COVID-19

MP de MT diz que tragédia poderia ter sido evitada se não fosse o discurso negacionista das autoridades sobre a gravidade da doença

100 mil brasileiros mortos pela Covid-19

Publicados

em

Uma tragédia que poderia ter sido evitada

JB Nerws

O Ministério Público de Mato Grosso manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos dos mais de 100 mil brasileiros mortos pela Covid-19. Lamentavelmente, no dia 08 de agosto atingimos essa marca que nos mantém como o segundo país com maior número de vítimas fatais da doença e que poderia ter sido evitada.

Desde o surgimento da pandemia e antes mesmo do registro dos primeiros casos no Brasil, o Ministério Público, lastreado pelas recomendações das autoridades sanitárias, já defendia e cobrava do Governo Federal, governos estaduais e municipais a adoção de ações firmes, efetivas e responsáveis, baseadas na ciência, que teriam evitado a perda de tantos brasileiros e a dilaceração de tantas famílias.

A subestimação da alta capacidade de disseminação do Novo Coronavírus, o discurso negacionista da gravidade da doença, o comportamento público inadequado de altas autoridades estimulando o não cumprimento do distanciamento social e do uso de máscara estão, sem dúvida, entre as causas dessa tragédia que deixa o país em luto.

O Ministério Público de Mato Grosso reafirma seu compromisso de continuar vigilante, cobrando a atuação eficiente dos entes públicos, propondo ações de responsabilização daqueles que se omitem ou contrariam as normas sanitárias, para que essa triste e lamentável marca de 100 mil mortes pela Covid-19 não se transforme numa tragédia humanitária de proporções ainda mais devastadoras.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Centro de Triagem Covid-19 na Arena Pantanal não receberá pacientes nesta segunda-feira
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COVID-19

Centro de Triagem Covid-19 na Arena Pantanal não receberá pacientes nesta segunda-feira

Publicados

em

Centro de Triagem Covid-19 não receberá pacientes nesta segunda-feira (26)

Unidade passará por manutenção após ter sido afetada pela intensa chuva do último sábado (24.10)

Ana Lazarini

Com informações SES-MT

Unidade de triagem funcionará normalmente no próximo sábado (30.10) – Foto por: Christiano Antonucci | Secom

O Centro de Triagem Covid-19 não funcionará nesta segunda-feira (26.10). A medida se dá em razão do impacto causado pela intensa chuva do último sábado (24.10), que gerou pequenos estragos nas estruturas móveis da unidade. As equipes já trabalham na manutenção do local e o serviço volta a funcionar na terça-feira (27.10).

De acordo com a direção do Centro, os agendamentos previstos para o dia serão realocados durante a semana. Além disso, para que não haja qualquer prejuízo à população e aos profissionais, a unidade de triagem funcionará normalmente no próximo sábado (30.10).

“As pessoas poderão ser atendidas no decorrer desta semana e, para que os profissionais e a unidade não tenham prejuízo financeiro, foi transferido o atendimento de segunda-feira para sábado”, explicou a diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves.

Leia Também:  Todos os 141 municípios de Mato Grosso permanecem com risco baixo de contaminação da Covid-19

Do dia 22 de julho a 21 outubro, o Centro de Triagem viabilizou o teste da Covid-19 a 54.376 pessoas. Do total, 9.249 testaram positivo para coronavírus, 29.364 tiveram o resultado negativo e 15.763 foram considerados suspeitos de estarem com a Covid-19. Além disso, foram realizadas 4.084 tomografias.

Para o tratamento dos pacientes que testaram positivo ou mesmo com suspeita de coronavírus, a farmácia da unidade já entregou 25.012 kits de medicamentos. Os remédios foram receitados após realização de consulta com os médicos que atuam na unidade.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA