CUIABÁ

Mendes declara estar aberto para diálogo com Abílio e Lúdio no segundo turno das eleições em Cuiabá

Publicados

em

JB News
Da Redação

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), anunciou que está aberto ao diálogo com os candidatos Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT), que se enfrentam no segundo turno das eleições para a Prefeitura de Cuiabá.

Mendes afirmou que, embora tenha apoiado Eduardo Botelho, candidato do seu partido, o União Brasil, que ficou em terceiro lugar com 27,77% dos votos, agora busca dialogar com os dois finalistas da disputa eleitoral.

“Nunca me neguei a dialogar. O Lúdio já manifestei minha opinião várias vezes. Como deputado, ele sempre agiu com decência, e como candidato, tenho o direito de analisar. Estou aberto para dialogar com qualquer um dos candidatos”, declarou Mauro em entrevista na segunda-feira (07).

No primeiro turno, realizado no último domingo (6), Abílio Brunini liderou a votação com 39,60% dos votos, enquanto Lúdio Cabral obteve 28,32%.

O resultado deixou a disputa entre PL e PT, marcando uma polarização no cenário político local.

Mauro Mendes ressaltou ainda que respeita a decisão democrática da população e que a derrota de Botelho foi fruto da “vontade de Deus e da maioria da população”.

Leia Também:  Mauro Mende destaca atuação das forças de segurança após prisão de policiais envolvidos no assassinato do advogado Renato Nery "Tolerância Zero é para fora e para dentro"

O governador também enfatizou que o União Brasil liberou seus filiados para apoiarem o candidato de sua preferência no segundo turno.

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Cuiabá realiza Dia D de vacinação contra a gripe e orienta quais documentos levar

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza no próximo dia 25 de abril o Dia D de vacinação contra a Influenza, com atendimento em 72 Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8h às 17h, em todas as regiões da capital, incluindo áreas urbanas e rurais. A mobilização tem como foco principal a imunização dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, considerados mais vulneráveis às complicações da gripe.

Na estratégia de rotina, fazem parte desse público crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes em qualquer período da gestação, não sendo necessário comprovante formal, e idosos com 60 anos ou mais, mediante apresentação de documento que comprove a idade.

Já os grupos prioritários da estratégia especial incluem pessoas com maior risco de agravamento da doença ou maior exposição ao vírus. Entre eles estão puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência permanente, sendo considerada a autodeclaração no ato da vacinação, e pessoas com doenças crônicas, como doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas, além de diabetes, obesidade grave, imunossupressão, transplantados e pessoas com trissomias.

Leia Também:  PEC de Wellington aprovada pelo Senado pode dar mais R$ 7 bi para infraestrutura

Também integram esse público trabalhadores da saúde das redes pública e privada, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, integrantes das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários e dos Correios.

A lista contempla ainda povos indígenas e quilombolas, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional, além de jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Para receber a vacina, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto. O cartão do SUS e a carteira de vacinação são recomendados, mas não impedem a imunização caso não estejam em mãos. Nesses casos, os dados podem ser consultados por meio do CPF e, após a aplicação da dose, é fornecido um comprovante para registro posterior.

No caso dos grupos prioritários, também é necessária a comprovação da condição que garante o acesso à dose. Puérperas devem apresentar certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento hospitalar. Profissionais precisam comprovar vínculo ativo por meio de crachá, contracheque ou declaração da instituição.

Leia Também:  Neurilan ressalta crise provocada pelo Congresso Nacional, prevê 2023 nebuloso na economia, pede cautela aos prefeitos e criação de novas fontes de receitas

Caminhoneiros e trabalhadores do transporte devem apresentar documento que comprove o exercício da função, enquanto profissionais das forças de segurança e integrantes das Forças Armadas devem apresentar documento funcional ou declaração de serviço. Para pessoas com deficiência permanente, a autodeclaração é considerada no momento da vacinação.

Em relação às pessoas com doenças crônicas, a Nota Técnica não especifica um documento obrigatório, mas a comprovação geralmente ocorre por meio de laudos, receitas ou exames médicos que atestem a condição clínica.

A influenza é uma infecção viral altamente transmissível e pode evoluir para quadros graves, especialmente entre os públicos mais vulneráveis. A vacinação é a principal forma de prevenção e contribui diretamente para a redução de internações e óbitos.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a ampliação da vacinação para o público geral ocorrerá de forma gradual, conforme o envio de doses pelo Ministério da Saúde. A participação da população no Dia D é considerada essencial para ampliar a cobertura vacinal e reduzir o impacto das doenças respiratórias na rede pública de saúde.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA