Mulher

Ministra das Mulheres cumpre agendas em Curitiba, no Paraná

Publicados

em

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, cumpre agendas no estado do Paraná nesta sexta-feira (29). Pela manhã ela realiza visita técnica à Casa da Mulher Brasileira de Curitiba/PR acompanhada da coordenadora da unidade, Sandra Praddo. A ministra atenderá à imprensa no local.

Após o almoço, a ministra participa de reunião estratégica com o Banco Mundial e, em seguida, reúne-se com o reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Rogério Renato Mateucci. 

Serviço
Ministra das Mulheres visita Casa da Mulher Brasileira em Curitiba/PR
Data: 30 de maio de 2025, das 10h às 12h 
Endereço: Av. Paraná, 870 – Cabral, Curitiba/PR

Mais informações para a imprensa:
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Mulheres
E-mail: [email protected] | Tel.: (61) 2027-3676 | (11) 98229-5051

 

Fonte: Ministério das Mulheres

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ministra participa de Encontro com as Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres de Alagoas

Mulher

Reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher avança na mobilização para a 5ª CNPM

Publicados

em

Por

A 82ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), realizada nos dias 12 e 13 de junho, marcou mais um passo importante na mobilização nacional para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM). O encontro reuniu conselheiras e representantes do Ministério das Mulheres para debater os avanços na organização da conferência e fortalecer as estratégias de articulação com as organizações e movimentos sociais, feministas e de mulheres, além do poder público e setor privado.

Com a coordenação da ministra das Mulheres e presidenta do CNDM, Márcia Lopes, o primeiro dia da reunião foi dividido em três momentos: deliberação sobre as atas das sessões anteriores; apresentação dos trabalhos das comissões temáticas (cultura, infraestrutura, comunicação, sistematização, mobilização, metodologia e organizadora); e espaço para dúvidas e contribuições ao processo da 5ª CNPM.

Em sua fala inicial, Márcia Lopes destacou que tanto o CNDM quanto o Ministério estão alinhados com a diretriz do governo federal de ampliar a participação social na formulação das políticas públicas. Segundo ela, essa atuação deve estar articulada com outras pastas e demais entes federados, além de envolver o setor privado, os movimentos sociais, feministas e de mulheres.

Leia Também:  Discurso da Secretária-Executiva, Maria Helena Guarezi, no encerramento da 69a CSW

“Temos que cobrar de todas as áreas, de todos os ministérios, que cumpram a agenda das mulheres. E nós vamos coordenar, mobilizar, articular, dialogar, defender, formular, que é o que este Conselho também tem como tarefa”, pontuou a ministra, informando que está dialogando com os ministérios envolvidos nas pautas transversais para também somarem nos debates.

Durante as apresentações das comissões, a ministra parabenizou o trabalho desenvolvido por cada área e reforçou que “esse momento é crucial para garantir participação e engajamento”. Foram compartilhadas contribuições específicas para a 5ª CNPM e também materiais de comunicação a serem utilizados nas conferências livres, estaduais e municipais – algumas conferências já estão adaptando o material compartilhado. A programação cultural contará com apresentações diversas, e os espaços estão sendo pensados para acolher as participantes, incluindo áreas de descanso e estruturas que garantam a participação ativa de mulheres mães, como fraldários.

Também participaram da reunião a secretária-executiva do CNDM, Rosana Mota, a secretária-executiva substituta do Ministério das Mulheres, Eutalia Barbosa, entre outras autoridades e gestoras do órgão. 

5ª CNPM

Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025. O encontro é uma realização do Ministério das Mulheres e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), com ampla participação da sociedade civil representada por entidades, organizações e movimentos sociais.

Leia Também:  Como falar de emoções com seu parceiro?

A metodologia contempla diferentes etapas preparatórias, como as conferências livres, que abarcam os diálogos territoriais, regionais e temáticos. Desta forma, vozes de marisqueiras, quilombolas, mulheres catadoras, das águas e das florestas, entre outras, estarão contempladas no documento nacional, que orientará a formulação e o aprimoramento das políticas públicas.

Além das conferências livres, que começaram em 28 de abril e se estendem até 15 de agosto, há as conferências municipais e regionais, entre 28 de abril e 28 de julho; e as conferências estaduais e distrital, de 1º de julho a 31 de agosto.

Para participar, acesse a plataforma Brasil Participativo (www.gov.br/brasilparticipativo), onde é possível encontrar cartilhas e guias com orientações para a realização das conferências em cada território. Também é possível acompanhar as novidades no Instagram da 5ª CNPM.

Fonte: Ministério das Mulheres

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA