Estadual

Movimento Maio Amarelo 2025 alcança quase 20 mil pessoas em todo Estado

Publicados

em

Com o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, o Movimento Maio Amarelo 2025 atingiu um saldo muito positivo em Mato Grosso: quase 20 mil pessoas foram alcançadas pelas ações educativas realizadas em todo o estado. Ao todo, 20 municípios participaram da campanha com atividades intensificadas entre os dias 1º de maio e 2 de junho.

Em Cuiabá e Várzea Grande, foram promovidas 65 ações educativas, incluindo palestras, abordagens em bares e blitzes. Entre os destaques, o Pit Stop Educativo orientou motoristas, motociclistas e pedestres sobre cuidados básicos no trânsito, como respeitar a sinalização, e uso e respeito à de pedestres. Também houve a ação “Amigo da Rodada”, em que equipes do Detran e equipes de segurança percorreram bares para alertar os frequentadores sobre os riscos de misturar álcool e direção. Os participantes puderam realizar o teste do bafômetro e receberam orientações sobre as consequências legais da infração.

Palestras educativas também foram realizadas em empresas, voltadas para colaboradores. Os participantes tiveram contato com informações sobre normas de trânsito, os perigos do consumo de álcool ao volante e as principais causas de sinistros. Simuladores de embriaguez ajudaram a mostrar, de forma prática, os efeitos do álcool na percepção e nos reflexos.

Leia Também:  Sefaz divulga índices preliminares para distribuição do ICMS em 2025

“Percorremos dezenas de municípios, levando ações educativas a diferentes públicos com o objetivo de promover um trânsito mais seguro, empático e humano”, destacou a coordenadora de Ações Educativas do Detran, Gresiella Almeida. Segundo a coordenadora, o objetivo das ações foi que pessoas de todos perfis no trânsito (pedestre, passageiro, ciclista, motociclista e condutores de forma geral) observassem seu comportamento nas vias e despertasse a importância da conscientização coletiva e do protagonismo individual na preservação da vida no trânsito.

Interior do Estado

Foram realizadas 95 ações em 18 cidades do interior atendidas pelo movimento Maio Amarelo, nos municípios de Cáceres, Alto Garças, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Barra do Bugres, Juína, Jaciara, Barra do Garças, Canarana, Nova Mutum, Paranatinga, Rondonópolis, Santa Rita do Trivelato, Primavera do Leste, Sinop, Tabaporã e São Félix do Araguaia.


As Ciretrans, com apoio da Polícia Militar das localidades, realizaram diversas palestras educativas em empresas, passeios ciclísticos, Pit Stop orientativo nas principais avenidas das cidades e também a ação educativa “Amigo da Rodada” em bares e restaurantes das cidades, levando informações na intenção de chamar a atenção da sociedade sobre a importância do cuidado e atenção no trânsito para a redução de sinistros.

Leia Também:  Suspeito é preso em flagrante após enforcar namorada e ameaçá-la de morte em Sinop


A Diretora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran, Adriana Carnevale, destacou que houve muitas ações conjuntas com as forças de segurança também no interior, dando apoio às Ciretrans. “O resultado foi muito satisfatório, A missão de salvar vidas no trânsito é contínua e nos convoca todos os dias a adotar atitudes responsáveis e respeitosas nos deslocamentos diários. Ressaltamos que as ações educativas são intensificadas no mês de maio, porém não se encerram nele; ainda continuará durante todo o ano de 2025, na realização de ações que gerem resultados efetivos em prol de um trânsito mais seguro”, finalizou Adriana Carnevale.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

TCE MT

TCE-MT aborda Tecnologias Disruptivas no 5° módulo do MBA em Gestão de Cidades

Publicados

em

Por

Ilustração

Com o tema Tecnologias Disruptivas, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realiza, a partir das 8h30 desta sexta-feira (13), o quinto módulo do MBA em Gestão de Cidades. Conduzida pelo professor doutor L`Inti Faiad, a aula será no auditório da Escola Superior de Contas, com transmissão ao vivo pelo Canal do TCE-MT no YouTube e pela TV Contas (Canal 30.2).

A pós-graduação, realizada em parceria com a Fadisp, tem carga horária total de 360 horas e conta com 1 mil alunos entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e técnicos municipais, além de servidores da administração estadual de Mato Grosso com formação superior. 

Facilitador do quinto módulo, L`Inti Faiad é doutor em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo, mestre em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo, graduado pelo Centro Universitário de Brasília, com experiência na área de Direito, principalmente em áreas de desenvolvimento econômico, direito econômico, mercado de capitais.

Clique aqui para acessar o cronograma das próximas aulas, quando serão abordados temas como Metodologia da Pesquisa e TCC, Compliance Ambiental e Controle Interno de Riscos. O conteúdo prático e atualizado do MBA incluiu ainda prestação de contas, compras públicas e tecnologias para gestão municipal, temas que impactam diretamente na realidade dos municípios.

Leia Também:  "O cenário é desafiador: existe uma seca severa e as pessoas precisam parar de fazer uso do fogo", orienta comandante-geral do Corpo de Bombeiros

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA