Economia

Operação Abastecimento Seguro detecta adulterações em mais de dez postos de combustíveis em Cuiabá e Várzea Grande

Publicados

em

JB News

por Nayara Cristina

A Operação Especial Abastecimento Seguro, realizada entre os dias 15 e 19 de setembro em todo o país, já trouxe reflexos preocupantes em Mato Grosso. Em ação conjunta coordenada pelo Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), foram fiscalizados postos de combustíveis nas duas maiores cidades do estado, Cuiabá e Várzea Grande.

Ao todo, 70 bombas foram verificadas durante as inspeções, sendo que 59 foram aprovadas e 11 reprovadas por irregularidades que apontam adulteração no abastecimento.

O número representa um alerta para os consumidores e reforça a necessidade de mais rigor e transparência nesse setor, que frequentemente é alvo de denúncias e falcatruas. Durante a fiscalização também foi apreendida uma placa suspeita de fraude,

encaminhada para análise no laboratório do Inmetro. Caso seja confirmada adulteração, os responsáveis poderão responder por crime contra a economia popular e sofrer multas que variam de R$ 100 mil a R$ 1,5 milhão, conforme prevê a Lei nº 9.933/1999. Apesar das irregularidades comprovadas, os nomes dos postos flagrados não foram divulgados, o que gera grande insatisfação entre consumidores e especialistas que cobram maior transparência e responsabilização. Além das bombas de combustíveis líquidos, a operação também incluiu a fiscalização de dispensers de gás natural veicular (GNV), extintores de incêndio e do produto ARLA-32, usado para reduzir emissões poluentes em veículos a diesel.

Leia Também:  Crea Mato Grosso homenageia colaboradoras no “Dia Internacional da Mulher”

A presidente do Ipem-MT, Tatiana Ribeiro Soares, ressaltou a importância da operação para garantir que cada cidadão receba exatamente aquilo pelo qual paga e destacou que a ação é fundamental para a proteção do consumidor e para a preservação da concorrência justa no setor de combustíveis.

A Operação Abastecimento Seguro conta com a participação de mais de 20 órgãos em todo o país e ocorre de forma simultânea em todos os estados, com o apoio de superintendências regionais do Inmetro, além da integração das forças policiais, que asseguram a proteção das equipes em campo e a apuração de possíveis crimes.

Em Mato Grosso, as fiscalizações seguem até o fim da semana e, até o momento, já identificaram cerca de 11 postos em Cuiabá e Várzea Grande com bombas adulteradas, situação que reforça a preocupação da população e intensifica o debate sobre a necessidade de maior rigor na divulgação das irregularidades. Consumidores que desconfiarem de fraudes podem registrar denúncias junto à Ouvidoria do Inmetro, pelo telefone 0800-285-1818 ou por meio do portal oficial do governo federal.

COMENTE ABAIXO:

Economia

Crédito da Desenvolve MT viabiliza abertura de nova clínica odontológica

Publicados

em

Por

Com orientação e acesso ao crédito, Bem Bucal conseguiu investir em móveis, serviços e capital de giro para se consolidar no mercado

Josemar Santos* | Desenvolve MT
Com apoio da Desenvolve MT, a clínica Bem Bucal ganhou estrutura e se tornou realidade em Cuiabá
Crédito – Josemar Santos – Desenvolve MT

Transformar amizade em sociedade e sonhos em negócio foi o desafio que deu início à clínica odontológica Bem Bucal, em Cuiabá. Idealizada pela dentista Daniele Ferronato, a clínica nasceu de uma relação de confiança construída ao longo de décadas e se fortaleceu com a chegada da Desenvolve MT, que possibilitou estruturar o empreendimento para atender mais pessoas com qualidade.

A história da Bem Bucal é marcada por planejamento e cuidado. Daniele e sua sócia transformaram conversas casuais em um projeto concreto. A afinidade entre elas se traduziu em decisões assertivas, desde o conceito do negócio até a escolha do nome da clínica. O resultado foi a criação de uma marca que representa movimento, acolhimento e proximidade, refletindo a forma como elas queriam receber seus pacientes com o foco na saúde.

Leia Também:  Cuidado e dignidade dos Pobres

Ao pensar na identidade do empreendimento, a odontóloga buscou trazer algo que fosse além de uma clínica comum. Com isso, a marca passou a carregar não apenas a imagem de um consultório odontológico, mas também o símbolo de um espaço de cuidado e respeito.

O modelo de atendimento foi estruturado para unir qualidade técnica e viabilidade financeira. Daniele destaca que a proposta da Bem Bucal é atender principalmente os públicos C e D, oferecendo tratamentos de estética e saúde bucal que muitas vezes parecem distantes dessa parcela da população. “Nosso público é o C e D.Nós viabilizamos tratamentos para quem mais precisa, porque acreditamos que todos têm o direito a um bom atendimento odontológico”,  afirma a dentista.

Para transformar esse projeto em realidade e torná-lo financeiramente viável, a clínica contou com o apoio da Desenvolve MT. A instituição ofereceu condições de crédito que possibilitaram investir em estrutura, mão-de-obra e equipamentos, garantindo maior competitividade em um mercado exigente. “Fizemos alguns ajustes no CNPJ, e iniciamos o processo com a Desenvolve MT e o que eu gostei é que, diferente de banco normal. A equipe ensina como a gente tem que fazer, orienta cada etapa”, conta Daniele.

Leia Também:  Governo paga salários dos servidores estaduais com acréscimo da RGA nesta sexta-feira

Esse suporte foi essencial para que a Bem Bucal pudesse ampliar sua capacidade de atendimento, investindo em tecnologia e oferecendo um ambiente moderno e acessível.

“O crédito foi liberado 30% para capital de giro e o restante foi para investimento, pagar prestadores de serviços e quitar o que tínhamos deixado para o final da obra. Mas a maior parte mesmo foi para os móveis, porque foi o que mais encareceu e demorou para ficar pronto. Chegou uma hora que faltou dinheiro e foi aí que o crédito entrou, principalmente para essa parte”, explica Daniele.

 

*Com supervisão de Livia Rabani

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA