AGRONEGÓCIOS

MPA divulga dados abertos sobre Mapas de Bordo e comercialização de sardinha-veradeira

Publicados

em

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) disponibilizou, neste mês de junho, duas novas bases de dados no Portal Brasileiro de Dados Abertos, em continuidade ao seu Plano de Dados Abertos. As informações atualizadas ampliam a transparência e o acesso público a dados estratégicos sobre a atividade pesqueira no Brasil.

Mapas de Bordo

A primeira base publicada reúne dados dos Mapas de Bordo, que é o documento oficial onde são declaradas as informações da pescaria realizada por uma embarcação de pesca. As informações prestadas nesses formulários têm finalidade de monitoramento e pesquisa, como subsídio ao ordenamento pesqueiro. Os registros incluem informações como identificação do mapa de bordo, portos de saída e chegada, datas, nome da embarcação, número do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), código INI, Unidade da Federação (UF), comprimento e Tipo de Embarcação (TIE).

Os dados são oriundos do sistema PesqBrasil, responsável por gerenciar informações sobre as operações das embarcações durante as atividades de captura, extração ou coleta de recursos pesqueiros.

Leia Também:  Alzira Miranda é a vencedora na categoria Gestão Pública ou Privada

Comercialização da sardinha-verdadeira

A segunda base diz respeito à espécie sardinha-verdadeira, com dados de comercialização registrados por empresas pesqueiras. As informações foram coletadas por meio do sistema LECOM e contemplam metadados como código, data do relatório, espécie, quantidade capturada (em kg) e valor pago por quilo (R$/kg).

Essas bases são fundamentais para pesquisadores, gestores públicos e demais interessados em acompanhar, estudar e promover a sustentabilidade e a regulamentação da pesca no Brasil.

Próxima base será sobre subvenção ao óleo diesel

A próxima base prevista no calendário do Plano de Dados Abertos do MPA será a da “Relação de fornecedores, beneficiários e embarcações participantes do programa de subvenção econômica ao preço do óleo diesel para embarcações pesqueiras”, com lançamento agendado para o mês de agosto.

Clique aqui e acesso o Portal Brasileiro de Dados Abertos

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

COMENTE ABAIXO:

AGRONEGÓCIOS

Safra de soja 25/26 deve alcançar 48,5 milhões de toneladas, diz Imea

Publicados

em

Por

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), órgão responsável por acompanhar e analisar o desempenho do agronegócio no estado, divulgou estimativas para a safra de soja 2025/26 em Mato Grosso.

Segundo o instituto, a produção total esperada para o ciclo é de 48,55 milhões de toneladas, considerando 47,18 milhões de toneladas a serem colhidas e 1,36 milhão em estoques iniciais.

Esse volume representa uma queda de 3,28% em relação à previsão anterior e uma retração de 7,29% na produção em comparação com a safra 2024/25, quando foram colhidas quase 51 milhões de toneladas.

A redução está associada principalmente à menor produtividade projetada, estimada em 60,45 sacas por hectare, ante 66,29 sacas no ciclo anterior.

Apesar da queda na produtividade, a área plantada teve leve crescimento, passando para 13,01 milhões de hectares, o que equivale a um aumento de 1,67% em relação à safra passada.

O Imea baseou suas projeções na média de produtividade dos últimos três anos, considerando ainda incertezas relacionadas ao clima, ataques de pragas, doenças e o nível de investimento, fatores que poderão modificar os números ao longo da temporada.

Leia Também:  Ministro da Agricultura destaca produção sustentável no Fiap e reforça compromisso com o G20

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA