Cidades

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso abre nova exposição temporária neste sábado

De Quarta Domingo.

Publicados

em

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso abre nova exposição temporária neste sábado (23)

“Narrativa de Ficção” é o nome da nova exposição temporária do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT). Em cartaz a partir deste sábado (23.11), a exposição segue até o dia 26 de janeiro, com horário de visitação entre 9h e 17h, sempre de quarta-feira a domingo.

Com obras da artista plástica Marly Silva, a exposição chama a atenção pela linguagem visual abstracionista. Representada em formas de grafismos geométricos, na maioria das vezes, as obras são desenhadas em nanquim, lápis comtè, grafite ou aquarela sobre papel.

“Uma exposição que transmite ideias e sensações por meio dos pontos que são utilizados na técnica do pontilhismo e variedade de composições em linhas. Conforme os traçados e posições, surgem formas, segundo a derivação imaginária da artista, que dão sentido a uma orientação espacial e de reconhecimento da imagem”, explica Viviene Lozi, cooredenadora do MASMT.

Marly Silva constrói uma narrativa ficcional própria e genuína de sua criação, apresenta uma estilização muito pessoal em suas composições, evidencia ora a linha clara ora a linha escura, vigorosa e viva, criando situações de contraponto entre fundo-forma, claro e escuro, luz e sombra.

Leia Também:  Escolinha da Almê será apresentada domingo no palco do Zulmira Canavarros

“Nas obras criadas recentemente, destacamos um trabalho disciplinado e com muita sensibilidade nas formas que brincam com a noção de profundidade em desenhos abstratos e outros figurativos”, descreve Viviene.

Marly Silva, aos 64 anos, é uma artista inovadora e demonstra que não há limitações para o desenvolvimento de sua arte jovial que se renova constantemente.

“O interessante da sua arte, como representação abstracionista, vem da forma bidimensional ou tridimensional que possui uma flexibilidade de aplicação para outros suportes como camisetas e canecas que podem ser adquiridos durante a exposição. Todas as obras estão à venda e têm preço acessível para todos os gostos e bolsos”, conclui.

MASMT

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, o MASMT, foi fundado em 10 de março de 1980. Situa-se no prédio do Seminário Nossa Senhora da Conceição, uma edificação de estilo eclético de 1858 que fica ao lado da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, uma construção neogótica de 1918.

O passeio ao Museu de Arte Sacra de Mato Grosso já se torna interessante por sua importância arquitetônica, já que é considerado um dos mais importantes monumentos de estilo eclético que exibe combinações de elementos que podem vir da arquitetura clássica, medieval, renascentista, barroca e neoclássica.

Leia Também:  1ª Mostra Afro Cultural em Poconé oferece seminários, oficina e apresentações culturais gratuitas

Ali foram reunidas diversas peças do período setecentista, remanescentes da antiga Catedral do Bom Jesus de Cuiabá, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Nossa Senhora dos Passos, acervo pessoal do bispo Dom Francisco de Aquino Corrêa e peças adquiridas por doações particulares. Destaque para os famosos retábulos da antiga Catedral demolida em 1968 e a nova ala de instrumentos musicais da Igreja do Bom Jesus de Cuiabá do período colonial.

Serviço

Assunto: “Narrativa de Ficção”: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso abre nova exposição temporária neste sábado (23)

Quando: De 23 de novembro a 26 de janeiro (sempre de quarta-feira a domingo)

Onde: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Horários: Das 9h as 17h

Informações e agendamentos: 65 3028-6285

Valor do ingresso: R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso fica na Praça do Seminário, na Rua Clóvis Hugney, 239, bairro Dom Aquino. Aberto à visitação de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h. Informações: (65) 3646-9101.

COMENTE ABAIXO:
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Visitantes da Arena Encantada já doaram 6,5 toneladas de alimentos

Publicados

em

Podem ser doados arroz, feijão, açúcar, café, macarrão, óleo, leite longa vida ou panetone, que serão repassados para famílias carentes

Vívian Lessa

5º noite na Arena Encantada – Foto por: Jana Pessôa/Setasc-MT
A | A

Cerca de 6,5 toneladas de alimentos foram doadas pelas pessoas que visitaram a Arena Encantada nos quatro primeiros dias de evento, que começou no dia 6 de dezembro. A entrada para conferir o parque natalino é 1 kg de alimento não perecível por família.

Os alimentos sugeridos são arroz, feijão, açúcar, café, macarrão, óleo, leite longa vida ou panetone. Um ponto de venda de alimentos foi posicionado na entrada da Arena Encantada para aqueles que quiserem adquirir os produtos e contribuir com a ação.

Posteriormente, os produtos serão repassados para famílias carentes de Mato Grosso.

O parque natalino com instalações interativas, cenários e ambientes que recriam a histórica da maior festa cristã foi montado na Arena Pantanal, em Cuiabá, e ficará aberto à visitação todos os dias, sempre das 18h às 23h, até o dia 5 de janeiro de 2020.

Leia Também:  Museu do Rio recebe festival de celebração ao Dia da Consciência Negra

Voluntários montam cestas básicas com alimentos arrecadados na Arena Encantada
Créditos: Jana Pessôa/Setasc-MT

A secretária de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosamaria Carvalho, convida toda a população para conferir as instalações interativas, cenários e ambientes que recriam a histórica da maior festa cristã montada na Arena Pantanal. Além disso, reforça a intenção da contribuição solidária com a doação de alimentos.

“Além de visitar a Arena Encantada, quem puder contribuir com esta ação estará ajudando muitas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. Mas quem não tiver condições financeiras também pode ir visitar”.

Toda a concepção da Arena Encantada foi idealizada e coordenada pela primeira-dama Virginia Mendes, através da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf), e vem sendo executada pelas secretarias de Assistência Social e Cidadania (Setasc), de Cultura, Esporte e Lazer, e de Educação (Seduc).

Estima-se que passarão pela Arena Encantada, até janeiro, aproximadamente 450 mil pessoas.

“Natal é um momento de amor, solidariedade e fé. Estes são os sentimentos que norteiam esta época do ano e queremos proporcionar às famílias momentos de lazer e também ajudar aqueles que mais precisam. Nestes primeiros quatro dias tivemos uma quantidade expressiva de pessoas visitando a Arena e quero convidar quem ainda não conheceu para conferir tudo o que preparamos com tanto carinho”, destacou a primeira-dama Virginia Mendes.

Leia Também:  Escolinha da Almê será apresentada domingo no palco do Zulmira Canavarros

5º noite na Arena Encantada
Créditos: Jana Pessôa/Setasc-MT

Serviço

O complexo da “Arena Encantada” foi montado no estádio de futebol da Arena Pantanal que está localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

Período de visitação: De 06 de dezembro a 05 de janeiro, sempre das 18h às 23h

Entrada: Um quilo de alimento não perecível por família (arroz, feijão, açúcar, café, macarrão, óleo, leite longa vida ou panetone).

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA