OPINIÃO

Operação do medo

Por Paulo Bellincanta

Publicados

em

O pecuarista está com medo de vender, e o dono do frigorífico com medo de comprar.

Tem dono de frigorífico afundando “assoalho” entre a sala do comprador e do vendedor, com certeza passando pelo departamento de custo…

A conta não fecha, e isso é a única verdade sobre a qual se faz consenso.

Não há negócio estável tão pouco resultado pré-definido.

As compras ocorrem no “escuro” contando com novos preços que não estão vindo para a carne. Aqueles que exportam esperam por um dólar do passado ou um aumento de preços em dólar, sonhando que um dos dois os poderá “salvar”. Quem está no mercado interno se apega à falta de boi para não pensar em um mercado retraído e pessimista, que não vai pagar o necessário em seus produtos. Interessante ressaltar aqui, que o fenômeno ocorre na compra e na venda.

O vendedor da indústria obrigado a elevar o preço da carne, oferta com medo de perder a venda. O comprador das redes de varejo com medo de ficar com a carne no estoque, não quer comprar, porque aposta que com o mercado ruim os preços poderão cair.

Lá no outro lado do processo está o pecuarista olhando seus custos. O milho base da alimentação está caro, e com pressão de ficar mais caro ainda. A reposição, que aqui também é consenso, será insuficiente para abastecer de boi magro àqueles que engordam.

O preço, ainda que seja a maior “bandeira” daqueles que tem boi, não é a sua maior necessidade. Um custo de alimentação estabilizado e uma reposição garantida dariam tranquilidade ao setor.

Na operação do medo uns trabalham com contas sem as fecharem, amargando prejuízos, e outros trabalham no escuro profetizando preços sem entenderem que se não houver quem os pague na ponta (gôndola), não vão se estabilizar.

O setor de carne vermelha, e aí coloco os dois personagens juntos terá que encontrar um equilíbrio para o bem dos dois.

 

Paulo Belincanta é pecuarista em Mato Grosso – paulo@frialto.com.br

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  O cavalinho Xomano e o cuiabanês

OPINIÃO

Apague as pendências!

Por Cynthia Lemos

Publicados

em

Por

Meu convite para você hoje é: elimine as pendências da sua mesa.
Sabe aquelas coisas que você não resolve, pequenas decisões, pequenos conflitos que ficam ocupando sua mente gerando uma tonelada de problemas acumulados? Aquela sensação de: “Vou colapsar!” “Preciso de férias urgente!” “Chega! Não aguento mais.”
Esse lixo psíquico acumulado, que somente quando está fedendo você resolve olhar, encarando somente o resultado insatisfatório e frustrante, esquecendo-se de olhar para o que gera, para o processo, para as pequenas não decisões do dia a dia, gerada por aquelas suas famosas respostas as demandas que chegam:
“Ah beleza, depois eu vejo isso!”
“Amanhã eu resolvo!”
“Depois eu ligo”
“À tarde eu vou”
“Deixa para semana que …” e de repente: COLAPSOU.
Pare, pare agora de acumular pendências na sua mesa profissional. Resolva, organize-se.
O que você está fazendo com seu tempo?
Quais são suas prioridades?
Como você se organiza?
A vida é muito dura com quem vive de urgências. Porque O tempo não para… e a hora das resoluções sempre chega. E o grande problema é que quando elas chegam, chegam de uma vez.
“É muita cobrança!” É muita cobrança? Ou é você que não paga?
Quais são as listas de tarefas pendentes que você pode fazer hoje, de forma simples, seja no seu bloco de notas do celular, seja na sua agenda, no seu caderno de anotações? E siga à risca, e a cada etapa cumprida, tenha o prazer de riscar com toda sua energia a tarefa concluída.
Essa é uma forma excelente de você gerenciar a si mesmo, de não perder o foco.
Ah, e nessa lista nunca se esqueça de incluir as três principais ações preciosas que você não pode abrir mão, que precisam ser inseridas na sua rotina sem dó, encaradas com muita força de vontade. Aquelas três principais ações que serão os impulsionadores da concretização dos seus sonhos.
Te desejo um dia mega produtivo e de muitos resultados.
Um grande abraço!
*Cynthia Lemos é Psicóloga Empresarial e Coach na Grandy Desenvolvimento Humano. Especialista no Desenvolvimento de Líderes e Empresas tem a missão de: Expandir a Consciência e Gerar Ações Transformadoras – para pessoas e empresas que desejam evoluir em seus projetos e objetivos. Email: cynthia@grandy.com.br @GrandyDH*

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Inovar para superar a pandemia
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA