Arquivos JB News 10 Anos

Mostra “Brinquedos do Brasil” percorre o país e chega pela primeira vez ao Pantanal

Publicados

em

 

 

 

 

A mostra “Brinquedos do Brasil – invenções de muitas mãos” chega pela primeira vez ao Pantanal mato-grossense nesta quarta-feira (25/09), após percorrer o Brasil durante dois anos. A exposição é um convite ao brincar, às memórias de infância e ao universo do brinquedo artesanal brasileiro, que proporcionam experiências sensíveis. A entrada é gratuita e a visitação vai até o dia 27 de outubro.

 

Mamulengos, brinquedos de miriti, brinquedos de lata, de folha de flandres, panelinhas de barro, bichinhos de balata, bonecas de pano, petecas de palha ou buriti e tantos outros brinquedos instigantes à imaginação infantil fazem parte da exposição que, neste ano, já passou por Pernambuco, Piauí, Paraná e, por último, estará em Tocantins.

 

Embora com tanta diversidade, a curadora Adriana Klisys destaca que dificilmente esse acervo lúdico chega às escolas. “É comum que elas optem por brinquedos industrializados. Mas, se a escola é lugar de aprofundamento da cultura, por que não ampliar a oportunidade de brincar com brinquedos de norte a sul do país, com sua diversidade de materiais, texturas, cores, cheiros e a especial qualidade de trazer fortemente marcas de quem os produziu?”, questiona.

Leia Também:  Alegria e otimismo do fim de ano inspiram coleção de maquiagem

 

É para trazer tais possibilidade que a mostra foi idealizada. “Ela faz parte de um projeto educativo e cultural de divulgação e valorização do brinquedo artesanal para inspirar práticas criativas de construção de brinquedos pelos professores, crianças e comunidade educativa, bem como incrementar o acervo lúdico das escolas com brinquedos que proporcionem experiências sensíveis”, destaca.

 

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 7h30 às 11h e das 13h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 11h e das 13h às 18h, na Galeria do Sesc Poconé.

 

 

 

Gabriela Sant’Ana

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Alegria e otimismo do fim de ano inspiram coleção de maquiagem

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA