MEIO AMBIENTE

Operação de limpeza recolhe cerca de 10 toneladas de lixo do Rio Cuiabá

Publicados

em

Além da equipe que atua na Balsa Ecológica, mais 15 operadores de zeladoria do Município participaram da ação

BRUNO VICENTE

Divulgação

Clique para ampliar 

Cerca de 10 toneladas de lixo foram retiradas do leito do Rio Cuiabá, em uma semana. O recolhimento dos materiais é resultado de uma grande ação de limpeza realizado em parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a empresa Locar Gestão de Resíduos. Além da equipe que atua diariamente na Balsa Ecológica, mais 15 operadores de zeladoria pública estiveram envolvidos na ação.

No último sábado (25), por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, esteve no local e anunciou uma força-tarefa para eliminar todo lixo acumulado nas proximidades de uma estrutura de captação de água. Os resíduos eram frutos de descarte irregular e foram levados ao Rio pelas chuvas que caíram sob a Capital.

“Quando estivemos no local, assumimos o compromisso de, em até 10 dias, retirar todo o lixo. Infelizmente, mais uma vez encontramos aqui todo tipo de resíduo. Desde os menores como garrafas, copos, sacolas e capacetes, até os maiores como geladeira e televisores. Novamente pedimos à população que não jogue lixo no chão ou em terrenos baldios, pois o Rio Cuiabá acaba sendo o destino deles”, relata o secretário.

Leia Também:  Liminar é suspensa e proprietários com agropecuária localizada no Parque Estadual Serra de Ricardo Franco voltam a ter bens bloqueados

O trabalho também contou com o auxilio de caminhões da Secretaria, que transportaram todo material coletado para o aterro sanitário. “Diariamente, a balsa percorre o trecho da Ponte Nova até a comunidade de São Gonçalo Beira Rio. Como poder público, estamos buscando fazer nossa parte. Mas, para que isso seja efetivo, precisamos da participação ativa do cidadão”, comenta o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos.

O serviço de coleta fluvial foi uma das exigências feitas no edital de concorrência pública que estabeleceu a Locar como vencedora. O equipamento possui 7,20 metros de comprimento, 3 metros de largura e laterais com 1.10 metro de altura, com tela de uma polegada. Além disso, o piso é construído com chapa de aço e forrado com borrachão, garantindo a segurança aos coletores.

 

COMENTE ABAIXO:
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MEIO AMBIENTE

Concursos Geoparque de Chapada dos Guimarães irá premiar fotos, desenhos e artes, veja

Publicados

em

JB News
A equipe do II Workshop do Geoparque de Chapada dos Guimarães e da Semana de Turismo do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), lançou nesta-sexta-feira 31,  três concursos que irão premiar as melhores fotos, desenhos e artes que contam historias e retratam o grande parque nacional em solo mato-grossense.
A programação de premios esta sendo realizada por conta de que hoje dia 31 de Julho é o aniversário de Chapada dos Guimarães e para comemorar, a equipe elaborou a premiação para não passar em branco o aniversario da cidade,nesse tempo remoto de pandemia.
As atividades estão sendo organizada por professores e discentes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O evento será realizado online, totalmente gratuito, e ocorrerá nos dias 18 a 20 e 25 a 27 de agosto de 2020, contando com diversas palestras, workshops, minicursos e debates, com especialistas de renome nacional e internacional.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mercado imobiliário se recupera dos efeitos da pandemia no segundo trimestre em Cuiabá
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA