Arquivos JB News 10 Anos

MPE investiga pagamentos de pensões a parentes de servidores mortos em MT

Publicados

em

 

O Ministério Público Estadual vai investigar o pagamento de pensões recebidas por filhos e cônjuges de servidores públicos estaduais falecidos. Por meio de uma portaria assinada pelo promotor Henrique Schneider Neto, o órgão instaurou um inquérito civil para apurar como é feito o controle destes pagamentos.

Schneider estabeleceu o prazo de um ano para a apuração de possíveis irregularidades nos pagamentos. No mês de julho, o estado de Mato Grosso registrou na receita R$ 150 milhões na folha para aposentados e pensionistas. 

O Governo explicou que realiza um controle sobre o funcionalismo público ativo e os inativos e pensionistas. Segundo a Secretaria de Gestão (Seges) todos devem realizar “prova de vida”, uma espécie de recadastramento, para comprovar se ainda se enquadram nas exigências previstas em lei. O processo de recadastramento exige a presença física do beneficiário. 

O podem executivo ainda explicou que existem dois tipos de pensão por morte: a de natureza vitalícia e a temporária.  No conceito geral, a pensão vitalícia é composta cotas permanentes, que somente se extinguem ou revertem com a morte de seus beneficiários, ressalvados os casos de casamento ou união estável. Recebe nesse caso, cônjuge; pessoa desquitada com percepção de pensão alimentícia para si; companheiro ou companheira designado que comprove união estável com entidade familiar. No entanto, nos casos de óbito do servidor ter ocorrido após janeiro de 2014 a dependência econômica é provada por meio de ação judicial própria.

Leia Também:  Cuiabá embarca para encarar Botafogo-PB

Também tem direito a pensão vitalícia, a mãe e o pai que comprovam dependência econômica do servidor falecido. 

Já as pensões temporárias, recebem os filhos até que atinjam a maioridade civil ou se inválidos, enquanto durar a invalidez; o irmão órfão de pai e sem padrasto, até 21 anos; e o inválido, enquanto durar a invalidez, que comprovem dependência econômica do servidor. Nos casos de óbito do servidor após janeiro de 2014, o irmão órfão de pai e sem padrasto, até 18 anos e o irmão inválido, enquanto durar a invalidez, que comprovem dependência econômica do servidor, por meio de ação judicial própria ao reconhecimento.

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  MP lança Projeto será lançado nesta quinta-feira em Várzea Grande

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA