Estadual
MT Hemocentro fornece plasma para auxiliar na produção de remédios do SUS

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, foi certificado pela Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), vinculada ao Ministério da Saúde, para fornecer o plasma excedente de doações e auxiliar a indústria pública a produzir medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Componente presente no sangue, o plasma contém proteínas essenciais, como a albumina, imunoglobulinas (anticorpos) e fatores de coagulação, que são extraídos e processados para criar tratamentos.
O banco de sangue mato-grossense busca a certificação desde 2023, quando passou por auditoria no final do ano e foi qualificado por atender todos os requisitos exigidos pela Hemobrás para a parceria na fabricação de medicamentos usados no tratamento de pacientes com coagulopatias hereditárias, como a hemofilia, e na produção de imunoglobulina e albumina humana.
“Essa certificação demonstra o compromisso do MT Hemocentro com a eficiência do serviço que é ofertado à população. A política nacional de sangue é rígida e esse reconhecimento comprova que o único banco de sangue público de Mato Grosso cumpre todos os requisitos com excelência”, avaliou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
De acordo com um relatório da Hemobrás, o MT Hemocentro forneceu uma média mensal de 662 bolsas de plasma ao longo de 2024. A estimativa é que esse material tenha sido suficiente para produzir um total de 4.243 frascos de albumina humana, 1.556 frascos de imunoglobulina 5g, 299 frascos de Fator VIII e 572 frascos de Fator IX.
O certificado foi entregue à diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, durante a conferência “Hemorrede pública e Hemobrás: Diálogos sobre a Gestão do Plasma Brasileiro”, em Pernambuco, no dia 27 de março. Gian Carla visitou a fábrica da Hemobrás, onde o diretor técnico mostrou como ocorre o processamento do plasma que poderá ser fornecido pelo Estado.
“Foi fantástica essa visita técnica. O voluntário que realiza uma doação de sangue na sede do MT Hemocentro já não salva mais quatro vidas, como sempre falamos. A partir de agora, ele salva cinco vidas ou mais, afinal, diversos pacientes poderão receber medicamentos provenientes das doações de sangue do MT Hemocentro”, explicou.
A diretora também destacou o quão importante é para o Brasil se tornar autossuficiente na produção de medicamentos.
“A importância disso é que esse plasma excedente, aquele que não é usado para transfusões, vai trazer para o Estado e para o Brasil uma economia muito grande, já que os medicamentos, que hoje são comprados, serão fabricados no Brasil para ser utilizados pelos nossos pacientes aqui”, afirmou.
Segundo a diretora, a ideia é que o MT Hemocentro aumente ainda mais esse fornecimento de plasma.
“O próximo passo é a Hemobrás qualificar as nossas unidades do interior do estado, para que o plasma excedente deles também vá para a indústria”, finalizou.
Fonte: Governo MT – MT

Estadual
“É a primeira vez que vejo um espetáculo dessa grandeza aqui em Cuiabá”, afirma espectadora do Auto da Paixão de Cristo

Em uma noite marcada pela emoção, espiritualidade e conexão entre gerações, o Auto da Paixão de Cristo, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do Programa SER Família Fé e Vida, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, encantou centenas de pessoas com um espetáculo a céu aberto nesta quinta-feira (17.4), retratando os últimos momentos da vida de Jesus. A ação vem se consolidando como um dos mais importantes eventos de fé e cultura do calendário mato-grossense.
Para muitos, a apresentação não foi apenas uma encenação teatral, mas uma oportunidade de reflexão profunda e vivência espiritual coletiva.
Residente em Mato Grosso há 36 anos, a aposentada Rozecrei Rosa, que mora em Cuiabá há seis anos, afirmou que foi a primeira vez que assistiu um espetáculo grandioso como este, ficando encantada com a experiência.
Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT
“Eu estou aqui com a minha família e é a primeira vez que temos a oportunidade de ver um espetáculo como este. Minha mãe e irmão vieram do Paraná e estão aqui comigo. Está sendo mais surpreendente do que eu pensava. Não tinha noção de como seria, mas estou adorando. Nunca vi algo tão grandioso como esse espetáculo aqui em Cuiabá. Que o Governo de Mato Grosso continue pensando na cultura como um todo, porque precisamos muito disso. Para a minha mãe, que tem 76 anos, e meu irmão, que é especial, encontramos uma estrutura com boa acessibilidade, cadeiras confortáveis, tudo de muito bom acesso. Estamos aproveitando bastante”, destacou Rozecrei.
Outro espectador que se emocionou com a apresentação foi Joaquim Ribeiro Rocha, de 66 anos, morador do bairro Cidade Verde. Evangélico, ele ressaltou a importância de momentos como este para o fortalecimento da fé.
Foto: Darlene Marques | Setasc-MT
“A gente precisa refletir sobre o que aconteceu com Jesus, sobre a vida e a morte d’Ele. Não vivemos só para esta terra. Jesus está prometendo uma vida eterna e precisamos ter essa visão espiritual. Está tudo muito bonito. Convido todo mundo que ainda não veio: venham assistir, é um momento nobre e muito especial”, convidou.
O evento faz parte do Programa SER Família Fé e Vida, uma iniciativa do Governo de Mato Grosso voltada ao fortalecimento dos valores familiares, espirituais e culturais, com atenção especial à inclusão de idosos, pessoas com deficiência e famílias em situação de vulnerabilidade.
A secretária da Setasc, coronel PM Grasi Paes, destacou a importância da ação como um espaço de união e fortalecimento da espiritualidade:
“A fé move as pessoas, e o SER Família Fé e Vida vem justamente com essa proposta: promover momentos de encontro, acolhimento e espiritualidade. O Auto da Paixão de Cristo é uma manifestação cultural que toca a alma, resgata valores e fortalece os laços familiares. Estamos felizes em proporcionar essa experiência a tantas famílias mato-grossenses”, afirmou a secretária.
Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT
O espetáculo segue em exibição até domingo (20) e a entrada é gratuita. A organização reforça que o evento é totalmente acessível, com estrutura adaptada para pessoas com mobilidade reduzida e espaço amplo para acolher o público com conforto e segurança.
Mutirão da Cidadania integra programação do Auto da Paixão de Cristo
Além do espetáculo que emociona o público, o evento também conta com o Mutirão da Cidadania, que segue até domingo (20), das 14h às 18h, oferecendo atendimentos gratuitos à população. Entre os serviços disponíveis estão a emissão de segunda via de documentos, fotos 3×4, orientações jurídicas e sociais, atendimento psicológico e ações voltadas à promoção de direitos, fortalecimento dos vínculos familiares e informações sobre os benefícios do Programa SER Família.
A união entre cultura, fé e cidadania reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com o cuidado integral às famílias, promovendo não só o acesso à arte, mas também a serviços essenciais que impactam diretamente na qualidade de vida da população.
Programação do Auto da Paixão de Cristo 2025
Local: Arena Pantanal (Setor Oeste)
- Sexta-feira (18/04) – 18h30 e 21h
- Sábado (19/04) – 19h
- Domingo (20/04) – 19h
Fonte: Governo MT – MT
-
CUIABÁ6 dias atrás
Abílio anuncia a contratação direta de mais de 3 mil servidores e rejeita terceirização
-
Destaque4 dias atrás
Padre assassinado em Jauru é declarado mártir pela Igreja Católica
-
Cidades5 dias atrás
Morre apresentador do Cadeia Neles Edivaldo Ribeiro aos 82 anos em Cuiabá
-
POLITICA5 dias atrás
Fábio Garcia anuncia data para deixar governo e retornar a Câmara Federal, e desconversa sobre saída de Mauro “É decisão pessoal dele”
-
Destaque6 dias atrás
MP recorre, mas desembargador mantém nula ação penal que teve como base interceptação telefônicas ilegais de homem acusado de pertecer a quadrilha de assaltanto a banco
-
POLITICA6 dias atrás
Flávia Moretti passa mal e cancela encontro com Michelle Bolsonaro em MT
-
Policial4 dias atrás
Polícia divulga identidades de fugitivos do presídio de Várzea Grande
-
OPINIÃO4 dias atrás
Adolescência sob o olhar da neurociência