Arquivos JB News 10 Anos
MP não vê crime a arquiva denúncia contra Celeiro
A Celeiro Carnes Especiais comprovou que está em conformidade com a legislação sanitária e na produção de carnes especiais
O Ministério Público de Mato Grosso arquivou a denúncia anônima contra a Celeiro Carnes Especiais que acusava a empresa de comercializar carnes sem procedência. A denúncia foi feita para a Vigilância Sanitária de Cuiabá, em abril deste ano, que a encaminhou ao MPE-MT.
O MPE apontou que a denúncia, por ser anônima, poderia ser prontamente rejeitada, e que as provas alegadas pelo denunciante eram fracas, mesmo assim determinou a coleta de informações junto ao Indea (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso), a Superintendência da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a própria Celeiro.
Quanto a outra alegação, de que alguns produtos comercializados mantém a inscrição “raças britânicas” sem comprovar a procedência, ficou provado que a Celeiro tem autorização para usar a inscrição em suas embalagens, concedida pelo Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (SISE). A autorização foi concedida justamente porque a fiscalização comprovou que a empresa mantém um efetivo controle de garantia da identificação do produto.
De acordo com o MPE, “O SISE autorizou a utilização da expressão ‘raças britânicas’ mediante o controle que já vinha sendo efetuado pela empresa para garantia da identificação do produto, tais como Manual do Criador, Protocolo de Garantia de Origem, bem como, acompanhamento dos abates por profissional médico veterinário, havendo registro fotográfico e arquivamento de todos os documentos para respaldar a inscrição”.
Outro apontamento do Ministério Público foi de que, “sob o aspecto legal, não procede a denúncia de que a licitude da operação da empresa está subordinada à existência de um parque frigorífico. Conforme destacou o Indea, o estabelecimento registrado na categoria de entreposto cárneo, pode obter carnes oriundas de estabelecimentos de abate registrados no SIF no Estado de Mato Grosso”.
Quanto a acusação de que haveria condescendência na fiscalização dos órgãos de controle sanitário em relação a empresa, o promotor de Justiça, Ezequiel Borges de Campos, apontou que “trata-se de mera suposição divorciada do mais elementar apoio probatório”.
“Por sua natureza apócrifa, a denúncia poderia ser rejeitada de plano, mas, por divisar gravidade nas acusações na representação anônima é que se buscou arrecadar elementos probatórios mínimos que conferisse suporte à instauração de inquérito civil. Todavia, as informações antecedentes coligidas conduziram exatamente ao caminho oposto, qual seja, a de que, exceção às palavras de denunciante secreto, não subsiste prova mínima apta a legitimar a apuração dos fatos por meio de regular procedimento investigatório”, conclui o promotor.

Arquivos JB News 10 Anos
Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.
Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.
Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.
“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.
Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.
“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.
Michelle Carla Costa
-
Policial5 dias atrás
Advogado é assassinado com pelo menos 10 tiros ao sair do escritório em Bairro nobre de Cuiabá
-
Policial5 dias atrás
DNA do Pedreiro é encontrado em menor, e polícia o indicia por estupro e assassinato de família em Sorriso
-
Policial5 dias atrás
Câmera de segurança mostra momento exato em que advogado é assassinado com pelo menos 10 tiros de pistola em Cuiabá, Veja
-
VÁRZEA GRANDE3 dias atrás
Colisão entre Gol e moto mata adolescente de 16 anos na Avenida 31 de Março em Várzea Grande
-
Destaque6 dias atrás
Advogado alega que inércia do judiciário pode prescrever crime de abuso de autoridade, e ameaças praticados pelo Delegado Bruno França após invasão de casa no Florais do Lago
-
Policial3 dias atrás
Mãe mata criança de três meses de vida ao jogá-lo na fogueira em Várzea Grande
-
Policial5 dias atrás
Assassino é profissional, e teria rotina do advogado Zampieri para cometer o crime
-
Destaque5 dias atrás
Dutrinha recebe nesta quinta-feira jogo solidário com os protagonistas MC Daniel e Gubela