Tecnologia
Ministra Luciana Santos participa da 7ª edição do Ciência Aberta, na sede do CNPEM, em Campinas

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, participa, nesta sexta-feira (30/5), da 7ª edição do Ciência Aberta, principal evento de divulgação científica do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). O evento busca estreitar a relação entre a ciência e a sociedade, especialmente com jovens estudantes e educadores.
Durante o evento, a ministra participará de um bate-papo com o diretor-geral do CNPEM, Professor Antonio José Roque, abordando as perspectivas futuras da ciência brasileira, possibilidades de atuação profissional e a importância do investimento em inovação tecnológica para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. Juntos, eles conversarão com jovens e educadores.
Saiba mais sobre o Ciência Aberta

Tecnologia
*Inteligência Artificial à serviço da produtividade será um dos temas do Encontro Elas no Campo

JB News
Por Bárbara Bach
_Palestra com especialista da ESPM integra programação de evento que será realizado nos dias 26 e 27 de junho, em Cuiabá_
A inteligência artificial (IA) tem conquistado espaço nos debates globais e, cada vez mais, se consolida como uma aliada estratégica para o setor agropecuário. O tema estará em destaque no 5º Encontro Elas no Campo, que será realizado nos dias 26 e 27 de junho, no Cenarium Rural, em Cuiabá.
Atendendo a um dos assuntos mais pedidos pelas participantes da edição anterior, a programação deste ano traz a palestrante Elaine Coimbra, que é especialista em transformação digital e professora na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Ela abordará o impacto da “IA a serviço da maior produtividade nos negócios”.
*Mais precisão e menos desperdício*
O uso da inteligência artificial tem ganhado força no agronegócio por seu potencial de ampliar a produtividade e a eficiência no campo. Para a palestrante, a IA é uma aliada valiosa na tomada de decisões acertadas, tanto dentro quanto fora da porteira.
“Dentro da porteira, as ferramentas de Inteligência Artificial monitoram a lavoura e o rebanho em tempo real, identificam pragas, calculam doses exatas e reduzem desperdícios. É eficiente, num cenário onde cada gota ou grão conta. Fora da porteira, a IA ajuda a prever a demanda, otimizar a logística, organizar a exportação e melhorar o relacionamento com clientes e revendas”, explica Elaine Coimbra.
A especialista destaca que o grande diferencial da tecnologia está na precisão, evitando perdas e tornando a cadeia produtiva mais sustentável. “A IA contribui desde o planejamento da safra até a entrega ao cliente final, automatizando tarefas repetitivas, prevendo falhas, ajustando doses e otimizando rotas”, complementa. Elaine diz ainda, que durante a palestra, vai apresentar ao público alguns casos reais, que exemplificam como os recursos da Inteligência Artificial já estão sendo utilizados no setor.
Segundo a especialista, a Inteligência Artificial tem se tornado mais acessível e possível de ser usada por agricultores e criadores em pequenas propriedades. “São justamente os produtores de menor porte que mais ganham quando conseguem economizar tempo, dinheiro e insumos agrícolas”, defende Elaine. “Por isso, incentivo a capacitação e a educação digital, para que a IA seja uma solução cada vez mais democrática.”
Sobre a polêmica envolvendo a possível substituição de humanos por máquinas, Elaine rejeita a ideia:
“A inteligência artificial não substitui o cérebro humano. Ela foi projetada para analisar uma quantidade imensurável de dados em pouco tempo, justamente para auxiliar as pessoas, não para substituí-las. No fim, a decisão é sempre do humano”, reforça.
*Programação diversificada com propósito social*
A palestra “Inteligência Artificial a serviço da maior produtividade nos negócios”, com Elaine Coimbra, será realizada às 10h45 da sexta-feira (27), simultaneamente a outras duas apresentações da programação. Ao todo, o evento contará com mais de 20 palestras e paineis, com a proposta de oferecer uma agenda ampla e diversificada, capaz de atender aos diferentes interesses das 800 mulheres ligadas ao agronegócio que participarão do evento.
Além de reunir mulheres do agronegócio em prol do crescimento pessoal e profissional, o evento tem um compromisso social: 100% dos lucros são revertidos para o Instituto Viva o Despertar (IVD), que oferece terapias integrativas e acolhimento gratuito a mulheres em tratamento contra o câncer de mama. Participar é, também, uma forma de apoiar essa causa tão importante. Para conhecer mais sobre o trabalho do instituto, acesse: institutovivaodespertar.com.br.
A programação completa do evento Encontro Elas no Campo pode ser visualizada no link a seguir: https://elasnocampo.com.br/#programa
_Crop AgroComunicação – assessoria de imprensa Encontro Elas no Campo_
-
Entretenimento6 dias atrás
Vendas de ingressos para show do Guns N’ Roses em Cuiabá enfrenta grande procura e reclamações por falhas no site
-
OPINIÃO7 dias atrás
Respeito ao próximo
-
Cidades5 dias atrás
Vereador quer proibir crianças e adolescentes em eventos públicos que tenham apologia ao crime e uso de drogas no município
-
Destaque7 dias atrás
Ufoturismo atrai caçadores de mistérios do Brasil e do mundo para Mato Grosso
-
Policial6 dias atrás
Servidora da Politec e ex-perito são investigados por cobrar R$ 2 milhões para fraudar laudo judicial
-
Destaque7 dias atrás
Justiça libera R$ 2,1 milhões a idosa em disputa por terra marcada por assassinato de advogado em MT
-
Destaque4 dias atrás
Esquema de propinas para entrada de celulares na PCE resulta em condenação de três acusados pela Justiça de Cuiabá
-
Cidades4 dias atrás
Justiça marca para agosto o julgamento de autor de estupro e chacina de mãe e filhas que abalou a cidade de Sorriso