Arquivos JB News 10 Anos
Novos tratamentos para depressão podem evitarro suicídios
No mês de valorização da vida e prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, Cuiabá mostra avanços
O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Os dados são da Organização Mundial da Saúde e revelam que 800 mil pessoas tiram a própria vida no mundo, a cada ano. Em meio a isso, crescem as pesquisas e estudos envolvendo novos medicamentos e terapias para quem sofre de depressão. Em Cuiabá, os tratamentos têm conseguido evitar que novas mortes aconteçam.
Esse é o caso da eletroconvulsoterapia (ECT), que consiste na indução de estímulos elétricos em algumas regiões do cérebro com o objetivo de reorganizar as funções neuroquímicas e nos circuitos neuronais alterados determinados transtornos mentais. O aparelho de ECT na psiquiatria é como o cardioversor na cardiologia, salva vidas.
De acordo com a especialista em psiquiatria Andréa Fetter os tratamentos precisam ser realizados ambulatorialmente, com consentimento informado e de forma humanizada, de acordo com as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB).
Os pacientes devem passar antes pelo médico psiquiatra que solicitará exames laboratoriais e fará uma consulta prévia para informar sobre os procedimentos e orientações, além da avaliação cardiológica e outros exames, conforme necessidade individual.
A médica alerta que embora existam vários fármacos antidepressivos disponíveis no mercado, até 1/3 dos pacientes podem não responder, mesmo após a tentativa de dois ou mais antidepressivos. Nesse grupo, há um risco aumentado de ideação suicida e tentativa de suicídio.
“Cada pessoa reage de um jeito e não existe uma fórmula pronta. No entanto, já avançarmos muito e os novos medicamentos e terapias disponíveis podem realmente ajudar quem sofre da doença, evitando mais suicídios”, afirma o especialista em psiquiatria Carlos Periotto.
O Setembro Amarelo teve início em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria.
—
Arquivos JB News 10 Anos
Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros
O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.
Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.
Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.
“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.
Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.
“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.
Michelle Carla Costa
-
Nacional5 dias atrás
Idosa é impedida de sair de agência bancária em Copacabana após exigir atendimento sobre consórcio sem liquidez, com débito automático
-
CUIABÁ7 dias atrás
Abílio afirma lançar edital do concurso para Guarda Municipal ainda em 2025
-
AGRONEGÓCIOS6 dias atrás
Luciano Hang é convidado para palestrar na Norte Show 2025
-
Policial7 dias atrás
Polícia consegue identificar e efetuar prisão de agressor de psicólogo na boate Num Garden em Cuiabá
-
Nacional5 dias atrás
Inquérito apura prejuízos causados a pessoas LGBTQIA+ pelas mudanças anunciadas pela Meta
-
Policial7 dias atrás
Quatro mulheres são presas por estelionato e fraudes eletrônicas em ação conjunta das Polícias de Mato Grosso e Paraná
-
CUIABÁ4 dias atrás
Tragédia em Cuiabá: Casal de adolescentes morre após cair do 7º andar de prédio
-
Nacional2 dias atrás
Itaú lamenta episódio de coação a idosa em Agência de Copacabana e destaca aplicação de medidas de condutas ao time da unidade