EDUCAÇÃO

MEC lançará materiais para formação em alfabetização e português

Publicados

em

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), disponibilizará, no dia 2 de abril, materiais de Alfabetização e Língua Portuguesa para a formação continuada de profissionais da educação dos primeiros anos do ensino fundamental. O lançamento será em uma live, transmitida pelo canal do MEC no YouTube, às 14h. 

A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), programa que busca garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental, bem como apoiar a formação de profissionais da educação em prol de uma alfabetização na perspectiva do letramento, heterogeneidade e formação humana dos estudantes. 

Os materiais de formação em Alfabetização são voltados para professores e gestores que atuam no 1º e no 2º ano do ensino fundamental e os de formação em Língua Portuguesa àqueles que trabalham em salas de aula do 3º ao 5º ano.  

Todos os materiais de formação ficarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec), para acesso das redes municipais e estaduais, além de profissionais da educação que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. 

Leia Também:  Enem 2025: mais de 63 mil inscritos do Pará são concluintes do ensino médio público

Na live, a equipe da SEB apresentará os recursos educacionais das formações a professores e gestores educacionais, que poderão ser utilizados em ações de formação nos territórios. Está prevista a participação da secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt; da diretora de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, Rita Esther; do diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro Santos; uma das organizadoras do material do 1º e do 2º ano, Renata Frauendorf; e uma das organizadoras do material do 3º ao 5º ano, Telma Ferraz Leal. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:

EDUCAÇÃO

Jordânia é o 75º país a aderir ao Programa de Estudantes-Convênio

Publicados

em

Por

O Ministério da Educação (MEC) recebeu, na quinta-feira, 16 de abril, a visita do embaixador da Jordânia no Brasil, Maen Masadeh em um encontro que formalizou a intenção do país em participar do Programa de Estudantes-Convênio (PEC) e expandir a parceria bilateral nas áreas de educação e no desenvolvimento científico com o Brasil. 

Com o pedido, a Jordânia passa a ser 75º país a aderir ao programa de intercâmbio, um dos mais antigos e importantes instrumentos de política externa e de apoio à internacionalização das instituições de educação superior brasileiras. Agora, o MEC irá adequar seus sistemas para permitir o cadastro desses alunos. 

A medida aconteceu no âmbito do Acordo de Cooperação em Educação entre os dois países, vigente desde 2008, e possibilita o acesso de estudantes jordanianos às vagas gratuitas em cursos de graduação e pós-graduação brasileiros. 

O aumento do intercâmbio acadêmico entre os dois países poderá estimular novas parcerias entre universidades, a exemplo do Memorando de Entendimento existente entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Yarmouk University (YU), que prevê a mobilidade de estudantes e professores e a realização de projetos conjuntos. 

A representação jordaniana destacou ainda o interesse em promover iniciativas educacionais conjuntas nos temas de mudanças climáticas, ciências da saúde, inteligência artificial e agricultura para regiões áridas e semiáridas, nas quais o Brasil possui reconhecida expertise. 

Leia Também:  MEC dialoga sobre política de educação especial inclusiva

Programa de Estudantes-Convênio – O programa, que completou 60 anos de sua modalidade para a graduação (PEC-G), também contempla alunos de pós-graduação (PEC-PG) e de português como língua estrangeira (PEC-PLE). A iniciativa facilita o acesso das instituições participantes a candidatos estrangeiros ao oferecer a rede de postos do MRE no exterior como ponto de divulgação, de contato e de coleta da documentação dos estudantes interessados. A Portaria Interministerial nº 7/2024 modernizou o programa, a fim de atrair mais estudantes estrangeiros para o Brasil. 

O programa teve quase 20 mil alunos beneficiados nos últimos 25 anos. Entre os ex-alunos de maior notoriedade, está o atual presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, que estudou administração na Fundação Getúlio Vargas (FGV) nos anos 1980. As inscrições para a edição de 2027 do PEC-G e do PEC-PLE, que selecionará até 1,4 mil candidatos, estão abertas até 9 de maio. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria de Assuntos Internacionais (AI) 

Fonte: Ministério da Educação

Leia Também:  Enem 2025: mais de 63 mil inscritos do Pará são concluintes do ensino médio público

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA