Nacional

Ministro Marcio Macedo cumpre agenda em Aracaju (SE) nesta sexta, 6

Publicados

em

O ministro Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência, cumpre agenda em Aracaju (SE), nesta sexta-feira, 6. Ele irá à Oficina de Cozinhas Solidárias de Sergipe, às 8h30, e ao ato de Apresentação da Cozinha Solidária Recanto Camponês, às 11h30. Em seguida, a partir das 15h30, o ministro participa de reunião de trabalho sobre o programa Pró-Catador em Sergipe, com a direção do Sebrae e dos consórcios públicos de resíduos sólidos e saneamento básico do Estado.

O objetivo do programa Cozinha Solidária é fornecer alimentação gratuita e de qualidade à população, preferencialmente às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, incluída a população em situação de rua, e de insegurança alimentar e nutricional, por meio das cozinhas solidárias já existentes. Em Aracaju, há 7 cozinhas apoiadas pelo programa do governo federal. Ao todo no Estado, há 17 cozinhas habilitadas.

Já o programa Pró-Catador tem como objetivo integrar e articular as ações, os projetos e os programas da administração pública federal, estadual, distrital e municipal voltados à promoção e à defesa dos direitos humanos das catadoras e dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis. O programa foi lançado em Sergipe na última segunda-feira, 2. Os quatro consórcios públicos de resíduos sólidos e saneamento básico do Estado (que englobam todos os municípios sergipanos) assinaram a adesão ao programa, que é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência.

Leia Também:  Mauro Mendes sai na defesa do governador de Porto Alegre Eduardo Leite ao assumir ser gay

Agendas:

8h30 – Oficina para Cozinhas Solidárias de Sergipe
Local: Auditório do Centro Especializado de Reabilitação (CER IV). Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, Capucho.

11h30 – Ato de Apresentação da Cozinha Solidária Recanto Camponês.
Local: Rua Santa Luzia, n° 902, Bairro São José

15h30 – Reunião de desdobramento do Lançamento do Programa Pró-Catador em Sergipe
Local: Sala do Conselho Deliberativo do Sebrae/SE – Av. Presidente Tancredo Neves, nº 5.500.

Fonte: Secretaria-Geral

COMENTE ABAIXO:

Nacional

Consea é fruto de uma construção coletiva

Publicados

em

Por

“É necessário valorizar a história porque cada pessoa que está aqui foi bastante importante e o Consea é fruto dessa construção a tantas mãos”. A afirmação é da secretária-executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), Kelli Mafort, ao participar da recepção aos conselheiros e conselheiras da sociedade civil de todo o Brasil, nesta quarta-feira (11), em um encontro prévio à Reunião Plenária Ordinária de 2025 do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Após uma breve apresentação, os participantes receberam informações sobre a história, estrutura e funcionamento além de instruções sobre procedimentos internos. A atividade aconteceu em formato presencial no auditório do anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília.   

Pela manhã, a mesa de abertura foi composta pela representante da sociedade civil: Maria Alaídes Alves de Souza – conselheira titular do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu – MIQCB; pela Secretária-Executiva do Consea, Marília Leão; por Elaine Pasquim, coordenadora-geral do Consea e July Ayalla, assistente administrativa do conselho.

O início das atividades à tarde, teve a presença de Kelli Mafort – Secretária-Executiva da SGPR; Luíza Trabuco – Secretária Extraordinária de Combate à Fome do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Jônia Rodrigues de Lima, conselheira titular do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) e da Secretária-Executiva do Consea, Marília Leão.

Leia Também:  PF divulga depoimento de Sergio Moro e confirma pressão de Bolsonaro para controlar a instituição

O período vespertino foi dedicado ao detalhamento dos procedimentos relativos a escolha da nova presidência do Consea. Os representantes da sociedade civil tiveram oportunidade de tirar dúvidas e posteriormente, se reuniram para deliberar sobre a escolha da nova presidência.  

História do Conselho e aumento da representatividade no novo mandato foi celebrada 

Representando o ministro Márcio Macêdo, Kelli Mafort agradeceu a presença dos representantes da sociedade civil e destacou a importância de rememorar a história do Consea e os processos que construíram o caminho que permitiu a continuidade das atividades do conselho. “É necessário valorizar a história porque cada pessoa que está aqui foi bastante importante e o Consea é fruto dessa construção a tantas mãos”, finalizou.

Luíza Trabuco, representando o MDS, detalhou a complexidade dos processos que levaram a escolha das organizações que atualmente integram o Consea. Contudo, ela considerou que o saldo dessa jornada foi bastante enriquecedor com o aumento da representatividade do conselho. “Esse foi o processo mais democrático de composição e que reafirma essa face que queremos para o Consea Nacional, tendo, as vozes, as lutas, as pautas para a construção da agenda do III Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”, concluiu.

A Secretária destacou ainda, a importância do apoio do Consea para o fortalecimento e expansão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) pelo país que é um dos instrumentos de monitoramento da insegurança alimentar no Brasil.

Leia Também:  Governador Mauro Mendes rebate fala de Pacheco,  e afirma  que congresso pode sim fazer leis mais rígidas para combater aumento da criminalidade no país “É preciso coragem”

Expectativas para o novo mandato das Conselheiras e Conselheiros do Consea

O fortalecimento da escuta ativa da sociedade civil, a construção de um mandato cada vez mais participativo que envolva uma ampla diversidade de representações, o acesso a uma alimentação adequada e livre de agrotóxicos e o fortalecimento da proteção ao aleitamento materno são algumas das pautas apresentadas por conselheiras e conselheiros que chegam de todos os cantos do país em busca de aprimorar o debate por sistemas alimentares mais justos, inclusivos, saudáveis e sustentáveis a toda a população.

Nesta quinta-feira (12) ocorrerá a abertura da 1ª Reunião Plenária Ordinária do Consea onde será dada continuidade às atividades do Consea. Estão previstas as reuniões de Grupos de Trabalho focados nos anúncios do III Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (III PLANSAN) e o anúncio formal da escolha do novo ou da nova dirigente do Consea para o mandato de 2025 – 2027. Na sexta-feira (13) será realizada a cerimônia oficial de posse de conselheiras, conselheiros e a oficialização da nova presidência do Consea.

Fonte: Secretaria-Geral

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA