Rio de Janeiro)

Situada na Costa Verde fluminense, Paraty encanta com seu centro histórico preservado e atmosfera colonial. Embora seja uma cidade continental, funciona como um ponto de partida estratégico para explorar dezenas de ilhas próximas na Baía de Paraty, como a Ilha Comprida e a Ilha da Cotia, acessíveis por passeios de barco que revelam a beleza da região.

2. Ubatuba (São Paulo)

Localizada entre a exuberante Mata Atlântica e o mar, Ubatuba é um tesouro no litoral norte paulista. Com mais de 100 praias e diversas ilhas, oferece desde recantos de águas calmas ideais para famílias até trilhas imersas na natureza. A partir da cidade, é possível visitar refúgios como a famosa Ilha das Couves e a histórica Ilha Anchieta, que hoje é um parque estadual.

3. Abraão (Ilha Grande, Rio de Janeiro)

A Vila do Abraão é o coração pulsante de Ilha Grande, um paraíso de biodiversidade na costa do Rio de Janeiro. Principal ponto de acesso à ilha, Abraão serve de base para explorar praias selvagens, trilhas densas e águas cristalinas. É um dos redutos mais preservados do litoral fluminense, ideal para ecoturismo. Passeios levam a locais como a Ilha de Jorge Grego, excelente para mergulho, e as pequenas ilhas de Cataguases.

Leia Também:  FIT Pantanal 2023 será realizada em maio com programação diversificada

4. Angra dos Reis (Rio de Janeiro)

Com um vasto arquipélago de mais de 360 ilhas, Angra dos Reis é sinônimo de beleza natural no Rio de Janeiro. O destino atrai tanto quem busca a badalação de ilhas com ótima estrutura quanto aqueles que preferem a tranquilidade de refúgios quase intocados. Entre as mais conhecidas para visitar estão a Ilha da Gipóia e as icônicas Ilhas Botinas.

5. Morro de São Paulo (Bahia)

Situado no norte da Ilha de Tinharé, Morro de São Paulo é um vilarejo vibrante acessível apenas por via marítima ou aérea. Famoso por suas praias numeradas e atmosfera descontraída, sem carros circulando na área principal, é cercado por pequenas ilhotas e paisagens de tirar o fôlego. Ideal para quem busca combinar agito com contato intenso com a natureza. Relaxe na pequena Ilha da Saudade ou embarque no passeio “Volta à Ilha” para conhecer outras belezas do arquipélago, incluindo paradas em Boipeba.

Conheça também

Além das sugestões do levantamento, o Brasil reserva outros destinos insulares que merecem estar no seu radar:

Leia Também:  Rio de Janeiro recebeu mais de 240 mil turistas internacionais em janeiro de 2025

Ilha do Amor (Alter do Chão, Pará): Uma espetacular praia fluvial que emerge majestosamente durante a vazante do Rio Tapajós (geralmente de agosto a janeiro/fevereiro). Formada por bancos de areia branca finíssima, cria um cenário caribenho em plena Amazônia. A vila oferece ótima infraestrutura, sendo ideal para apreciar paisagens fluviais únicas, a gastronomia local e passeios pela natureza amazônica.

Ilha do Bananal (Tocantins/Mato Grosso): Considerada a maior ilha fluvial do mundo, fica no Rio Araguaia. É um santuário ecológico na transição entre Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica, além de abrigar parques nacionais e terras indígenas (Karajá e Javaé). Um destino fascinante para ecoturismo e turismo de aventura, focado na observação da rica biodiversidade.

Ilha de São Francisco do Sul (Santa Catarina): Embora conectada ao continente, esta ilha abriga a histórica cidade de São Francisco do Sul, a terceira mais antiga do Brasil. Oferece uma combinação encantadora de centro histórico bem preservado, boas pousadas e restaurantes, e praias variadas como a Praia da Enseada, a Prainha (popular para surfe) e Ubatuba. Ideal para quem busca unir praia, história e cultura com boa estrutura e um ritmo mais sossegado.

Por Victor Mayrink

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:

Turismo

Fungetur: Ministério do Turismo credencia instituições financeiras para impulsionar o crédito no setor

Publicados

em

Por

O Ministério do Turismo (MTur) publicou nesta quinta-feira (24.04) o Edital de Credenciamento nº 1/2025, que abre seleção para instituições financeiras interessadas em atuar como agentes do Novo Fundo Geral de Turismo (Fungetur). A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito para empreendimentos turísticos em todo o Brasil, com ênfase em micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

Com um montante superior a R$ 620 milhões destinados à distribuição até dezembro de 2025, o edital define um período de seis meses para que as instituições financeiras realizem o cadastramento. A ação busca integrar agentes financeiros com comprovada capacidade técnica e pertencentes ao Sistema Financeiro Nacional.

As instituições credenciadas atuarão na intermediação de financiamentos destinados à implantação, expansão, modernização e reforma de empreendimentos turísticos, além da aquisição de bens e capital de giro.

O foco principal da medida é atender às necessidades de micro, pequenas e médias empresas, empresários individuais e Sociedades Limitadas Unipessoais (SLU) que integram a cadeia produtiva do turismo. O objetivo é impulsionar o crescimento econômico do setor, fomentar o desenvolvimento regional e gerar novas oportunidades de emprego e renda.

Leia Também:  Balneário na MT-251 constrói piscina natural e impulsiona turismo com crédito da Desenvolve MT

O secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos do MTur, Carlos Henrique Sobral, destacou a importância dessa iniciativa para o fortalecimento do setor. “Com o apoio do ministro Celso Sabino, estamos dando mais um passo decisivo para democratizar o acesso ao crédito no turismo, especialmente para os pequenos empreendedores. O credenciamento de novas instituições financeiras vai ampliar a capilaridade do Novo Fungetur, tornando os recursos mais acessíveis em todas as regiões do país. Isso significa mais competitividade, mais investimentos e, acima de tudo, mais desenvolvimento sustentável para o turismo brasileiro”.

A publicação estabelece que os financiamentos deverão seguir as diretrizes da Política Nacional de Turismo, com respaldo legal na Nova Lei de Licitações. Clique AQUI para acessar o edital completo.

Por Lívia Albernaz

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA