Policial
Morto em operação era homem de confiança de líder do Comando vermelho em MT

JB News
Por Alisson Gonçalves
Na manhã desta quinta-feira,20, Fábio Júnior Batista Pires, conhecido como “Farrame”, foi morto durante uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em Mato Grosso.
Identificado como o “homem de confiança” de Sandro Rabelo, o “Sandro Louco”, líder do Comando Vermelho no estado, Farrame já havia sido alvo de outras investigações e era apontado como uma das principais lideranças na extorsão de comerciantes de água.
De acordo com o delegado do Gaeco, Hércules Batista Gonçalves, o criminoso comandava um esquema em que obrigava comerciantes de Cuiabá, Várzea Grande, Nobres e Sinop a pagar uma taxa sobre a venda de galões de água.
“Ele era o responsável por realizar cobranças e intimidar as vítimas. Quem não aceitava as regras da facção sofria ameaças”, explicou o delegado.
Essa não era a primeira vez que Farrame estava na mira das autoridades.
Em 2023, ele foi um dos alvos da operação Ativo Oculto, que buscava desmantelar uma rede de apoio do Comando Vermelho, especializada em ocultação de bens e lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
Agora, na nova operação, o criminoso foi encontrado liderando um grupo que explorava financeiramente os vendedores de água da região, chegando a exigir até R$ 1 por cada galão comercializado.
As vítimas do esquema eram adicionadas a um grupo de WhatsApp e obrigadas a seguir regras impostas pela facção criminosa. Quem tentava sair do grupo era ameaçado.
Estima-se que pelo menos 12 comerciantes tenham sido extorquidos.
A operação deflagrada nesta quinta-feira cumpriu 60 mandados de busca e apreensão, 12 de prisão e determinou o sequestro de bens e valores ilícitos, incluindo 33 veículos pertencentes aos suspeitos.
A ação faz parte de um esforço contínuo das forças de segurança para desarticular a atuação de facções criminosas em Mato Grosso e enfraquecer seus esquemas de financiamento ilegal.

Policial
Polícia Civil apreende armas de fogo na zona rural de Rondonópolis

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa de Rondonópolis, apreendeu na quarta-feira (23.4), duas armas de fogo e várias munições em diligência para localizar um foragido da Justiça.
O armamento, uma espingarda calibre 22 e um revólver calibre 38, foi localizado em uma propriedade na zona rural do município, durante ação para cumprimento de mandado de busca e apreensão domiciliar.
Os policiais civis seguem investigando o paradeiro de um criminoso, com dois mandados de prisão preventiva, decretados pela 1ª Vara e 4ª Vara Criminal da Comarca de Rondonópolis.
O procurado responde pelos crimes de homicídio e constituir organização criminosa. Um dos homicídios praticados pelo suspeito ocorreu no ano de 2023.
A Polícia Civil continua com as investigações e reforça o pedido de colaboração da população através de denúncias anônimas pelos números (66) 98156-0028 ou disque 197.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
AGRONEGÓCIOS5 dias atrás
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul respondem por quase metade dos pedidos de recuperação judicial do agro
-
Policial6 dias atrás
GAECO deflagra operação contra grupo criminoso suspeito de articular invasão de terras públicas em Cuiabá com apoio da facção e servidores públicos
-
POLITICA6 dias atrás
Prefeita Flávia Moretti anuncia concurso público após aprovação da reforma administrativa
-
Cidades5 dias atrás
Vídeo grava flagrante de motociclista sem capacete até bater em poste e morrer na avenida Mário Andreazza em VG
-
Turismo7 dias atrás
Feriado prolongado aquece transporte rodoviário de passageiros no Brasil
-
Entretenimento5 dias atrás
Rio de Janeiro celebra o título de Capital Mundial do Livro no festival global World Creativity Day com protagonismo feminino e literatura de impacto
-
Entretenimento4 dias atrás
World Creativity Day 2025 encerra a sua programação no Rio de Janeiro com uma performance imersiva que une tecnologia, arte e natureza
-
Economia4 dias atrás
Carne bovina responde por 90% do faturamento das exportações de Mato Grosso no 1º trimestre