Policial
Operação Dupla Aliança mira associação criminosa de traficantes e cumpre 72 mandados judiciais
Policiais civis estão nas ruas de Primavera do Leste, desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (01.11), para cumprir 72 mandados judiciais da Operação Dupla Aliança, coordenada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município, contra um grupo investigado por tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico e lavagem de capitais.
Foram deferidos 32 mandados de prisões, 34 de buscas e bloqueio de contas bancárias de quatro pessoas físicas e duas empresas. Os mandados são cumpridos em Primavera do Leste, Cuiabá e Várzea Grande.
O nome da operação faz referência aos dois principais investigados pela Polícia Civil, marido e mulher, que atuam como gerentes de uma facção no município de Primavera do Leste, exercendo uma aliança na vida conjugal e também no crime.
A investigação que culminou com a Operação Dupla Aliança começou com a prisão em flagrante de M.P.A.S., 23 anos, em março deste ano, por tráfico e posse ilegal de arma de fogo. A partir da análise de informações obtidas com a prisão, a equipe policial identificou a existência de uma rede de tráfico de drogas com suspeitos em papéis específicos e interconectados.
O investigado preso em março exerce o papel de gerente na distribuição de maconha, associado com a esposa C.A.. de 22 anos, que ajuda na contabilidade do tráfico. Foi apurado ainda que a mulher também coordena uma rede de fornecimento de drogas para traficantes do sexo feminino na cidade. Um irmão dela também faz parte do grupo conta com um irmão da investigada, que atua no aparato logístico das ações criminosas.
C.A. fazia toda movimentação e logística do tráfico de drogas pelo aplicativo de conversas WhatsApp, onde combinava a venda e distribuição das drogas em grandes quantidades aos demais traficantes da região.
“Na investigação ficou demonstrada a forma como os traficantes agem e anunciam as drogas, dedicando-se como se a atividade profissional fosse a traficância de drogas, isto é, o meio de vida do grupo”, pontuou o delegado da Derf, Rodolpho Bandeira.
A Derf de Primavera do Leste identificou 34 suspeitos envolvidos direta e indiretamente no tráfico e associação para o tráfico. A maioria dos investigados vende de forma explícita os entorpecentes por meio de aplicativo de mensagens.
Lavagem de capitais
A investigação da Derf de Primavera do Leste apontou que a associação criminosa usou duas empresas, uma delas em Cuiabá, para receber e movimentar os valores da venda de entorpecentes, indicando o crime de lavagem de dinheiro.
A Derf apontou que parte dos investigados está diretamente ligada à lavagem de dinheiro, fazendo as transferências dos valores do tráfico para empresas fictícias.
A Operação Dupla Aliança conta com efetivo das Delegacias da Regional de Primavera do Leste e apoio operacional das regionais de Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis, Cuiabá, Várzea Grande e Gerência de Operações Especiais.
Fonte: Policia Civil MT – MT
Cidades
Sargento é baleado na cabeça durante troca de tiros com grupo de 20 homens após roubo de caminhão carregado com madeiras em Colniza
JB News
Por Alisson Gonçalves
Na noite desta sexta-feira,06, um sargento da Polícia Militar foi gravemente ferido ao tentar impedir o roubo de um caminhão apreendido na base do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), em Colniza, (a 1.054 km de Cuiabá).
Cerca de 20 criminosos fortemente armados, usando espingardas calibre 12 e 32, além de pistolas, invadiram o local por volta das 21h para levar o veículo modelo Mercedez Benz 2338, que estava carregado com toras de madeira sem documentação.
Durante a ação, os policiais tentaram impedir o bando, mas foram recebidos com tiros.
O sargento foi atingido na cabeça, no braço, no ombro e no abdómen.
Apesar da gravidade dos ferimentos, ele foi socorrido e transferido na manhã de sábado,07, para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Segundo informações médicas, o estado do policial é estável.
O grupo criminoso conseguiu fugir com o caminhão, atravessando o Rio Guariba em uma balsa, após ameaçarem o balseiro com armas de fogo.
No local do confronto, foram encontradas quatro munições, sendo três deflagradas e uma intacta.
A madeira transportada pelo caminhão havia sido apreendida por falta de documentação e estava sob custódia do Indea-MT.
As autoridades policiais estão mobilizadas para localizar os responsáveis pelo ataque, que reforça os desafios enfrentados na repressão ao crime organizado relacionado à exploração ilegal de madeira.
-
Policial6 dias atrás
Três jovens criminosos são presos em Cuiabá por tentativa frustrada de sequestro encomendado de dentro da PCE, pediam 100 mil
-
Policial5 dias atrás
Gaeco cumpre mandados contra agentes penais ligados a esquema milionário do Comando Vermelho
-
Esportes6 dias atrás
Prisão preventiva do ex-jogador João Lennon é mantida por juiz em caso de lavagem de dinheiro do Comando Vermelho
-
Destaque3 dias atrás
Passageira Jeniffer Castro, que se tornou viral ao se recusar a trocar de assento com uma criança em um voo se pronuncia
-
Policial4 dias atrás
Quero mudar de vida”, diz Sandro Louco líder de facção em depoimento à Justiça
-
Destaque3 dias atrás
Delegado pede perícia ao IML para averiguar as possíveis causas da morte do ganhador de R$ 201 milhões da Mega Sena em Cuiabá
-
POLITICA5 dias atrás
Para Bertolini mudanças no critério de ICMS evitará perdas compensando municípios “Segue a mesma proporção do que era no antigo FETAB”
-
POLITICA4 dias atrás
Senador Wellington Fagundes diz que os próprios ministros do Lula estão enfraquecendo Fernando Haddad, “Querem que votemos os ajustes ficais a toque de caixa”