Arquivos JB News 10 Anos

OAB-MT fará acompanhamento de caso de agressão a idoso em Cuiabá

Publicados

em

 

 

Na semana em que a Comissão de Direito do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) lançou a campanha de conscientização e combate à violência contra o idoso, mais um caso registrado no estado chamou a atenção da população.

Cenas registradas pelos clientes de uma agência bancária em Cuiabá mostram o momento em que um idoso cai após ser brutalmente empurrado por um homem. Conforme noticiado pelo site O Livre nesta sexta-feira (27), a agressão contra o senhor de 91 anos teria partido de um policial civil.

Diante da situação, a Comissão de Direito do Idoso fará o acompanhamento rigoroso do caso, solicitando informações acerca das investigações.

“Vejo uma cena dessas e para mim é um descontentamento muito grande, nos abala emocionalmente”, destacou o presidente da comissão, Isandir Rezende. Ele questiona ainda se o Estado está preparado para atender ocorrências contra idosos, tendo em vista que Mato Grosso não conta, ainda com uma delegacia especializada.

A campanha lançada nesta semana traz o “violentômetro”, um gráfico que permite identificar 29 níveis diferentes de agressão contra a pessoa idosa, que varia de piadas ofensivas a homicídio, identificando os casos que necessitam medidas urgentes.

Leia Também:  Crime de lavagem de dinheiro é tema de destaque durante encontro em Cuiabá

De negligência a violência física, passando por exploração financeira, apropriação de bens, abandono familiar e privação social, entre outros, os casos de agressão, muitas vezes, são praticados por pessoas próximas ou do convívio do idoso e da idosa.

No entanto, as denúncias podem ser feitas de forma anônima, a fim de preservar a identidade do denunciante, buscando resguardar sua segurança, por meio do Disque 100. Em Mato Grosso, a violência contra o idoso e o esclarecimento de dúvidas sobre seus direitos também pode ser realizado junto ao Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cededipi) pelo telefone (65) 3613 9981 ou à Comissão de Direito do Idoso da OAB-MT, 3613 0927.


COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Leilão on-line da Sefaz está aberto para lances

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA