Turismo

Ministério do Turismo e Unesco anunciam edital para fomentar empreendimentos turísticos sustentáveis no Brasil

Publicados

em

O Ministério do Turismo, em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), anunciou nesta segunda-feira (02.06) o lançamento de edital para contratar consultoria especializada e elaborar um manual técnico de estruturação de empreendimentos imobiliários turísticos sob a ótica do desenvolvimento sustentável. A iniciativa busca atrair investimentos, fomentar o empreendedorismo no setor e oferecer orientações práticas a gestores públicos e privados na formatação de projetos alinhados às melhores práticas responsáveis.

O evento em Brasília (DF) teve a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino; de representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CMN); do Sebrae; do Fornatur (Fórum Nacional de Secretários de Dirigentes Estaduais de Turismo) e da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, parceiros fundamentais na disseminação do conteúdo. Interessados em participar do edital podem apresentar propostas até 23 de junho deste ano. (Confira AQUI o edital – https://fornecedor.brasilia.unesco.org/processes/4274#!)

“Muitas pessoas têm empreendimentos sendo pensados, planejados e até mesmo executados que cabem para a captação de recursos, inclusive no exterior. Só que a gente tem que falar a mesma língua do investidor, e isso dentro de práticas sustentáveis e responsáveis. Por isso este edital é importante. Ele vai aumentar a capacidade do país de atrair investimentos de grande porte, gerar mais emprego e renda, orientando projetos dentro de metodologias próprias e que respeitem a cultura e a economia de cada região do país”, destacou o ministro Celso Sabino durante a assinatura do edital.

Sabino também ressaltou que o manual a ser construído contribuirá para o aprimoramento do Guia de Investimentos em Turismo no Brasil. Lançada no último mês de janeiro pelo Ministério do Turismo em parceria com a ONU Turismo e a CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), a ferramenta reúne projetos aptos a receber investimentos privados.

Leia Também:  Brasil e Quênia firmam parceria para promover o turismo entre os dois países

“Este guia é uma importante ferramenta de fomento aos investimentos privados no turismo. Agora, com os produtos que resultarão do edital que estamos lançando, será possível instruir e orientar melhor tanto os projetos já cadastrados quanto novos empreendimentos e iniciativas”, explicou o ministro do Turismo.

Além do Guia de Investimentos em Turismo do Brasil, o Ministério do Turismo mantém atualizado um Portal de Investimentos na internet. Atualmente, a ferramenta possui 69 projetos cadastrados, com o potencial de gerar mais de 680 mil empregos e atrair cerca de US$ 5,8 bilhões.

“A atração de investimentos para o setor de turismo depende de infraestrutura adequada, planejamento e gestão, capacitação e qualificação profissional, além da conservação do meio ambiente. O edital lançado representa, assim, um esforço coordenado entre governo, iniciativa privada e comunidades locais para promover um ambiente favorável aos investimentos”, completou Celso Sabino.

MANUAL – O manual proposto no edital busca fortalecer o planejamento e a qualificação técnica de projetos voltados ao setor, ampliando as oportunidades de desenvolvimento sustentável em municípios com vocação turística. A publicação terá papel estratégico ao permitir a ampliação da atração de investimentos de grande porte a empreendimentos imobiliários; consolidar conhecimento técnico; desenvolver regiões turísticas e fomentar parcerias público-privadas, combinando recursos, conhecimento técnico e experiência.

“Esse edital é parte do esforço do Ministério do Turismo para apoiar os destinos brasileiros na construção de uma carteira sólida de projetos qualificados e atrativos para o investimento, com foco na geração de impactos positivos”, acrescentou o ministro Celso Sabino.

Leia Também:  Brasil está entre os cinco países mais procurados por viajantes internacionais para as férias de julho

O manual a ser desenvolvido tem foco em novos empreendimentos; empreendimentos para a conversão de usos – isto é, mudança do propósito original do imóvel —, empreendimentos com capacidade de ampliação física ou operacional e projetos de retrofit, que vão compor retromodificações.

Os retrofits são uma tendência mundial e muito atrativa para o turismo, pois combinam restauro histórico e modernização, preservando o valor arquitetônico e cultural de edifícios antigos. Um exemplo de sucesso é a Pinacoteca de São Paulo, que mantém características originais. Os benefícios englobam a atração de visitantes e o fortalecimento da identidade local, atualizando edifícios antigos com estruturas modernas e preservando suas características históricas.

CRITÉRIOS – O manual de estruturação de empreendimentos imobiliários turísticos sob a perspectiva sustentável deve conter quatro cartilhas. implementadas por meio de vídeos explicativos. Cada uma delas abordará um tema específico a ser incorporado nos novos empreendimentos formatados para o setor de turismo.

Os interessados em apresentar propostas devem atender aos critérios técnicos estabelecidos no edital, incluindo a comprovação da experiência mínima de dois anos em projetos relacionados à sustentabilidade, ao turismo e a empreendimentos imobiliários turísticos. Não serão aceitas propostas com formação de consórcio, e o prazo de entrega dos produtos é de 150 dias corridos após a assinatura do contrato.

Por Júlia de Aguiar
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:

Turismo

Pará ganha novo voo direto para Miami com articulação do Ministério do Turismo

Publicados

em

Por

O Pará passará a contar, a partir deste domingo (15), com mais uma rota aérea internacional, proporcionando a ligação direta entre Belém e Miami pela empresa Gol. Serão dois voos semanais, às quintas e aos domingos, e há previsão de um terceiro às terças-feiras, durante o período da COP30 na capital paraense. A iniciativa é fruto de uma articulação do Ministério do Turismo, em parceria com o Governo do Estado e o setor privado, para fortalecer a conectividade aérea e consolidar Belém como um dos principais destinos da Amazônia brasileira.

O lançamento da nova rota foi celebrado na noite de sexta-feira (13.06), no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, autoridades, operadores de turismo, executivos da GOL e da concessionária Norte da Amazônia Airports, que administra os aeroportos de Belém e Macapá (AP).

O ministro Celso Sabino destacou a importância estratégica da conexão. “Temos hoje a conquista da ampliação das frequências. Todos os voos que nós tínhamos internacionais para Belém, nós ampliamos. E agora o lançamento desse novo voo da Gol, que vai trazer turistas norte-americanos direto para Belém. Vai reforçar a posição da cidade de Belém não só como porta de entrada da Amazônia, mas também do Brasil”, afirmou o ministro.

Celso Sabino também ressaltou o desempenho do Aeroporto Internacional de Belém, que superou 4,2 milhões de passageiros em 2024. O ministro frisou que o terminal apresenta uma tendência de crescimento neste ano, acompanhando a ampliação da presença de estrangeiros no Brasil. Somente de janeiro a maio, lembrou Sabino, o país recebeu 4,8 milhões de visitantes interacionais.

Leia Também:  Crescimento do fluxo turístico entre Brasil e Chile é destaque na aproximação comercial dos dois países

PARCERIAS – O secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, também pontuou os esforços do estado para viabilizar a oferta do voo. “Essas negociações exigem planejamento estratégico, superação de barreiras regulatórias e garantias de rentabilidade. Conseguimos aprovar no ano passado uma lei que permite concessão de subsídios ao setor aéreo no Pará, o que tem fortalecido nossa malha aérea. Vamos trabalhar para tornar esses voos permanentes e seguir promovendo o Pará no exterior”, declarou Costa.

A GOL, responsável pela operação, comemorou o apoio recebido. “A Gol sempre acreditou em parcerias sólidas. Agradecemos muito ao Governo Federal, aqui representado pelo ministro Celso Sabino, e ao Governo do Estado, por ter nos apoiado nessa nova operação. É uma engrenagem que só funciona em conjunto, e agora os operadores têm o desafio de garantir a viabilidade deste voo a longo prazo”, apontou Marcus Almeida, gerente comercial da companhia.

Para a NOA, concessionária do Aeroporto Internacional de Belém, o novo voo representa um passo importante na ampliação da infraestrutura aérea regional. “Estamos investindo R$ 450 milhões na requalificação do aeroporto. A nova ligação Belém-Miami é um marco e abrirá portas para conexões com outros destinos da América do Norte”, adiantou Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da NOA.

ROTAS – Esta será a segunda rota internacional da Gol a partir de Belém – a primeira liga a Paramaribo, no Suriname). Os voos rumo a Miami serão operados com aeronaves Boeing 737 MAX 8, que podem levar 176 passageiros. Além disso, uma parceria entre a Gol e a American Airlines permite conexões para dezenas de destinos nos Estados Unidos e conexões internas no Brasil, incluindo cidades do interior do Pará.

Leia Também:  Domingo no Parque tem programação gratuita neste domingo

Segundo dados do Observatório Nacional de Turismo, o Pará ocupa o 10º lugar entre os destinos brasileiros que mais recebem visitantes norte-americanos. Em 2024, 4.052 turistas dos EUA foram ao estado, um crescimento de 18,7% ante 2023. Belém é a 11ª localidade do país de maior interesse para o público americano, tendo a Floresta Amazônica como uma das experiências mais desejadas.

AGENDA – Ainda na noite de sexta-feira (13.06), o ministro do Turismo, Celso Sabino, marcou presença na segunda noite do Parárraiá 2025, em Belém. O evento, um dos maiores festejos juninos da Amazônia, reúne milhares de pessoas para uma grande celebração da cultura popular, com shows gratuitos e atrações de destaque nacional.

Na sexta-feira, o público cantou e dançou ao som de grandes nomes, a exemplo de Chitãozinho & Xororó, Xand Avião, Felipe Amorim e Viviane Batidão, em uma noite de muita animação e celebração das tradições nordestinas e amazônicas.

O ministro Celso Sabino destacou o apoio do Ministério do Turismo ao evento e reforçou o convite para a terceira noite do festival, neste sábado (14.06), que promete mais uma grande noite com shows de Wesley Safadão, Léo Foguete, Jonas Esticado e aparelhagem Lendário Rubi.

O Parárraiá 2025 segue até domingo (15), consolidando Belém como um dos principais destinos juninos do Brasil e fortalecendo o turismo cultural na região amazônica.

Por Cléo Soares

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA