EDUCAÇÃO
MEC visita escola indígena no Ceará

O Ministério da Educação (MEC) promoveu, nesta segunda-feira, 26 de maio, agenda no estado do Ceará. O ministro Camilo Santana visitou, ao lado da primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, a Escola Indígena Jenipapo Kanindé, no município de Aquiraz (CE). A unidade de ensino, que tem o corpo docente formado por professores indígenas, desenvolve uma série de projetos pedagógicos voltados para a valorização da cultura, da identidade e do protagonismo dos estudantes.
A escola também assegura, diariamente, a oferta de alimentação escolar aos alunos dos turnos da manhã, tarde e noite, como parte das ações de promoção do direito à educação com dignidade. Os cardápios são elaborados com base nos princípios da alimentação saudável e adequada, incluindo produtos oriundos da agricultura familiar local, respeitando o percentual mínimo de 30% estabelecido pela legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Ainda no município, eles visitaram a organização não governamental Tapera das Artes, escola de arte e entretenimento que atende cerca de 2.500 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Fundada em 1983, a entidade desenvolve atividades de educação coletiva de música e formação cultural no mundo das artes.
Alimentação escolar – A comitiva realizou também tratativas para a Segunda Cúpula Global da Coalizão pela Alimentação Escolar, que será realizada em setembro deste ano, em Fortaleza. “Como embaixadora da alimentação escolar no Brasil, tenho a honra de fazer parte dessa iniciativa global para garantir que todas as crianças tenham acesso a refeições escolares saudáveis e nutritivas até 2030”, afirmou Janja.
Mais tarde, em visita a projeto social voltado ao combate à fome e à desigualdade social, Santana falou sobre a importância de tirar o país do mapa mundial da fome. “É uma obsessão do presidente Lula acabar com a fome no Brasil, como ele já fez no seu segundo mandato, tirando o país do Mapa da Fome”, destacou o ministro, durante a formatura de 432 alunos e alunas do curso de panificação social Amor na Massa, em Fortaleza. O programa integra o programa Ceará Sem Fome, iniciativa do governo do Ceará.
“Combater a insegurança alimentar e a pobreza são propósitos que temos em comum, e pelo qual trabalhamos com muita dedicação, em especial o presidente Lula”, completou a primeira-dama.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do FNDE
Fonte: Ministério da Educação

EDUCAÇÃO
Articuladores do Pé-de-Meia se reúnem em Brasília

Nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) realizou o 2º Encontro Formativo da Rede Nacional de Implementação do Programa Pé-de-Meia (Renapem), em Brasília (DF). O evento ocorreu nos dias 10 e 11 de junho e reuniu os articuladores estaduais da política pública, responsáveis por implementar e acompanhar as ações em cada unidade federativa.
A programação do encontro incluiu a partilha de boas práticas das redes de ensino e formações sobre gestão pedagógica e gestão de dados educacionais. O evento deu sequência ao Seminário Nacional do Pé-de-Meia, realizado em abril, quando as redes e os parceiros compartilharam experiências e receberam oficinas sobre gestão de dados e aspectos pedagógicos do programa.
“O segundo encontro com a Renapem marca o comprometimento que temos em assegurar que o Pé-de-Meia esteja em sua plena implementação nos territórios, considerando que as pautas formativas, tanto as da gestão do sistema quanto as da gestão pedagógica, foram estruturadas para que os estados aprimorem as ações que foram planejadas para esse fim e para que elas estejam bem alinhadas com a Política Nacional do Ensino Médio. Além disso, a oportunidade de ouvir as redes, seus avanços e desafios é de suma importância para seguirmos em processo de melhoria contínua”, destacou a diretora de Incentivo a Estudantes da Educação Básica do MEC, Marisa de Santana da Costa.
Para a diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação de Sergipe, Joniely Cheyenne Moura Cruz, os encontros fortalecem a política do Pé-de-Meia nas redes. “Eles permitem a troca dos estados, as estratégias de operacionalização e apontar os desafios. A cada encontro, observamos melhorias no Sistema Gestão Presente e agora, focalizando ainda mais no lado pedagógico, olhando para o aprendizado, o monitoramento das evasões, isso é ainda mais fortalecido. A união entre gestão de dados e gestão pedagógica traz mais qualidade para a gestão do programa. Vale destacar que o Pé-de-Meia se torna uma política indutora de qualificação de dados para as redes“, colocou.
“Estou muito feliz porque, no primeiro encontro, a gente iniciou e agora estamos consolidando uma integração extremamente importante. O Pé-de-Meia é mais do que um programa de transferência de renda, é um programa com caráter pedagógico, por envolver muitos aspectos sobre o acesso, a permanência escolar e a preservação de trajetórias, que são de extrema relevância”, afirmou a coordenadora de Gestão Pedagógica do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Ceará, Iane Nobre.
Já a diretora de Ensino da Secretaria de Educação de Santa Catarina, Cali Ferri, afirmou que a formação é muito importante para a secretaria, que sonha em ver a educação como integradora de todos os territórios. “O sistema que está sendo implementado tem essa característica de trazer informações fidedignas, conceitos mais confiáveis e dados confiáveis que a gente possa utilizar para fazer os nossos processos de planejamento e fazer as intervenções mais rapidamente“, completou.
Pé-de-Meia – O programa de incentivo financeiro-educacional é voltado a estudantes matriculados no ensino médio público inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O programa funciona como uma poupança para promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes nessa etapa de ensino. Seu objetivo é democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens, além de fomentar a inclusão educacional e estimular a mobilidade social.
O programa foi instituído pela Lei nº 14.818, de 16 de janeiro de 2024, que estabelece o incentivo financeiro-educacional na modalidade de poupança. Para garantir a execução e a regulamentação do Programa Pé-de-Meia, foi publicado o Decreto nº 11.901, de 26 de janeiro de 2024, que estabeleceu as diretrizes operacionais do programa.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação
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