EDUCAÇÃO

MEC inaugura dois Núcleos de Inovação em Goiás

Publicados

em

O Ministério da Educação (MEC) participou da inauguração de dois novos Núcleos de Inovação (NIs) da Rede de Inovação para Educação Híbrida (Rieh), instalados na sede da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO), em Goiânia. A cerimônia, realizada na segunda-feira, 2 de maio, marca o avanço da política de apoio à implementação da Lei nº 14.945/2024, que trata da reestruturação do ensino médio no Brasil. 

Representaram o MEC no evento a coordenadora-geral de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica (SEB), Valdirene Alves de Oliveira; o coordenador de Programas, José Ricardo Albernás; e a consultora técnica Nilcea Moreno. A presença da equipe ministerial reforça o compromisso com o fortalecimento de práticas pedagógicas inovadoras em todas as regiões do país. 

Com as novas unidades inauguradas em Goiás, a Rieh passa a contar com 14 núcleos abertos nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, além de outros 19 em funcionamento, totalizando 33 espaços dedicados ao desenvolvimento de ações formativas, produção de conteúdos e apoio técnico às redes de ensino. 

Durante a solenidade, Valdirene Alves destacou a relevância estratégica dos núcleos. “A entrega desses espaços representa um passo importante na valorização da juventude do ensino médio e na criação de ambientes potentes para a inovação educacional. Goiás tem uma história importante nessa trajetória, sendo o primeiro estado a aderir à Rieh, ainda em 2022”, afirmou. 

Leia Também:  Últimos dias: inscrições para o PET-Saúde vão até dia 8/4

A coordenadora também ressaltou o papel das instituições de ensino superior na qualificação das ações da Rieh, citando a contribuição da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na vertente pedagógica da Rede, e agradeceu o trabalho conjunto do professor Ibsen Bittencourt, coordenador nacional da Rieh, e da professora Daniela Lima, da Universidade Federal de Goiás, responsáveis pela realização das formações presenciais com professores da rede nos meses de abril e maio. 

A secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, enfatizou a importância da parceria com o MEC: “A oficialização dos núcleos representa o fortalecimento de um trabalho conjunto, iniciado ainda em 2022, que agora se consolida com a entrega desses espaços para a comunidade escolar”. 

Reunião Após a inauguração, foi realizada uma reunião técnica com a equipe pedagógica do ensino médio da rede estadual. O encontro contou com a presença de docentes e gestores que integram os programas de especialização e aperfeiçoamento em Gestão de Políticas e Qualidade Social do Ensino Médio, promovidos pelo MEC com foco na implementação da Lei nº 14.945/2024 e da Resolução nº 2 do CNE/CEB/2024. 

Leia Também:  Prorrogado prazo de adesão ao Escola que Protege

Na ocasião, foram discutidas contribuições para a finalização do Plano de Ação do estado, conforme previsto no artigo 4º da nova legislação, que estabelece diretrizes para a transformação gradual do ensino médio nas redes públicas de ensino. 

Rieh – A Rede de Inovação da Educação Híbrida é uma iniciativa federal que visa promover e fomentar a implementação de estratégias da educação híbrida. Além disso, busca criar uma rede de colaboração para a produção, a atualização e o compartilhamento de Recursos Educacionais Digitais (REDs) e de itinerários formativos, entrevistas, podcasts, entre outras ferramentas que possibilitam a alternância dos tempos de aprendizagens, em momentos presenciais e remotos, com qualidade e equidade.   

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:

EDUCAÇÃO

Inscrições para cursos gratuitos nas Escolas Técnicas Estaduais terminam neste domingo (15)

Publicados

em

Por

Termina neste domingo (15.6) o prazo para inscrições no processo seletivo para os cursos gratuitos ofertados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) em 15 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) de Mato Grosso. Foram ofertadas 1.160 vagas. Inscreva-se aqui.

Podem participar do processo seletivo quem já concluiu ou para quem está cursando o Ensino Médio.

As aulas serão realizadas no período noturno nas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), localizadas nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Diamantino, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Os candidatos poderão escolher cursar gratuitamente uma das 16 opções de cursos técnicos: Administração, Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Agronegócio, Análises Clínicas, Contabilidade, Edificações, Enfermagem, Farmácia, Guia de Turismo, Informática, Logística, Manutenção de Máquinas Industriais, Segurança do Trabalho e Zootecnia.

No site da Seciteci, há o manual para realizar inscrição para os candidatos de ampla concorrência e para os das ações afirmativas. Das vagas disponíveis, 60% são destinadas a candidatos que se enquadram nos critérios de ações afirmativas, assegurando prioridade de ingresso para estudantes negros (pretos e pardos), indígenas, pessoas com deficiência (PcD) e oriundos de escolas públicas.

Leia Também:  Prorrogado prazo de adesão ao Escola que Protege

Mais informações sobre os documentos necessários para inscrição em cada categoria, inclusive os procedimentos específicos para a verificação da autodeclaração racial e da condição de deficiência estão descritos no edital do processo seletivo disponível no site oficial da Seciteci (www.secitec.mt.gov.br).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA