AGRONEGÓCIOS

Ministério da Pesca e Aquicultura lança o Boletim RGP Profissionais

Publicados

em

O Ministério da Pesca e Aquicultura lançou, hoje (17/06), o Boletim RGP Profissionais, que traz dados sobre o Registro Geral da Atividade Pesqueira no Brasil. O lançamento foi feito na sede do MPA, em Brasília, durante a 44ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (CONAPE).  

 Na abertura do evento, o ministro André de Paula trouxe alguns dados relevantes sobre a pesca e a aquicultura no país e destacou a importância de serem de conhecimento de todos. Segundo ele, “esses números dão luz ao setor, são importantes para dar consistência à nossa atuação. Essa iniciativa é fruto do compromisso que assumimos desde o início e é uma alegria trazer dados atuais, consolidados e que permitem conhecer melhor o nosso setor”.   

 A diretora do Departamento de Registro e Monitoramento da Secretaria Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa da Pesca e Aquicultura (SERMOP), Elielma Borcem, destacou as dificuldades na captação dos dados do RGP para a elaboração do Boletim. “Nós passamos grandes desafios na atualização desse cadastro, pois ele foi suspenso em 2015. De lá para cá, estamos trabalhando para superar e melhorar o processo de obtenção dos registros. A última edição do Boletim do RGP foi feita em 2012 e, agora, após 13 anos, conseguimos apresentar esse diagnóstico completo sobre o setor pesqueiro”.  

Leia Também:  Cade avalia pedido da Aprosoja-MT de suspender Moratória da Soja

 Raio-x do setor pesqueiro  

 O Boletim RGP traz um panorama sobre a atividade dos pescadores e pescadoras no último ano. Segundo dos dados levantados pela Secretaria Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa da Pesca e Aquicultura (SERMOP), do MPA, 49% do público é formado por mulheres e 99,7% são pescadores e pescadoras artesanais. Além disso, 87,7% dos pescadores e aquicultores têm o peixe como produto principal.   

 O documento também revela alguns dados desafiadores, como o fato de que 84% das pessoas que vivem da pesca têm renda de até R$ 1.045. Apenas no ano passado, cerca de 1,1 milhão de pescadores receberam o Seguro-defeso.  

 CONAPE – O Lançamento do Boletim RGP aconteceu logo na abertura da 44ª Reunião Ordinária do CONAPE, realizada nos dias 17 e 18 de junho. O Conselho é o principal órgão consultivo do MPA e agrega representantes do Ministério e de diversas entidades ligadas à pesca e à aquicultura.  

 A secretária-executiva do Conselho, Adriana Toledo, ressaltou a relevância do documento. “Este momento marca um passo essencial e é símbolo do reconhecimento da atividade pesqueira em todo o Brasil. A partir dele poderemos viabilizar políticas públicas mais assertivas para o nosso público”, concluiu. 

Leia Também:  Embrapa lança novas cultivares de soja mais resistentes e produtivas

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

COMENTE ABAIXO:

AGRONEGÓCIOS

Safra de soja 25/26 deve alcançar 48,5 milhões de toneladas, diz Imea

Publicados

em

Por

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), órgão responsável por acompanhar e analisar o desempenho do agronegócio no estado, divulgou estimativas para a safra de soja 2025/26 em Mato Grosso.

Segundo o instituto, a produção total esperada para o ciclo é de 48,55 milhões de toneladas, considerando 47,18 milhões de toneladas a serem colhidas e 1,36 milhão em estoques iniciais.

Esse volume representa uma queda de 3,28% em relação à previsão anterior e uma retração de 7,29% na produção em comparação com a safra 2024/25, quando foram colhidas quase 51 milhões de toneladas.

A redução está associada principalmente à menor produtividade projetada, estimada em 60,45 sacas por hectare, ante 66,29 sacas no ciclo anterior.

Apesar da queda na produtividade, a área plantada teve leve crescimento, passando para 13,01 milhões de hectares, o que equivale a um aumento de 1,67% em relação à safra passada.

O Imea baseou suas projeções na média de produtividade dos últimos três anos, considerando ainda incertezas relacionadas ao clima, ataques de pragas, doenças e o nível de investimento, fatores que poderão modificar os números ao longo da temporada.

Leia Também:  Impasse de US$ 800 bilhões trava acordo no Azerbaijão

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA