VÁRZEA GRANDE
Pacientes dos CAPS participam de congresso internacional sobre saúde mental e economia solidária

A comitiva de Várzea Grande irá participar das atividades presenciais do congresso, acompanhada por profissionais das equipes multiprofissionais
Usuários dos Centros de Atenção Psicossocial de Várzea Grande — CAPS III, CAPS AD e CAPSi, estão participando do 1º Congresso Internacional sobre Economia Solidária e Reinserção Social em Saúde Mental, aberto ontem, 30 de junho e que vai até o dia 2 de julho, em Cuiabá, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento será transmitido online e também contará com polos de apoio regionais em diversos pontos do Brasil.
A participação dos pacientes visa promover o protagonismo das pessoas em sofrimento psíquico, fortalecendo políticas públicas de inclusão, cuidado em liberdade e valorização das práticas coletivas.
A comitiva de Várzea Grande irá participar das atividades presenciais do congresso, acompanhada por profissionais das equipes multiprofissionais dos CAPS. Além de assistir às mesas temáticas e conferências, os participantes também terão contato com experiências de cooperativas sociais que deram certo, centros de convivência e projetos de arte e cultura desenvolvidos como forma de cuidado e inclusão social.
Para o superintendente da atenção secundária, Vitor José, a presença dos usuários nesse espaço representa um avanço importante na construção de políticas públicas mais humanas, democráticas e antimanicomiais. “A iniciativa reforça a importância de envolver os próprios usuários na construção de saberes e práticas que visam ampliar a cidadania e o direito à saúde mental”, reforça.
O congresso é um dos seis projetos selecionados pela Chamada Pública CNPq nº 12/2024, e tem como tema central a união entre trabalho, saúde, cultura e cidadania como caminhos para a reinserção social e o fortalecimento da economia solidária.
Entre os temas que estarão em pauta estão a economia solidária como caminho de inclusão social, o trabalho como direito e instrumento de autonomia, a reinvenção dos cuidados em saúde mental, a importância dos Centros de Convivência e Lazer, além das práticas coletivas, da arte e da cultura como formas de cuidado e pertencimento.

VÁRZEA GRANDE
Várzea Grande forma comissão para acompanhar estudos técnicos sobre saneamento básico

A elaboração deste estudo é fundamental à valoração do DAE e, então, a formalização e publicação do edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para início de processo de concessão pública
A Prefeitura de Várzea Grande instituiu Comissão de trabalho para acompanhar, alinhar tecnicamente e executar ações relativas ao contrato firmado com Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) que está realizando estudos técnicos sobre a viabilidade da concessão do Departamento de Água e Esgoto (DAE).
Consta da publicação que a Comissão irá coordenar, planejar, propor ações estratégicas e operacionais, encaminhar sugestões, fazer alinhamento técnico, executar, encaminhar, acompanhar e monitorar atividades das empresas, exercer outras atribuições correlatas que se mostrarem necessárias ao cumprimento de sua finalidade.
Conforme a publicação realizada nesta terça-feira (8), no Jornal Oficial dos Municípios (AMM), foi designada como preposta para representar Várzea Grande oficialmente junto à Fipe, a secretária municipal de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria.
“Essa comissão foi formada para garantir a transparência, o rigor técnico e o cumprimento deste contrato, pois esse é o mais importante da história do Município. Vamos acompanhar de perto para que todas as etapas sejam cumpridas e com eficiência”, disse Ina de Maria.
CONTRATO COM FIPE – A contratação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para realizar o diagnóstico financeiro, patrimonial e estrutural do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG). A elaboração deste estudo é fundamental para a valoração do DAE e, então, para a publicação do edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para início de processo de concessão pública.
O coordenador técnico da Fipe no projeto de estudo de viabilidade da concessão do DAE, André Chagas, explica que todo o processo tem três grandes fases: estudo técnico, consultas e audiências públicas, além do leilão. “Estamos iniciando o estudo técnico, nesta fase, temos o primeiro diagnóstico e a análise de como está a situação. Assim vamos analisar quais itens obrigatórios que a concessionária precisa atender. A Fipe tem o compromisso de entregar este estudo técnico o mais rápido possível”, afirmou Chagas.
CONFIRA OS MEMBROS DA COMISSÃO:
I – Preposta: Inaciray Ramos de Brito Tavera (secretária Ina de Maria)
II – Departamento de Água e Esgoto: Hércules Thiago Batistella Sguarezi e Rosiley Nunes de Paula; Laudo Rodrigues da Silva
III – Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos: William Takemura Iwakura
IV – Secretaria Municipal de Viação e Obras: Dyoni Toshio Trettel Hataqueiama e Raulmar Rodrigues de Freitas
-
Destaque4 dias atrás
CNJ derruba edital do TJ-MT por ferir princípios da administração pública
-
Nacional7 dias atrás
Após chacina no RJ, jovem planeava novo crime contra pais da namorada virtual em MT
-
Polícia Federal5 dias atrás
Chileno procurado pela Interpol é capturado pela PF em hotel de Cuiabá
-
Policial4 dias atrás
Após mais de uma década escondido, polícia prende em supermercado de VG o maior líder do PCC fora das prisões
-
Cidades6 dias atrás
FRAUDES FISCAIS : Megaoperação da PF em Cáceres desmantela rede de contrabando e bloqueia R$ 64 milhões
-
Cidades4 dias atrás
Servidor é dispensado após se masturbar em gabinete da Prefeitura no interior de MT
-
CUIABÁ6 dias atrás
Aeroporto de Luxo em Terreno Municipal? Prefeito de Cuiabá denuncia ocupação irregular pela Bom Futuro
-
POLITICA6 dias atrás
Pivetta reafirma pré-candidatura ao Governo de MT e diz que está no jogo “independente de saída de Mauro”