Estadual

MT Hemocentro completa 31 anos de serviços com programação especial para servidores e voluntários

Publicados

em

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, reuniu doadores de sangue, servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e entidades parceiras em sua sede, na região central de Cuiabá, nesta sexta-feira (14.3), em uma comemoração especial pelos 31 anos da unidade, celebrados neste sábado (15.03). O grupo de siriri “Coração Atalaiense” e a banda da Polícia Militar abrilhantaram a festa com muita música e cultura.

A unidade sede do MT Hemocentro, localizada em Cuiabá, também realizou coleta de sangue neste sábado (15.3), das 7h30 às 12h. O intuito foi atender doadores que, por algum motivo, não podem comparecer nos dias úteis.

As doações feitas no MT Hemocentro beneficiam diversos hospitais e prontos-socorros públicos do Estado e ajudam a salvar vidas. O banco de sangue é responsável por realizar transfusões de sangue e cadastramento de doadores de medula óssea.

A secretária adjunta de Unidades Especializadas da SES, Patrícia Neves, destacou que o MT Hemocentro não só cuida do sangue, mas cuida do amor à vida e da manutenção da vida. “Eu quero agradecer a todos vocês, aos doadores, aos servidores dessa casa pelo desempenho e pela dedicação. O amor ao próximo acima de tudo”, declarou.

Já para a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, esse é o momento de enaltecer um trabalho executado durante 31 anos por uma equipe de profissionais extremamente qualificada.

Leia Também:  Mais de 2 mil atletas se inscrevem na 36ª edição da Corrida Sesc Homens do Fogo

De acordo com Gian Carla, a instituição também dispõe de 14 Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs) em cidades polo do interior do Estado, que são fundamentais para que os doadores compareçam e salvem vidas, além de contar com unidades móveis que vão até municípios ou entidades parceiras. “É através dessas parcerias e doações que a gente consegue produzir componentes importantes e vitais para que se mantenha a saúde e a vida das pessoas que necessitam de transfusões sanguíneas”, acrescentou.

Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, pesar mais de 50 quilos, estar em bom estado de saúde e bem alimentado. Quem quiser doar sangue deve comparecer à unidade portando um documento oficial com foto. Para quem tem entre 16 e 18 anos, é obrigatório apresentar uma autorização assinada pelo pai, mãe ou responsável legal.

O administrador Rafael Mendes, doador do MT Hemocentro há mais de quatro anos, compareceu à unidade nesta sexta-feira e contribuiu com a sua doação. Ele contou que sempre foi muito bem atendido e enfatizou que é muito bom doar sangue no local. “Quando você doa você está ajudando o próximo, então eu acho que essa é a importância maior”, declarou.

Leia Também:  "Todos desempenharam suas funções com compromisso, ética e amor pela profissão", afirma filha de paciente sobre atendimento


Crédito: Luiza Goulart | SES-MT

Representantes dos parceiros Motoclube Insanos, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Colégio Master, Casa da Amizade da UFMT, Pintor Sangue Bom, Família Borralho, Frigorífico Pantanal, Uniaselva, BPW, Os últimos, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Sefaz) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e MD Mais Vida estiveram presentes na celebração.

As 14 Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs) distribuídas pelo interior do Estado também tiveram programações especiais para comemorar o aniversário da instituição.

Serviço

A sede do MT Hemocentro está localizada na rua 13 de Junho, nº 1.055, em Cuiabá. Caso prefira realizar o agendamento da doação de sangue, basta acessar este link. O voluntário também pode agendar a doação pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.

O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e fornece o atestado de doação. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.


Crédito: Luiza Goulart | SES-MT

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

TCE MT

TCE-MT promove capacitação sobre Proteção Ambiental e Defesa Civil para gestores municipais de todo estado

Publicados

em

Por

Ilustração

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), por meio da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realiza, entre os dias 14 e 16 de maio, a capacitação em Proteção e Defesa Civil – Plano de Contingência,  destinada aos novos gestores públicos municipais (mandato 2025/2028). Clique aqui para se inscrever.

O objetivo do encontro, que será realizado no auditório da Escola Superior de Contas, é fortalecer a governança local frente à intensificação dos eventos climáticos extremos, como secas prolongadas, inundações, queimadas e deslizamentos de terra, que impõem novos desafios à gestão pública municipal e afetam diretamente a segurança da população, a infraestrutura urbana e a sustentabilidade dos territórios.

No dia 14, a programação começa com a apresentação “Defesa Civil: Contextualização, Legislações e Políticas Públicas” e segue com mais três painéis, nos quais serão abordados o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), município sustentável e gestão ambiental de cidades.

No segundo dia, os temas envolverão biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, estrutura e educação ambiental, esgoto tratado, infraestrutura e gestão de sistemas de esgoto, resíduos sólidos e linhas de crédito.

Leia Também:  Ex-motorista é preso em flagrante pela Polícia Civil por racismo em Sorriso

Já o terceiro e último dia será reservado para a realização de workshops para a elaboração de um plano de contingência municipal. Clique aqui e confira a programação completa. 

Fontes de recursos

 A capacitação também irá abordar as fontes de recursos para municípios que possuem planos de contingência, como o Fundo Especial para Calamidades Públicas (FUNCAP); o Indicador de Capacidade Municipal (ICM); a habilitação pelas prefeituras ao Saque Calamidade do FGTS; a pausa no pagamento de prestações de contratos de empréstimo pessoal, microcrédito ou contrato de renegociação; a pausa de até seis meses em prestações de habitação; o cartão de crédito; o auxílio-reconstrução, entre outros. 

De acordo com o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, é papel estratégico dos tribunais de contas atuarem de forma proativa na orientação, fiscalização e capacitação dos gestores em temas de sustentabilidade, mudanças climáticas e defesa civil, induzindo boas práticas de planejamento e gestão de riscos nos municípios mato-grossenses.

“A elaboração de planos de contingência eficazes é um passo decisivo para que os municípios de Mato Grosso se tornem territórios mais resilientes, seguros e sustentáveis. O TCE-MT, ao promover esta capacitação, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento territorial equilibrado e com o fortalecimento da governança ambiental e climática local”, destacou o presidente.

Leia Também:  Com baixa no estoque, MT Hemocentro convoca doadores para doarem sangue

Serviço

O que: Capacitação em Proteção e Defesa Civil – Plano de Contingência
Quando: 14 a 16 de maio
Onde: Auditório da Escola Superior de Contas 
Inscrições: clique aqui

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA