POLITICA
Medeiros comemora aprovação do projeto que prevê recontagem física de votos ma CCJ
JB News
_Relator do projeto, deputado de MT informa que proposta será votada no Plenário da Câmara_
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, por 31 votos a 20, proposta que estabelece o voto impresso no Brasil e torna obrigatória a verificação de votos da urna eletrônica.
O projeto também proíbe a adoção do voto puramente eletrônico.
O texto aprovado é substitutivo do deputado José Medeiros (PL-MT) ao Projeto de Lei 1169/15, do deputado Carlos Henrique Gaguim (União-TO). A proposta, que muda a Lei das Eleições, segue para a análise do Plenário da Câmara. Após aprovação, a proposta segue para o Senado antes de virar lei.
De acordo com o texto, imediatamente após o encerramento da votação, 5% das urnas eletrônicas serão selecionadas aleatoriamente para a contagem pública dos votos. Essa escolha será feira por meio de sorteio público não-eletrônico, com a presença de representantes de partidos políticos, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de outras entidades interessadas.
A urna será aberta pela mesa receptora diante dos fiscais, e cada voto será retirado individualmente do repositório e lido em voz alta. Em seguida, apresentado pelo membro da mesa para exame visual e subsequente registro no boletim de urna.
Os resultados da contagem pública e sua comparação com os dados eletrônicos serão registrados em ata, assinada por todos os presentes, e disponibilizados ao público para consulta. Se houver discrepância na amostragem entre a apuração eletrônica e a apuração pública, prevalecerá o resultado do escrutínio público. Uma nova amostragem, de 10% das seções eleitorais do País, será selecionada, para novo escrutínio.
Os votos conferidos serão guardados em urna com lacre assinado pelos participantes da apuração e preservados por um ano para eventuais recontagens.
*Credibilidade*
“Ao adotar essa medida, o processo eleitoral brasileiro reforçará sua credibilidade, assegurando aos eleitores que os resultados refletem fielmente a vontade popular”, defendeu o relator do projeto, deputado José Medeiros.
Segundo Medeiros, a presença de diversas entidades durante a seleção e recontagem das urnas promove a participação cidadã e o controle social, “elementos fundamentais em uma democracia sólida”.
A deputada Bia Kicis (PL-DF) reforçou dizendo que a proposta garante transparência do processo eleitoral.
“Quem pode se opor a mais transparência? Não existe nenhum processo impassível de ser melhorado”, afirmou.
VEJA:
CUIABÁ
Abílio afirma que entrega de marmita vai continuar mas em ponto fixo de Cuiabá
JB News
Por Alisson Gonçalves
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), esclareceu nesta terça-feira,21, as mudanças na entrega de alimentos para pessoas em situação de rua.
Após críticas e especulações sobre o encerramento do programa, o gestor garantiu que a alimentação continuará sendo oferecida, mas em pontos fixos, como o Restaurante Popular, em vez de ser distribuída diretamente nas ruas.
Segundo Brunini, a alteração tem como objetivo melhorar as condições de higiene e dignidade dos beneficiados.
Ele afirmou que as marmitas deixarão de ser entregues nas ruas, mas serão substituídas por refeições gratuitas em locais adequados, que ainda estão sendo definidos além do Restaurante Popular.
“Queremos garantir que essas pessoas tenham acesso a refeições seguras e em um ambiente mais apropriado. Não estamos acabando com a distribuição de alimentos, apenas mudando a forma como ela é feita”, explicou o prefeito.
Além disso, o chefe do executivo municipal destacou que a Prefeitura não pretende adotar abordagens compulsórias em relação às pessoas em situação de rua, priorizando ações de apoio.
Ele também anunciou que serão realizadas limpezas nos locais mais frequentados por essa população, buscando melhorar as condições e trazer mais dignidade aos espaços.
A medida é parte de um plano maior para reorganizar os serviços sociais em Cuiabá, priorizando qualidade e respeito aos cidadãos que dependem do auxílio.
-
Nacional6 dias atrás
Idosa é impedida de sair de agência bancária em Copacabana após exigir atendimento sobre consórcio sem liquidez, com débito automático
-
AGRONEGÓCIOS7 dias atrás
Luciano Hang é convidado para palestrar na Norte Show 2025
-
Nacional5 dias atrás
Inquérito apura prejuízos causados a pessoas LGBTQIA+ pelas mudanças anunciadas pela Meta
-
Nacional3 dias atrás
Itaú lamenta episódio de coação a idosa em Agência de Copacabana e destaca aplicação de medidas de condutas ao time da unidade
-
CUIABÁ5 dias atrás
Tragédia em Cuiabá: Casal de adolescentes morre após cair do 7º andar de prédio
-
Luto5 dias atrás
Empresária de salão de beleza morre engasgada com maçã no interior de MT
-
Luto3 dias atrás
Morre jornalista esportivo Léo batista aos 92 anos vítima de tumor no Pâncreas
-
Cidades3 dias atrás
Vídeo: Jovem de 19 anos morre ao tentar passar debaixo de trator agrícola em movimento em cidade do interior de MT