Arquivos JB News 10 Anos

MT passa a ter o primeiro hospital credenciado pelo MS a anteder com exclusividade vitimas de AVC

Publicados

em

   JBNews

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), lançou nesta terça-feira (27), no Hospital Municipal São Benedito, o projeto inédito no tratamento neurológicos/AVC em Mato Grosso.

MT passa a ter o primeiro hospital credenciado pelo Ministério da Saúde (MS) a anteder com exclusividade pacientes vitimas de AVC.

O projeto “S.O. S AVC” funcionará exclusivamente no Hospital São Benedito e terá como objetivo dar celeridade ao processo de diagnóstico e tratamento de pacientes acometidos por acidente vascular cerebral.

Com a habilitação do projeto, “Cuiabá também se tornará referência no atendimento de cirurgias por hemodinâmica e com isso põe fim a outro grande anseio da população mato-grossense”. Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro.

Na data de hoje paralelo ao lançamento do programa, estão sendo realizados três procedimentos cirúrgicos em vitimas de AVC no hospital municipal São Benedito na capital mato-grossense.

 

Veja aqui na Integra:

 

 

Pinheiro lança projeto inédito em MT e coloca Cuiabá entre as maiores referências no tratamento do AVC

Paciente terá atendimento exclusivo via Samu, o que aumentará 92% as chances de sobrevivência

 

OZIANE RODRIGUES 

 

O prefeito Emanuel Pinheiro lançou nesta terça-feira (27), o ‘SOS AVC’, projeto inédito em Mato Grosso que coloca Cuiabá entre as maiores referências do país no tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O SOS AVC funcionará exclusivamente no Hospital Municipal São Benedito e, de acordo com Pinheiro, visando dar celeridade desde o processo de diagnóstico ao tratamento. Pacientes com suspeitas da doença serão diretamente encaminhados via Samu sem a necessidade de passar por unidades de urgência e emergência.

Leia Também:  Três cidades encabeçam categoria profissional do estadual de tênis

“Estamos falando de minutos que podem salvar uma vida no caso dessa grave doença. Dessa forma, o paciente que passar mal em sua casa e o Samu atestar que pode se tratar de um AVC, será imediatamente trazido para o Hospital São Benedito, sem que haja a necessidade de primeiro dar a entrada no Pronto Socorro ou em qualquer outra unidade de urgência e emergência da Capital”, explicou o prefeito.

De acordo com o especialista em neurocirurgia e um dos idealizadores do projeto, Dr. Wilson Novaes, a celeridade do SOS AVC aumenta em 92% as chances de sobrevivência do paciente.  “O AVC é a segunda causa de morte no Brasil, isso porque os sintomas são silenciosos e evoluem para morte se não forem diagnosticados e tratados rapidamente. Por esta razão, o fato de o paciente ser diretamente direcionado para o Hospital São Benedito onde haverá equipe preparada e equipada para lidar com a doença, aumentará em 92% as chances de sobrevivência deste paciente”, frisou Novaes enfatizando que a agilidade também reduz em no mínimo 50% os riscos de sequelas graves.

Para o presidente da AAVCC – Associação do Acidente Vascular Cerebral de Cuiabá, Orlando Serafim Oliveira, que foi vítima de AVC e ficou com sequelas graves, essa é uma terça-feira histórica. “Se o doutor Wilson disse que essa data é importante para ele, imagine para nós, vítimas de AVC. Quero agradecer ao prefeito por ter se solidarizado com a nossa causa. Sei que poucos conhecem a AAVCC, mas nós somos uma das poucas associações no Brasil voltadas para o AVC e a única no Brasil que presta serviço de reabilitação para pacientes. Depois de sete anos sem sair de férias, minha esposa me pressionou para eu tirar férias. Dormi e no dia seguinte meus planos mudaram: eu tive o AVC de manhã. Se fosse hoje com certeza eu não estaria com essas sequelas, pois naquela época eu fui socorrido a tempo, mas não tinha neurologista, não tinha tomografia. Precisaram buscar um neurologista em um hospital particular. Então, prefeito, espero que com a criação do SOS AVC sejam definitivamente evitadas mortes e seqüelas por AVC. Pois este é o meu desejo para este dia histórico”, enfatizou emocionado.

Leia Também:  Ibope aponta que 47% da população pouco se importa com eleições em Cuiabá; Quanto menos dinheiro

De acordo com o diretor geral Alexandre Beloto, com a habilitação do projeto, Cuiabá também se tornará referência no atendimento de cirurgias por hemodinâmica. “O prefeito Emanuel está verdadeiramente mudando a página da saúde em Cuiabá, pois além de humanizarmos completamente os atendimentos em AVC, o projeto nos credencia para realizar outros atendimentos com o equipamento de hemodinâmica e põe fim a outro grande anseio da população mato-grossense”, completou. 

Conforme o secretário de saúde de Cuiabá, Luiz Antônio Possas de Carvalho, a gestão está atuado para ser excelência também no pós-tratamento aos atendidos no SOS AVC. “Estamos atuando firme no projeto de humanização determinado pelo prefeito e nosso objetivo é que o Centro Especializado em Reabilitação (CER) seja entregue até o fim da gestão. Ele será a sequência do SOS AVC, para que possamos restabelecer a coordenação motora com tratamentos modernos para toda a população que precisar passar por tratamento de reabilitação”, finalizou.

 

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Três cidades encabeçam categoria profissional do estadual de tênis

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA