Política Estadual
Moretto celebra Free Shop em Cáceres

O deputado estadual, Valmir Moretto (Republicanos), representante da região Oeste no Parlamento não escondeu a sua satisfação após o Executivo aprovar o Free Shop de Cáceres (218 km de Cuiabá). A decisão foi informada no Palácio Paiaguás, nesta segunda (12), em reunião entre autoridades e representes da sociedade civil. O republicano considera a decisão como oportunidade para a região:
“Há uma demanda e um clamor que se arrasta há muito tempo. Toda a sociedade mobilizada para que esta ação. É uma possibilidade de negócio diferente. Dinheiro, oportunidade e riqueza nova. O governado deu sim para o free shop de Cáceres. Eu acredito que é um ponto importante para a economia de Cáceres”, destacou o deputado Moretto.
Para o governador Mauro Mendes (União Brasil), a luta pela criação da loja franca é uma reivindicação antiga da sociedade e que agora se torna realidade. Na audiência, o governador fez o compromisso de em 15 dias estar em Cáceres assinando o decreto. O texto se encontra com a Secretaria de Fazenda (Sefaz) e deve seguir para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) ainda nesta semana.
“Essa história é antiga. Existe pontos contra e ponto a favor. Depois de uma análise criteriosa do governo e ouvindo aqui todas essas lideranças, o governo do Estado de Mato Grosso decidiu que estaremos encaminhando amanhã para a Assembleia Legislativa”, destacou o chefe do Palácio Paiaguás.
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (PSB), não escondeu a satisfação em ver o anuncio do decreto da loja no município que faz fronteira com a Bolívia.
“Gostaria de agradecer novamente o deputado Moretto pelo empenho. Essa audiência foi muito importante e positiva para sensibilizar o governador para o decreto do Free Shop. Dois anos de luta. Eu estou muito feliz por que o encaminhamento foi positivo. Daqui a 15 dias vamos estar assinando esse decreto. O governador se comprometeu. É uma vitória da sociedade civil, de toda a classe política”, destacou.
A instalação do free shop ocorrerá após a regulamentação da Portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) que reconheceu Cáceres como cidade gêmea de San Matías (Bolívia). O empreendimento oferecerá produtos importados com isenção de impostos.
Também estavam no evento o deputado federal Nelson Barbudo; o presidente da ALMT, deputado Max Russi; os prefeitos Hector Alvarez (Mirassol D`Oeste), Gheysa Borgato (Glória D`Oeste), Marcelinho da Bem Estar (Lambari D`Oeste), Enilson Rios (Araputanga), Pabollo Victor (Rio Branco) e professor Mauto (Salto do Céu); a reitora da Unemat, Vera Maquea; os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação), Dr. Leonardo (Representação do Governo) e Jordan Espindola (Gabinete do Governo); o consul boliviano em Cáceres, Davi Perez; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional de Cáceres, Cibeli Simões; o ex-senador Márcio Lacerda; entre outras autoridades.
Fonte: ALMT – MT

Política Estadual
Deputado Chico Guarnieri participa de homenagem da ALMT pelos 40 anos da Comec

O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) participou, na noite desta segunda-feira (16), da sessão especial realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em celebração aos 40 anos do Conselho de Ministros Evangélicos Cristãos de Mato Grosso (Comec). A solenidade reuniu autoridades, lideranças religiosas e membros da comunidade evangélica para reconhecer o trabalho do Conselho.
Durante a cerimônia, o parlamentar destacou o papel da entidade nas comunidades e lembrou que a “Marcha para Jesus”, um dos principais eventos organizados pelo Comec, foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Estado, por meio de uma lei de sua autoria. A próxima edição será realizada no dia 28 de junho, em Cuiabá.
Com presença em 40 municípios, o Comec reúne líderes religiosos com o objetivo de fortalecer a união entre as igrejas evangélicas, apoiar ações sociais, oferecer formação para ministros e auxiliar na legalização de templos. Suas iniciativas ultrapassam os limites da evangelização, com forte atuação nas áreas de assistência social, cidadania e educação.
“Eu conheço esse trabalho de perto. Sou nascido no evangelho e sei da importância desse braço forte que atua em várias frentes, transformando vidas e ajudando comunidades em todo o Estado”, afirmou Guarnieri.
Um dos homenageados da noite, o pastor Edilson Senna, fundador e presidente do Comec, emocionou o público ao recordar o início da caminhada. “Começamos com 22 pastores reunidos no bairro Porto, em Cuiabá. Hoje, estamos em 40 cidades, legalizando igrejas, oferecendo capacitação e viabilizando benefícios como placas solares e bolsas de estudo. É uma trajetória de fé, serviço e impacto social”, ressaltou.
Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Entre as principais ações do Comec está a organização da Marcha para Jesus, que reúne milhares de fiéis em uma manifestação pública de fé e união.
“É um evento que simboliza os valores cristãos e a força da nossa gente. Tenho apresentado indicações para que mais municípios incluam a Marcha em seus calendários oficiais”, reforçou Guarnieri.
Fonte: ALMT – MT
-
Cidades5 dias atrás
Justiça marca para agosto o julgamento de autor de estupro e chacina de mãe e filhas que abalou a cidade de Sorriso
-
Cidades7 dias atrás
Vereador quer proibir crianças e adolescentes em eventos públicos que tenham apologia ao crime e uso de drogas no município
-
Cidades7 dias atrás
Vereadora Gisa Barros denuncia descaso do poder público com familiares que sepultam seus entes queridos nos cemitérios de Várzea Grande
-
Destaque5 dias atrás
Esquema de propinas para entrada de celulares na PCE resulta em condenação de três acusados pela Justiça de Cuiabá
-
CULTURA6 dias atrás
Grupo Flor Ribeirinha levará grande espetáculo para turnê internacional na Europa
-
Policial2 dias atrás
Mulher mata companheiro a facadas após discussão por ciúmes
-
Policial6 dias atrás
Veja o vídeo: Homem é executado a tiros dentro de loja em Sinop; polícia investiga ligação com crime organizado
-
Policial7 dias atrás
Saiba quem é o ex-perito investigado por cobrar R$ 2 milhões para fraudar perícia judicial