AGRONEGÓCIOS
Ministros Carlos Fávaro e Renan Filho dialogam sobre obras logísticas para fortalecer o escoamento da produção

Nesta terça-feira (17), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou de reunião na sede do Ministério dos Transportes, em Brasília, ao lado do ministro Renan Filho. O encontro teve como foco o andamento de obras logísticas prioritárias para os estados de Mato Grosso e Goiás, entre elas a conclusão da obra na Ponte de Luís Alves, na BR-080/GO/MT, e a pavimentação de trechos da BR-158/MT.
A Ponte de Luís Alves, localizada sobre o Rio Araguaia, é uma infraestrutura estratégica que conecta os estados de Goiás e Mato Grosso, dois polos relevantes da produção agropecuária nacional. Ao comentar o avanço das obras, o ministro Fávaro destacou a importância da ponte para o escoamento da produção agrícola da região. “O encabeçamento da ponte de Luís Alves é fundamental para a logística da região do Araguaia. Temos recebido boas notícias, como o avanço da pavimentação da BR-158, o destravamento do licenciamento da BR-242 e agora os progressos na BR-080. Enfim, a logística está chegando de forma eficiente ao estado de Mato Grosso”, afirmou Fávaro.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, reforçou que a ponte faz parte dos principais projetos de integração do país. “Essa obra viabiliza um importante corredor logístico para a agricultura, reduzindo custos de transporte, melhorando a conectividade regional e aumentando a competitividade do setor produtivo. Ela está incluída no Novo PAC e representa um compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento do país”, declarou.
Durante a reunião, o deputado federal José Nelto (GO) também destacou o impacto da infraestrutura para o agronegócio brasileiro, enquanto o senador Jayme Campos (MT) elogiou os investimentos realizados nas rodovias de Mato Grosso.
OBRAS
Além de ser um importante corredor rodoviário para o escoamento da produção agrícola de uma região reconhecida por sua força no agronegócio, a Ponte de Luís Alves contribui para o desenvolvimento socioeconômico local, melhora a conectividade, reduz custos logísticos e amplia a eficiência do transporte, beneficiando diretamente os produtores e a economia regional.
Mato Grosso é um dos maiores produtores de grãos do Brasil e a BR-158/MT é uma das principais rotas logísticas do estado, utilizada para o escoamento de safras de soja, milho e algodão tanto para outros estados quanto para exportação.
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AGRONEGÓCIOS
Safra de soja 25/26 deve alcançar 48,5 milhões de toneladas, diz Imea

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), órgão responsável por acompanhar e analisar o desempenho do agronegócio no estado, divulgou estimativas para a safra de soja 2025/26 em Mato Grosso.
Segundo o instituto, a produção total esperada para o ciclo é de 48,55 milhões de toneladas, considerando 47,18 milhões de toneladas a serem colhidas e 1,36 milhão em estoques iniciais.
Esse volume representa uma queda de 3,28% em relação à previsão anterior e uma retração de 7,29% na produção em comparação com a safra 2024/25, quando foram colhidas quase 51 milhões de toneladas.
A redução está associada principalmente à menor produtividade projetada, estimada em 60,45 sacas por hectare, ante 66,29 sacas no ciclo anterior.
Apesar da queda na produtividade, a área plantada teve leve crescimento, passando para 13,01 milhões de hectares, o que equivale a um aumento de 1,67% em relação à safra passada.
O Imea baseou suas projeções na média de produtividade dos últimos três anos, considerando ainda incertezas relacionadas ao clima, ataques de pragas, doenças e o nível de investimento, fatores que poderão modificar os números ao longo da temporada.
Fonte: Pensar Agro
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