Turismo
Ministério do Turismo institui Câmara Temática voltada ao fortalecimento do turismo doméstico

O Ministério do Turismo deu mais um passo importante para fortalecer o turismo interno no Brasil. Foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução CNT/MTur Nº 6, que institui, de forma permanente, a Câmara Temática de Desenvolvimento do Turismo Doméstico, no âmbito do Conselho Nacional de Turismo (CNT). O grupo atuará como um fórum técnico de assessoramento, voltado à proposição de estratégias para impulsionar o crescimento do turismo nacional.
O novo colegiado terá entre suas competências: a proposição de ações inovadoras, o apoio à diversificação da oferta turística nacional e o estímulo à criação de novos produtos, experiências e canais de comercialização voltados ao mercado interno.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, comentou a instituição do colegiado. “O fortalecimento do turismo doméstico é uma prioridade estratégica do governo federal, por seu papel no desenvolvimento regional, na geração de empregos e na movimentação da economia nacional. Essa Câmara será um espaço qualificado de diálogo e proposição, com participação de diversos atores do setor”, afirmou.
O grande diferencial da câmara é a sua composição ampla e diversificada. Mais de 30 entidades participam do fórum, incluindo grandes associações que representam agências de viagens (ABAV e BRAZTOA), locadoras de veículos (ABLA), setor hoteleiro (ABIH), além vários outros órgãos e entidades importantes que compõem o setor, incluindo representantes de secretarias de turismo de estados e municípios.
“É uma união de esforços que é fundamental para que as políticas públicas sejam criadas em sintonia com as necessidades reais do mercado e dos viajantes”, destacou a secretária executiva do Conselho Nacional de Turismo responsável pela assinatura da resolução, Cristiane Leal Sampaio.
Além do assessoramento técnico, a Câmara também poderá sugerir a realização de estudos, pesquisas e análises sobre o posicionamento de produtos e destinos brasileiros, contribuindo para a formulação de recomendações técnicas ao Conselho Nacional de Turismo. As conclusões das discussões serão apresentadas nas reuniões ordinárias do colegiado.
A medida reforça o compromisso do Ministério do Turismo com a promoção de um setor mais inclusivo, inovador e resiliente, que valorize as riquezas e diversidades do Brasil para os próprios brasileiros.
ATUAÇÃO – O trabalho do grupo será focado em três frentes principais: A primeira é diversificação da oferta, ou seja, ajudar a criar e promover novos roteiros e experiências de viagem pelo Brasil.
A segunda frente é a inteligência de mercado, que busca realizar estudos para entender melhor o perfil e os desejos dos turistas brasileiros, ajudando a posicionar melhor nossos destinos. Por fim, o grupo atuará na inovação e ampliação dos canais de venda, buscando novas formas de apresentar e comercializar os atrativos nacionais, tornando-os mais acessíveis e conhecidos.
Confira AQUI a publicação no Diário Oficial da União.
Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo

Turismo
Ministro do Turismo anuncia pacote de ações para impulsionar atividade turística no Pará

Nesta quinta-feira, 10 de julho, o ministro do Turismo, Celso Sabino, cumpre extensa agenda em Belém para anunciar um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento do turismo no Pará – estado que sediará a 30ª Conferência da ONU sobre o Clima (COP30), em novembro deste ano.
A programação começa com o evento “Turismo em Ação – Edição Pará”, no auditório da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), reunindo gestores, empreendedores e representantes do trade turístico para o anúncio de obras de infraestrutura, novas sinalizações turísticas e linhas de crédito para empreendedores do setor.
Ao longo do dia, o ministro participa também, às 15h30, no Espaço São José Liberto, da cerimônia de certificação dos alunos da Escola Nacional de Turismo, que concluem os ciclos 2, 3 e 4 dos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Ministério do Turismo, e do lançamento, às 19h, também no Espaço São José Liberto, da Nova Malha Aérea para a COP30, com rotas que ampliarão a conectividade de Belém com destinos nacionais e internacionais no segundo semestre.
Celso Sabino adianta que as ações representam um esforço concentrado do governo federal para preparar o Pará para receber turistas de todo o Brasil e do mundo.
“O governo do presidente Lula e o Ministério do Turismo têm como prioridade estimular o turismo na região Norte e, para isso, precisamos oferecer condições concretas para que o setor cresça: infraestrutura, formação e conexão. Temos uma gastronomia única, uma natureza exuberante e um povo acolhedor. Com essas ações, tenho certeza de que o turismo na nossa região viverá uma verdadeira revolução”, garante.
SERVIÇO:
Evento: “Turismo em Ação – Edição Pará”
Data: 10 de julho de 2025 (quinta-feira)
Horário: 09h00
Local: Auditório da SUDAM
Endereço: Travessa Antônio Baena, nº 1113 – Marco, Belém/PA
Cerimônia de Certificação da Escola Nacional de Turismo
Data: 10 de julho de 2025 (quinta-feira)
Horário: 15h30
Local: Espaço São José Liberto
Endereço: Praça Amazonas, s/n – Jurunas, Belém/PA
Lançamento da Nova Malha Aérea para a COP30
Data: 10 de julho de 2025 (quinta-feira)
Horário: 19h00
Local: Espaço São José Liberto
Endereço: Praça Amazonas, s/n – Jurunas, Belém/PA
Assessor em viagem:
Cléo Soares
(61) 99435-6226
Fonte: Ministério do Turismo
-
Destaque5 dias atrás
CNJ derruba edital do TJ-MT por ferir princípios da administração pública
-
Policial5 dias atrás
Após mais de uma década escondido, polícia prende em supermercado de VG o maior líder do PCC fora das prisões
-
Polícia Federal6 dias atrás
Chileno procurado pela Interpol é capturado pela PF em hotel de Cuiabá
-
Cidades5 dias atrás
Servidor é dispensado após se masturbar em gabinete da Prefeitura no interior de MT
-
Policial7 dias atrás
Polícia Civil divulga relações de vagas disponíveis para lotação dos novos delegados, escrivães e investigadores
-
POLITICA7 dias atrás
Mauro Mendes atende produtores e congela reajuste do Fethab até dezembro
-
CUIABÁ6 dias atrás
Gonzaga rompe o silêncio, denuncia clima tóxico na Câmara e abandona cargo antes do previsto
-
Destaque4 dias atrás
Justiça manda Facebook a indenizar comerciante por golpe com perfil hackeado