Turismo
Pará ganha novo voo direto para Miami com articulação do Ministério do Turismo

O Pará passará a contar, a partir deste domingo (15), com mais uma rota aérea internacional, proporcionando a ligação direta entre Belém e Miami pela empresa Gol. Serão dois voos semanais, às quintas e aos domingos, e há previsão de um terceiro às terças-feiras, durante o período da COP30 na capital paraense. A iniciativa é fruto de uma articulação do Ministério do Turismo, em parceria com o Governo do Estado e o setor privado, para fortalecer a conectividade aérea e consolidar Belém como um dos principais destinos da Amazônia brasileira.
O lançamento da nova rota foi celebrado na noite de sexta-feira (13.06), no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, autoridades, operadores de turismo, executivos da GOL e da concessionária Norte da Amazônia Airports, que administra os aeroportos de Belém e Macapá (AP).
O ministro Celso Sabino destacou a importância estratégica da conexão. “Temos hoje a conquista da ampliação das frequências. Todos os voos que nós tínhamos internacionais para Belém, nós ampliamos. E agora o lançamento desse novo voo da Gol, que vai trazer turistas norte-americanos direto para Belém. Vai reforçar a posição da cidade de Belém não só como porta de entrada da Amazônia, mas também do Brasil”, afirmou o ministro.
Celso Sabino também ressaltou o desempenho do Aeroporto Internacional de Belém, que superou 4,2 milhões de passageiros em 2024. O ministro frisou que o terminal apresenta uma tendência de crescimento neste ano, acompanhando a ampliação da presença de estrangeiros no Brasil. Somente de janeiro a maio, lembrou Sabino, o país recebeu 4,8 milhões de visitantes interacionais.
PARCERIAS – O secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, também pontuou os esforços do estado para viabilizar a oferta do voo. “Essas negociações exigem planejamento estratégico, superação de barreiras regulatórias e garantias de rentabilidade. Conseguimos aprovar no ano passado uma lei que permite concessão de subsídios ao setor aéreo no Pará, o que tem fortalecido nossa malha aérea. Vamos trabalhar para tornar esses voos permanentes e seguir promovendo o Pará no exterior”, declarou Costa.
A GOL, responsável pela operação, comemorou o apoio recebido. “A Gol sempre acreditou em parcerias sólidas. Agradecemos muito ao Governo Federal, aqui representado pelo ministro Celso Sabino, e ao Governo do Estado, por ter nos apoiado nessa nova operação. É uma engrenagem que só funciona em conjunto, e agora os operadores têm o desafio de garantir a viabilidade deste voo a longo prazo”, apontou Marcus Almeida, gerente comercial da companhia.
Para a NOA, concessionária do Aeroporto Internacional de Belém, o novo voo representa um passo importante na ampliação da infraestrutura aérea regional. “Estamos investindo R$ 450 milhões na requalificação do aeroporto. A nova ligação Belém-Miami é um marco e abrirá portas para conexões com outros destinos da América do Norte”, adiantou Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da NOA.
ROTAS – Esta será a segunda rota internacional da Gol a partir de Belém – a primeira liga a Paramaribo, no Suriname). Os voos rumo a Miami serão operados com aeronaves Boeing 737 MAX 8, que podem levar 176 passageiros. Além disso, uma parceria entre a Gol e a American Airlines permite conexões para dezenas de destinos nos Estados Unidos e conexões internas no Brasil, incluindo cidades do interior do Pará.
Segundo dados do Observatório Nacional de Turismo, o Pará ocupa o 10º lugar entre os destinos brasileiros que mais recebem visitantes norte-americanos. Em 2024, 4.052 turistas dos EUA foram ao estado, um crescimento de 18,7% ante 2023. Belém é a 11ª localidade do país de maior interesse para o público americano, tendo a Floresta Amazônica como uma das experiências mais desejadas.
AGENDA – Ainda na noite de sexta-feira (13.06), o ministro do Turismo, Celso Sabino, marcou presença na segunda noite do Parárraiá 2025, em Belém. O evento, um dos maiores festejos juninos da Amazônia, reúne milhares de pessoas para uma grande celebração da cultura popular, com shows gratuitos e atrações de destaque nacional.
Na sexta-feira, o público cantou e dançou ao som de grandes nomes, a exemplo de Chitãozinho & Xororó, Xand Avião, Felipe Amorim e Viviane Batidão, em uma noite de muita animação e celebração das tradições nordestinas e amazônicas.
O ministro Celso Sabino destacou o apoio do Ministério do Turismo ao evento e reforçou o convite para a terceira noite do festival, neste sábado (14.06), que promete mais uma grande noite com shows de Wesley Safadão, Léo Foguete, Jonas Esticado e aparelhagem Lendário Rubi.
O Parárraiá 2025 segue até domingo (15), consolidando Belém como um dos principais destinos juninos do Brasil e fortalecendo o turismo cultural na região amazônica.
Por Cléo Soares
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo

Turismo
Ministro do Turismo anuncia pacote de ações para impulsionar atividade turística no Pará

Nesta quinta-feira, 10 de julho, o ministro do Turismo, Celso Sabino, cumpre extensa agenda em Belém para anunciar um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento do turismo no Pará – estado que sediará a 30ª Conferência da ONU sobre o Clima (COP30), em novembro deste ano.
A programação começa com o evento “Turismo em Ação – Edição Pará”, no auditório da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), reunindo gestores, empreendedores e representantes do trade turístico para o anúncio de obras de infraestrutura, novas sinalizações turísticas e linhas de crédito para empreendedores do setor.
Ao longo do dia, o ministro participa também, às 15h30, no Espaço São José Liberto, da cerimônia de certificação dos alunos da Escola Nacional de Turismo, que concluem os ciclos 2, 3 e 4 dos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Ministério do Turismo, e do lançamento, às 19h, também no Espaço São José Liberto, da Nova Malha Aérea para a COP30, com rotas que ampliarão a conectividade de Belém com destinos nacionais e internacionais no segundo semestre.
Celso Sabino adianta que as ações representam um esforço concentrado do governo federal para preparar o Pará para receber turistas de todo o Brasil e do mundo.
“O governo do presidente Lula e o Ministério do Turismo têm como prioridade estimular o turismo na região Norte e, para isso, precisamos oferecer condições concretas para que o setor cresça: infraestrutura, formação e conexão. Temos uma gastronomia única, uma natureza exuberante e um povo acolhedor. Com essas ações, tenho certeza de que o turismo na nossa região viverá uma verdadeira revolução”, garante.
SERVIÇO:
Evento: “Turismo em Ação – Edição Pará”
Data: 10 de julho de 2025 (quinta-feira)
Horário: 09h00
Local: Auditório da SUDAM
Endereço: Travessa Antônio Baena, nº 1113 – Marco, Belém/PA
Cerimônia de Certificação da Escola Nacional de Turismo
Data: 10 de julho de 2025 (quinta-feira)
Horário: 15h30
Local: Espaço São José Liberto
Endereço: Praça Amazonas, s/n – Jurunas, Belém/PA
Lançamento da Nova Malha Aérea para a COP30
Data: 10 de julho de 2025 (quinta-feira)
Horário: 19h00
Local: Espaço São José Liberto
Endereço: Praça Amazonas, s/n – Jurunas, Belém/PA
Assessor em viagem:
Cléo Soares
(61) 99435-6226
Fonte: Ministério do Turismo
-
Destaque5 dias atrás
CNJ derruba edital do TJ-MT por ferir princípios da administração pública
-
Policial5 dias atrás
Após mais de uma década escondido, polícia prende em supermercado de VG o maior líder do PCC fora das prisões
-
Polícia Federal6 dias atrás
Chileno procurado pela Interpol é capturado pela PF em hotel de Cuiabá
-
Cidades5 dias atrás
Servidor é dispensado após se masturbar em gabinete da Prefeitura no interior de MT
-
Policial7 dias atrás
Polícia Civil divulga relações de vagas disponíveis para lotação dos novos delegados, escrivães e investigadores
-
CUIABÁ6 dias atrás
Gonzaga rompe o silêncio, denuncia clima tóxico na Câmara e abandona cargo antes do previsto
-
Destaque4 dias atrás
Justiça manda Facebook a indenizar comerciante por golpe com perfil hackeado
-
EDUCAÇÃO2 dias atrás
Mais de 80% dos estados aderiram à Prova Nacional Docente