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MT participa em evento internacional que vai discutir novas abordagens para a gestão educacional

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O secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto participa, de 28 de abril e 2 de maio, em Barcelona (Espanha), do II Seminário Internacional Gestão para Aprendizagem. O evento é promovido pela Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Ministério da Educação (MEC).

O objetivo, de acordo com os promotores, é proporcionar um intercâmbio cultural e educacional, incentivando os secretários de Educação dos estados e do Distrito Federal a explorarem novas perspectivas e abordagens para a gestão educacional.

Além disso, busca facilitar a troca de experiências, promovendo um ambiente propício para a discussão de desafios comuns e soluções inovadoras; estimulando a colaboração e o desenvolvimento de parcerias estratégicas para enfrentar os desafios comuns na área da educação.

Para o secretário Alan Porto, participar deste evento é uma oportunidade valiosa não apenas para ele, mas para todos os envolvidos na educação em Mato Grosso. “Representa um espaço de aprendizado e troca de experiências que é fundamental para o aprimoramento das nossas práticas educacionais”, analisa.

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Segundo ele, ao dialogar com secretários de Educação brasileiros e autoridades internacionais em educação, Mato Grosso tem mais uma chance de explorar novas perspectivas que podem enriquecer a gestão escolar e, consequentemente, impactar positivamente a educação pública.

“A troca de experiências é um dos pilares do seminário. Vamos identificar estratégias que funcionam em contextos diversos e adaptá-las à realidade de nossas escolas. Por isso defendo que a educação seja sempre um processo colaborativo, onde todos nós, gestores, educadores e alunos, aprendemos uns com os outros”, completa.


Foto: Nany Araújo

Entre os painéis, estarão temas como: desafios da educação no contexto internacional; avaliação para melhoria da aprendizagem; formação de gestores escolares; microgestão pedagógica e educação profissional, empreendedorismo e inovação.

O grupo de palestrantes e mediadores inclui autoridades como David Plank (Stanford University), Mónica Gomariz e Tamara Díaz (OEI), Andressa Buss e Jaana Nogueira (FGV DGPE), Manuel Palacios (INEP), Zara Figueiredo e Kátia Helena Serafina Cruz (MEC), Wang Yan (Beijing Foreign Studies University), entre outros.

Dentro da programação, os participantes também visitarão a Escola La Salle Comtal. Fundada em 1879, considerada uma referência no distrito de Ciutat Vella, um espaço de acolhimento e desenvolvimento para a comunidade escolar que valoriza a inclusão, a diversidade e a atenção às necessidades individuais dos alunos, especialmente os com TEA – Transtorno do Espectro Autista.

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Fonte: Governo MT – MT

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EDUCAÇÃO

CPOP: MEC divulga relação de propostas inscritas

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O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira, 19 de maio, a relação dos 472 cursinhos que encaminharam propostas para a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). A iniciativa é focada na preparação de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outras provas de ingresso em instituições de ensino superior. Lançada em março deste ano pelo MEC, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a CPOP selecionará até 130 propostas em sua primeira edição. 

O prazo para recursos à relação será aberto na terça-feira, 20 de maio, e seguirá aberto até a quarta-feira, 21 de maio, por meio do portal Prosas. Nesta primeira etapa, conforme estabelecido pelo editalque rege a seleção, serão priorizados os cursinhos populares gratuitos que não recebem apoio financeiro direto ou indireto. 

CPOP  A Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) foi lançada no dia 10 de março e é regulamentada pelo Decreto nº 12.410/2025, assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, em 13 de março. A CPOP apoia cursinhos populares no Brasil, garantindo suporte técnico e financeiro para a preparação de estudantes da rede pública socialmente desfavorecidos que buscam ingressar no ensino superior por meio do Enem. 

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Os principais objetivos da CPOP são: fortalecer cursinhos populares e comunitários; orientar a estruturação e a implementação de ações de formação nos cursinhos da Rede focadas no Enem; ampliar a possibilidade de acesso ao ensino superior para pessoas de baixa renda e egressas das escolas públicas, negras, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência; contribuir para retomada do interesse do jovens brasileiros pelo Enem, que voltou a crescer em 2023; e contribuir para a ocupação de vagas em cursos de graduação de instituições federais.   

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi)      

Fonte: Ministério da Educação

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