Arquivos JB News 10 Anos

Museu Casa Dom Aquino reinaugura nesta segunda-feira

Publicados

em

 

Museu Casa Dom Aquino reinaugura nesta segunda-feira (07) com nova ala da exposição permanente

Máscaras indígenas waurá passam a integrar a exposição permanente do Museu Casa Dom Aquino, agora com café, loja de artesanatos e nova reserva técnica

 

Depois de passar por importantes reformas estruturais, o Museu de História Natural Casa Dom Aquino reabre ao público nesta segunda-feira (07.10), a partir das 9h, com entrada franca.

Entre as novidades, além da exposição permanente que ganha uma nova ala de máscaras indígenas waurá, o espaço agora conta com um aconchegante café, loja de artesanatos e uma importante reserva técnica, espaço construído para armazenamento de peças que não estão em exposição. 

“Este ano tem sido muito produtivo para o processo museológico do Estado. Apesar de tantas dificuldades, estamos reestruturando os museus salvaguardados pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, priorizando exposições e reestruturações. Já estamos com quase todos os museus do Estado em pleno funcionamento, recebendo exposições coletivas, individuais e exposições nacionais”, comemora Allan Kardec, secretário da Secel.

Leia Também:  AMM rebate alegação de erro em recurso

O evento de reabertura do Museu apresentará aos visitantes a nova ala de máscaras indígenas waurá, confeccionadas durante a festa Atujuwá, um importante ritual indígena do povo waurá, presente no Parque Indígena do Xingú.

“Estamos muito felizes com essa nova ala da Casa Dom Aquino. As máscaras foram doadas ao Museu pela Archaeo Pesquisas Arqueológicas e a exposição patrocinada pelo Grupo Terna Brasil”, explica Jonilken da Silva Almeida, educador patrimonial da Casa Dom Aquino.

História

A Casa Dom Aquino foi construída em 1842 na beira do rio Cuiabá e abriga desde 2006 o Museu de História Natural Casa Dom Aquino, apresentando para toda população uma exposição permanente de arqueologia e paleontologia.

Com fósseis de animais já extintos, as peças da exposição permanente representam a evolução biológica por meio das eras geológicas e arqueológica e artefatos produzidos pelo homem desde a pré-história até os dias atuais.

“Os principais itens do acervo são os fósseis da preguiça e tatu gigante, dinossauros, animais marinhos e peças cerâmicas produzidas por nossos antepassados”, aponta Jonilken.

Leia Também:  Prefeito debate organização de cabeamento aéreo com operadoras de telefonia

Com um amplo acervo distribuído entre a exposição aberta ao público e itens salvaguardados cuidadosamente na reserva técnica, o Museu de História Natural Casa Dom Aquino é gerenciado pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS) juntamente com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso e tem como parceiros o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Ministério da Cultura, Grupo Terna e as Usinas Hidrelétricas (UHE) Sinop e São Manoel.  

Serviço

Tema: Casa Dom Aquino reinaugura com nova ala de máscaras indígenas waurá

Horário de funcionamento:  de terça-feira a sábado, das 8h às 18h, domingo das 8h às 12h

Endereço: O Museu Casa Dom Aquino está localizado na Avenida Beira Rio, nº 2000, bairro Dom Aquino, Cuiabá (MT). 

Informações: (65) 3634-4858 ou (65) 99316-3301

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Multinacional se instala em MT e e aquece economia

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA