Cidades
MPMT firma acordo com Município para aplicação de recursos do Fundeb

JB News
Da Redação
A 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Alta Floresta (a 803km de Cuiabá) firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município para aplicação legal e adequada das sobras de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), até 31 de dezembro de 2021. O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Paulo José do Amaral Jarosiski e pelo prefeito Valdemar Gamba, na segunda-feira (27).
Além disso, o município também terá a responsabilidade de promover a participação dos órgãos de fiscalização da aplicação das verbas (Controladoria Interna e Conselho Municipal de Educação), deliberando em conjunto. A multa para caso de descumprimento do TAC foi fixada em R$ 1 mil por dia.
Também assinaram o TAC as procuradoras jurídicas do Município de Alta Floresta, Angela Caroline Weirich, Naiara Rossa Morello e Samantha Tonha Flores, o secretário de Governo, Gestão e Planejamento, Robson Quintino de Oliveira, e o secretário de Fazenda Paulo Moreira dos Santos.

Cidades
Prefeito de Campo Verde afasta servidora acusada de desviar dinheiro público para contas pessoais

JB News
por Alisson Gonçalves
O prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes (União), afastou uma servidora da Secretaria Municipal de Finanças suspeita de desviar recursos públicos.
A medida foi tomada na última quarta-feira (24), após a identificação de transferências bancárias irregulares da conta do município para contas pessoais da própria funcionária e do marido dela.
Segundo a gestão municipal, assim que as movimentações suspeitas foram detectadas, o caso foi comunicado à Controladoria Interna, ao Ministério Público e à Polícia Civil, que já apuram os fatos.
“A partir do momento em que tomamos conhecimento de que uma servidora estava subtraindo recursos da prefeitura, automaticamente chamamos a Polícia. Em seguida, comunicamos o Ministério Público e, depois, levamos o caso ao controle interno”, declarou o prefeito.
A funcionária investigada atuava há cerca de oito anos na Secretaria de Finanças e tinha acesso direto às contas do município.
De acordo com o prefeito, o valor total do desvio ainda está em apuração, mas as primeiras análises confirmam que os repasses foram direcionados tanto para a conta da servidora quanto para a do marido.
Alexandre Lopes destacou que a prioridade agora é garantir a devolução dos valores desviados aos cofres públicos.
“É importante que os recursos subtraídos da prefeitura retornem aos cofres públicos. Essa é a nossa missão. Já fomos informados de que o Ministério Público decretou o bloqueio de bens das pessoas envolvidas”, afirmou.
A Polícia Civil segue investigando o caso, enquanto a servidora permanece afastada de suas funções até a conclusão do processo.
-
Destaque7 dias atrás
Chapa 1 apresenta plano para fortalecer o CRCMT com foco em valorização, ética, modernização e interiorização
-
Cidades7 dias atrás
Veja momento em que servidor de Várzea Grande é atropelado por caminhão em Cuiabá
-
Cidades6 dias atrás
Noite de Horror em Sorriso: Mulher de 27 anos é Morta com Tiro no Peito em Tentativa de Assalto
-
Policial5 dias atrás
PM assassino de personal trainer em VG se entrega à polícia neste domingo
-
Estadual4 dias atrás
EM Nova York: Promotor destaca compromisso do Governo de MT com preservação do Parque Cristalino após assinatura de convênio
-
POLITICA7 dias atrás
Vice-prefeita enfrenta decreto de Abilio e afirma que manterá atuação política
-
Nacional4 dias atrás
PF mira assessor da PGR em operação sigilosa que investiga venda de decisões judiciais e vazamento de informações privilegiadas
-
POLITICA5 dias atrás
Max Russi aposta em solução de Mauro Mendes para Santa Casa e descarta participação de empresários “Eu acredito na palavra dele”