CUIABÁ
Museu do Morro da Caixa D’Água segue com exposição sobre saúde mental

A exposição “Saúde Mental, Arte e Liberdade”, da artista Cida Silva, segue em cartaz no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha até o dia 27 de junho. A mostra da autora Cida Silva reúne obras de pacientes da saúde mental, produzidas em oficinas terapêuticas realizadas ao longo de várias semanas em unidades de saúde do município.
Com visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem interrupção para o almoço. Neste mês, o Museu do Morro da Caixa D’Água Velha também estará aberto normalmente durante o feriado de Corpus Christi, comemorado na quinta-feira (19).
Segundo a autora, a exposição transmite uma mensagem clara: a arte é uma ferramenta poderosa de cuidado, acessível a todos e essencial para a saúde mental. “É essencial que a saúde caminhe com a cultura e a arte, para que as pessoas tenham mais pincéis e tintas do que comprimidos e injeções.”
Enfermeira aposentada, Cida Silva começou a pintar inspirada no cotidiano vivido durante sua trajetória profissional na área da saúde mental. Com ampla experiência na saúde pública, atuou principalmente na atenção primária, incluindo o Hospital Adauto Botelho, onde trabalhou com pacientes em tratamento de transtornos mentais.
Além das vivências reais, que inclui cenas, comportamentos e sentimentos dos pacientes, a exposição destaca esculturas que homenageiam personalidades simbólicas da capital, como o poeta Manoel de Barros, o lendário ambulante Zé Bolo Flô e a irreverente Maria Taquara.
“Além das obras que eu mesma produzi, que expressam meus sentimentos e emoções, quis trazer também os trabalhos realizados pelos pacientes internados. O Adauto já desenvolve um trabalho com arteterapia há bastante tempo, acompanhado por profissionais da área. As obras mostram que a arte é para todos. Temos aqui três esculturas de ícones da cultura cuiabana: Manoel de Barros, escritor e poeta; o ambulante Zé Bolo Flô, um poeta andarilho; e Maria Taquara, conhecida por trajar calças em uma época em que isso era raro entre as mulheres”, destacou a artista.
A exposição, realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur), conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
#PraCegoVer
A imagem mostra a entrada do Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, localizada na rua Comandante Costa, s/n, esquina com a, rua Nossa Sra. de Santana, centro sul, em Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

CUIABÁ
Vereadora Maysa Leão cobra reativação da câmara hiperbárica no HMC

Ana Cláudia Fortes – Assessoria da vereadora Maysa Leão 
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
-
Destaque4 dias atrás
CNJ derruba edital do TJ-MT por ferir princípios da administração pública
-
Nacional7 dias atrás
Após chacina no RJ, jovem planeava novo crime contra pais da namorada virtual em MT
-
Polícia Federal5 dias atrás
Chileno procurado pela Interpol é capturado pela PF em hotel de Cuiabá
-
Cidades6 dias atrás
FRAUDES FISCAIS : Megaoperação da PF em Cáceres desmantela rede de contrabando e bloqueia R$ 64 milhões
-
Policial4 dias atrás
Após mais de uma década escondido, polícia prende em supermercado de VG o maior líder do PCC fora das prisões
-
Cidades4 dias atrás
Servidor é dispensado após se masturbar em gabinete da Prefeitura no interior de MT
-
CUIABÁ6 dias atrás
Aeroporto de Luxo em Terreno Municipal? Prefeito de Cuiabá denuncia ocupação irregular pela Bom Futuro
-
POLITICA6 dias atrás
Pivetta reafirma pré-candidatura ao Governo de MT e diz que está no jogo “independente de saída de Mauro”