Arquivos JB News 10 Anos

Mostra Audiovisual Universitária da UFMT movimenta produtores independentes

Publicados

em

 

De caráter exibicionista, evento organizado pelo Cineclube Coxiponés, revela produção universitária e independente. Inscrições podem ser feitas até o dia 30 de outubro


Figura importante para a história do cinema local, o ativista cultural Aníbal Alencastro, é mais um dos inscritos na 12ª edição da Mostra Nacional de Audiovisual Universitário, que ocorre entre os dias 11 e 14 de novembro, no Centro Cultural da UFMT. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de outubro.

Atraído por uma propaganda na televisão ele se sentiu a tentado pelo caráter exibicionista da mostra que é uma vitrine para produções audiovisuais que permanecem fora do circuito comercial.

“Eu tinha acabado de fazer um vídeo caseiro e decidi me inscrever porque queria expor este trabalho”. No filme, em que atua como produtor, diretor e ator, ele faz uma imitação de Charles Chaplin e traduz nas cenas a evolução do cinema, do mudo em preto e branco até o nascimento da TV.

De acordo com o organizador da mostra, o coordenador do Cineclube Coxiponés – vinculado à coordenação da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Esportes (Procev) – Moacir Barros, geralmente ficam de fora apenas as produções que possuem explicitamente um caráter publicitário e jornalístico. “Nossa meta é estimular o desenvolvimento de materiais audiovisuais cinematográficos”, explica.

Leia Também:  Júlio Campos protesta contra a desativação de três postos policiais de MT na fronteira com a Bolívia

Mas o objetivo maior, segundo Moacir, é exibir materiais produzidos por universitários. “Eles não têm vitrine e suas obras costumam ficar restritas às universidades, às salas de aula. Mas, temos também uma categoria dedicada aos vídeos independentes. “De produtores que não estão fora do circuito comercial, que produz e gosta do audiovisual, mas tem poucos recursos e não tem pretensão pela comercialização deste material”.

Por conta do caráter exibicionista, a premiação é feita em troféus, na Categoria Universitária são contemplados os vídeos de melhor ficção, melhor documentário, melhor experimental e melhor filme universitário eleito pelo júri popular. Já na independente, o melhor filme.

Durante os dias de exibição, vão ocorrer paralelamente, oficinas e palestras no período da tarde, organizados por estudantes de Comunicação Social da UFMT.

Podem participar vídeos inéditos produzidos a partir de 2011, de até 20 minutos. Eles devem ser enviados no formato DVD Video ou .AVI, por sedex ou por correspondência comum, juntamente com a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada.

Leia Também:  Quatro projetos do Ministério Público de Mato Grosso estão entre os finalistas

Serviço:

12ª Mostra Nacional de Audiovisual Universitário, de 11 a 14 de novembro, no Auditório do Centro Cultural da UFMT

Inscrições abertas até 30 de outubro e podem ser feitas pelo site da UFMT (www.ufmt.br) ou no Cine Clube Coxiponés, Centro Cultural da UFMT. Mais informações pelo (65) 3615-8377

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  QualyCare dá início a processo de Acreditação

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA