CUIABÁ

Palestra de Comunicação Alternativa no Autismo reúne mais de 200 pessoas em Cuiabá

Publicados

em

31/10/2024
Palestra de Comunicação Alternativa no Autismo reúne mais de 200 pessoas em Cuiabá
Mais de 200 pessoas marcaram presença no auditório da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM) nesta quarta (30). A palestra que trouxe a Comunicação Aumentativa Alternativa no Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi idealizada pela Clínica Desenvolver, Plus Hand App e a vereadora Maysa Leão. O evento arrecadou 300kg de alimentos, que foram doados ao Instituto Mãos que Ajudam, além de oferecer a capacitação à sociedade.
“Nós precisamos levar esse conhecimento especializado para todas as pessoas. E o Poder Legislativo, ele tem essa capacidade de representar bandeiras com mais profundidade. Eu, como uma representante da pauta da inclusão, me empenho despertar nas pessoas, e também no Poder Executivo, o desejo de aprender e colocar em prática a inclusão”, destaca a vereadora Maysa Leão.
Juliana Rocha, fonoaudióloga palestrante do evento, veio do Estado da Bahia oferecer a qualificação para os profissionais de saúde, estudantes e famílias atípicas, presentes no local.
“A comunicação aumentativa alternativa é um conjunto de ferramentas e estratégias para viabilizar que pessoas que não usam a oralidade, que não usam a fala, possam se comunicar. Eventos como esse despertam na comunidade a percepção da importância da comunicação e reforçam para que deixem de acreditar no mito de que a comunicação alternativa atrasa a fala”, defende Juliana Rocha.
Proprietária da Clínica Desenvolver e do Plus Hand App em Cuiabá, a fonoaudióloga Claudiane Campos, acredita que o evento é uma ferramenta para fomentar esse conhecimento para mais pessoas.
“É muito importante que a gente traga pessoas com conhecimento técnico e que tenham a didática assertiva para divulgar o conhecimento. Essa é a parte mais linda. A comunicação alternativa e aumentativa, é uma das ferramentas e mais incrível ainda, ela não é só do Fonoaudiólogo, por isso a gente precisa de todo mundo junto”, pontua a profissional.

Da Assessoria

Leia Também:  Prêmio Band Cidades Excelentes: Emanuel Pinheiro recebe três prêmios pelas ações na educação, infraestrutura e sustentabilidade

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá divulga nesta segunda (9) a lista de classificação das solicitações de matrícula para o ano letivo 2025

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá divulga nesta segunda-feira (9) a lista com os nomes dos pais ou responsáveis que solicitaram por meio do Portal Matrícula Web, vaga para estudantes novos, nas Unidades Educacionais que atendem crianças em idade de creche (0 a 3 anos e 11 meses), da rede pública municipal de Educação. Com a divulgação da classificação, os pais ou responsáveis cujas solicitações de matrículas forem atendidas de imediato (classificados) deverão comparecer, com seus documentos pessoais e da criança (originais e cópias), na unidade de inscrição, no período de 10 a 12/12/2024, no horário de atendimento, para efetivar a matrícula.

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar orienta os pais ou responsáveis a ficarem atentos aos prazos e documentos necessários para a efetivação da matrícula, são eles CPF e RG dos pais ou responsáveis, CPF da criança, comprovante de residência, Certidão de Nascimento ou Partilha de Nascimento ou Protocolo de Refúgio ou, na ausência deste, a Carteira Nacional de Registro Migratório (CNRM), o cartão de vacina atualizado e, no caso de estudantes com deficiência, o laudo médico.

Leia Também:  Juca do Guaraná propõe instalação de fraldários e sala de aleitamento na Câmara Municipal de Cuiabá

Se a criança é beneficiária do Programa Bolsa Família, deve ser informado à unidade educacional e entregue uma cópia do documento (extrato atualizado do último benefício).

Os pais ou responsáveis devem também informar contatos telefônicos válidos e variados, que possibilitem uma comunicação eficaz entre a unidade educacional e a família.

Para o ano letivo 2025, a Prefeitura de Cuiabá disponibilizou 4.674 vagas em creche, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), Centros Educacionais Infantis Cuiabano (CEIC) e Centro Emergencial de Educação Infantil – Portal da Fé, conforme as vagas disponíveis.

Matrícula WEB

Criada no primeiro mandato da gestão Emanuel Pinheiro, a Matrícula Web é uma ferramenta intuitiva, transparente e segura.

A classificação das solicitações é feita após análise dos cadastros, conforme os critérios estabelecidos no Decreto Nº 9.711 de junho de 2023.

“É importante ressaltar que a prioridade do poder público municipal é atender as crianças com deficiência, as beneficiárias do Programa Bolsa Família, do governo federal, e as de baixa renda familiar, nessa ordem. O critério de desempate é a distância da residência da família em relação à unidade educacional”, lembrou Débora Marques Vilar.

Leia Também:  Mesmo com boa adesão durante o "Dia D", Secretaria de Saúde alerta que vacinação contra Influenza continua com baixa cobertura

As solicitações de matrícula que extrapolarem o número de vagas disponíveis automaticamente farão parte da lista sequencial de crianças aguardando vaga para atendimento futuro.

SERVIÇO

Matricula Web – faixa etária de creche (0 a 3 anos 11 meses)

Divulgação da lista de solicitações de matrículas – Classificação

Data: 9/12

Local: www.cuiaba.mt.gov.br

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA