EDUCAÇÃO

Ministro destaca incentivo à docência em evento em SP

Publicados

em

O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve no 27º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (Fnesp) nesta sexta-feira, 26 de setembro, evento promovido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior de São Paulo (Semesp). Em sua fala, o ministro ressaltou os resultados do programa Mais Professores para valorização da carreira docente no país, com destaque para uma de suas ações, o Pé-de-Meia Licenciaturas, que promoveu aumento de ingressantes nesses cursos — o número de estudantes matriculados em cursos presenciais de licenciaturas com nota igual ou superior a 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cresceu 60% em 2025, em comparação ao ano anterior. 

“Temos de incentivar os jovens a seguirem a carreira de professor, que está desvalorizada. Resolvemos promover a qualidade da formação dos professores nesse país, porque temos de ter bons professores na rede básica. Para isso, criamos o Pé-de-Meia das Licenciaturas, que dá uma bolsa de estudos do primeiro ao último ano para formar mais professores”, disse Santana. 

Leia Também:  Governo de MT lança projeto "Autismo na escola" nesta sexta-feira

“Agora, trabalhamos para criar a Carteira de Identidade Nacional do Professor. No dia 15 de outubro vamos lançar a carteira, tanto para os professores da pública quanto privada, que vai dar benefícios no setor hoteleiro, em empresas de alimentação e acesso a filmes, cursos, capacitação”, completou, citando as ações da pasta no âmbito do Mais Professores. 

Além da criação da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), o Ministério da Educação (MEC) também criou o selo #TôComProf. Parte do programa Mais Professores para o Brasil, o selo é uma iniciativa do MEC em parceria com empresas de todo o país para garantir descontos, benefícios e vantagens especiais para um público potencial de 2,7 milhões de professores.    

As companhias devem ofertar serviços financeiros ou comerciais de alimentação; cultura e lazer; higiene e limpeza; moradia; saúde; transporte; entre outros. O desconto mínimo oferecido deve ser de 10% sobre o valor de tabela ou preço praticado ao público em geral, durante um período de até 12 meses. 

Leia Também:  Brasil vence competição internacional de foguetes nos EUA

Mais Professores– Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa tem como objetivos fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.         

O programa busca atender aproximadamente 2,7 milhões de docentes em todo o país, da educação básica à superior, e prevê as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas; Bolsa Mais Professores; Prova Nacional Docente; Portal de Formação; e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.    

Assessoria de Comunicação Social do MEC  

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:

EDUCAÇÃO

MEC recebe evento de docentes de matemática

Publicados

em

Por

Nesta sexta-feira, 26 de setembro, o Ministério da Educação (MEC) recebeu professores da educação básica, pesquisadores, matemáticos, gestores e demais profissionais como parte da programação do 8º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática, promovido pela Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat), em parceria com o MEC e a Universidade de Brasília (UnB).  

Com foco no Compromisso Nacional Toda Matemática, política a ser lançada pelo MEC, as pautas do encontro técnico se organizaram em torno de dois painéis, sobre currículo e formação docente, que destacaram a importância de consolidar padrões de ensino que assegurem qualidade e equidade na aprendizagem em todo o país, reforçando o compromisso com um currículo que dialogue com as necessidades reais dos estudantes. Também foi ressaltada a necessidade de melhorar os índices de alfabetização matemática, por meio de práticas mais efetivas em sala de aula e da valorização da formação docente como eixo central para a transformação do ensino.  

A diretora de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Hilda Linhares, ressaltou que a temática é uma questão importante e necessita do compromisso dos docentes desde os anos iniciais. “Nesse momento da história, é uma oportunidade muito grande nos aprofundarmos em um debate sobre a aprendizagem da matemática desde a educação infantil, porque esse é um tema urgente”. 

Leia Também:  Fies Social oferece 100% de financiamento via CadÚnico

Para os profissionais presentes, estar no espaço institucional do ministério reforçou a relevância do debate e deu visibilidade às pautas discutidas, além de fomentar o intercâmbio entre culturas e experiências. “É uma oportunidade de a gente conhecer os atores e representantes dos outros estados nesse debate. A gente sabe da importância do investimento para melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática, sobretudo na educação básica. Então esse tipo de encontro é indispensável”, afirmou Luciana Andrade, participante do evento e representante da Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Norte.  

Participaram dos painéis temáticos, organizados pela Secretaria de Educação Básica do MEC, além do Inep, instituições como a Universidade Federal do Ceará; o Instituto Federal de São Paulo; a Sociedade Brasileira de Matemática; e as organizações Profissão Docente, Fundação Itaú Social e Grupo Mathema. Também estiveram presentes os articuladores técnicos representantes das 27 unidades federativas do país, que integrarão a Rede Nacional de Ancoragem do Toda Matemática. 

Simpósio O 8º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática, realizado de 25 a 28 de setembro de 2025, em Brasília, tem como tema “Dialogar sobre a Matemática para um Brasil Inclusivo: currículo, equidade e neurociência” e busca promover a reflexão sobre práticas inclusivas e antirracistas; a construção de currículos mais equitativos; e o papel da neurociência nos processos de ensino e aprendizagem dessa área do conhecimento.  

Leia Também:  MEC investiu mais de R$ 78,5 milhões em EPT no Maranhão

A programação envolve minicursos, oficinas, debates, pôsteres, relatos de experiência e atividades culturais, organizadas em 17 eixos temáticos. Mais do que um encontro acadêmico, o simpósio se consolida como um espaço de socialização de experiências e de construção coletiva de propostas que unem pesquisa, prática docente e políticas públicas, valorizando o protagonismo dos professores e contribuindo para o fortalecimento da qualidade do ensino da matemática no Brasil. 

Compromisso – O Compromisso Nacional Toda Matemática é uma política pública voltada ao fortalecimento da aprendizagem de matemática, que visa assegurar o direito ao ensino da matemática de qualidade para todos e promover a melhoria contínua do desempenho acadêmico e dos resultados de aprendizagem matemática dos alunos ao longo de toda a educação básica, por meio de apoio técnico e financeiro às redes de ensino e escolas em diversas estratégias. O Compromisso pretende reduzir desigualdades regionais, impulsionando a aprendizagem e consolidando a matemática como ferramenta essencial para o desenvolvimento educacional dos estudantes e do país como um todo. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA