EDUCAÇÃO
MEC debate impactos das mudanças climáticas nas escolas

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), participou de audiência pública sobre o impacto das mudanças climáticas no ambiente escolar. O debate ocorreu na Subcomissão Especial de Climatização nas Escolas Públicas da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, 18 de junho. Na ocasião, a pasta apresentou dados da atual situação das escolas públicas e falou da construção de um plano de ação para consolidação da educação ambiental nos currículos e para enfrentamento das mudanças climáticas pelas comunidades escolares.
A coordenadora-geral de Educação Ambiental para a Diversidade e Sustentabilidade do MEC, Viviane Vazzi Pedro, lembrou que o MEC já promove um diálogo com as escolas, visando garantir o bem-estar físico, emocional e social dos alunos em emergências climáticas. “Estamos preparando as nossas escolas para que elas sejam resilientes. O MEC coordena uma política e atua de maneira supletiva, mas precisa da adesão das redes”, ressaltou.
“A educação ambiental voltou a constar no Censo Escolar apenas no ano passado. Para termos ideia, no início dos anos 2000, tínhamos uma média de escolas que faziam educação ambiental acima de 90%. Hoje, essa média é de 67,3%. Uma queda grande. Por isso, o MEC está criando uma política e é importante todo apoio, ainda mais diante do agravamento das necessidades de infraestrutura, a partir das ondas de calor frequentes”, completou Viviane.
Ainda segundo a coordenadora-geral, atualmente, 2,5 milhões de alunos frequentam escolas com temperaturas pelo menos três graus mais altos do que deveriam, e apenas 34% das salas de aula são climatizadas. Considerando as redes de ensino, 31% das escolas estaduais e 35,5% das municipais têm infraestruturas climatizadas. “O que os estudantes têm dito é que a situação não requer só climatização, mas também a necessidade de ‘desemparedar’ e ‘desconcretar’ as escolas. Por isso, defendemos que a educação ambiental seja aprovada no Novo Plano Nacional de Educação (PNE) para todos os níveis, e em breve lançaremos essa política e já convocaremos as redes para aderirem”, concluiu.
Subcomissão – O órgão foi criado em 8 de maio, com previsão de funcionamento por 180 dias. O objetivo do colegiado é discutir, analisar e propor soluções para a climatização das escolas públicas, com foco na melhoria do ambiente escolar por meio de ações e políticas públicas que garantam conforto térmico, favorecendo o rendimento acadêmico, a concentração e o bem-estar de estudantes e profissionais da educação. No início deste mês, foi aprovado o plano de trabalho da subcomissão, que realizará audiências públicas, visitas técnicas e levantamentos de dados sobre a infraestrutura térmica das escolas, além de analisar pesquisas e propor diretrizes para programas de climatização.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte: Ministério da Educação

EDUCAÇÃO
PND: aberto prazo de recurso para obter isenção

Os participantes da Prova Nacional Docente (PND) que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição negado já podem interpor recurso. O procedimento deve ser feito exclusivamente pelo Sistema PND, até o dia 11 de julho.
Além dos concluintes em licenciatura inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas 2025, têm direito à isenção da taxa de inscrição da PND as pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou doadoras de medula em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
As inscrições para a prova começam na próxima segunda-feira, 14 de julho, e seguem até 25 de julho. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará a primeira edição da PND em 26 de outubro.
Poderão realizar a PND os estudantes concluintes inscritos no Enade. Além deles, podem participar as pessoas com formação em licenciatura interessadas em participar de concurso ou processo seletivo promovido pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios que adotarem o resultado da avaliação como etapa de processo de admissão.
Enade Licenciaturas – Realizado anualmente pelo Inep, o Enade das Licenciaturas é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de licenciatura em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial.
A inscrição é obrigatória para todos os estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica e prática vinculados às áreas avaliadas, conforme critérios de habilitação estabelecidos em edital. O modelo do exame foi reformulado em 2024 com o objetivo de aprimorar os processos avaliativos e, consequentemente, as evidências a respeito da formação de docentes no Brasil.
Com a reformulação, para além das provas teóricas já comumente realizadas, foi adotada uma avaliação da prática dos estudantes de graduações direcionadas à docência. A avaliação da prática ocorre durante o estágio supervisionado do estudante de licenciatura.
Mais Professores – Instituído pelo Decreto n.º 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, por meio de recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.
O programa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país e prevê, além da PND, as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais Professores, Portal de Formação e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.
Confira o cronograma da PND:
-
Solicitação de isenção da taxa: 30 de junho a 4 de julho.
-
Inscrição: 14 a 25 de julho.
-
Solicitação de atendimento especializado e por nome social: 14 a 25 de julho.
-
Pagamento da taxa de inscrição: 14 a 31 de julho.
-
Aplicação: 26 de outubro.
-
Gabarito preliminar e padrão de resposta: 28 de outubro.
-
Gabarito definitivo e padrão de resposta da questão discursiva: 11 de novembro.
-
Resultado final: 10 de dezembro.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep
Fonte: Ministério da Educação
-
Destaque4 dias atrás
CNJ derruba edital do TJ-MT por ferir princípios da administração pública
-
Nacional7 dias atrás
Após chacina no RJ, jovem planeava novo crime contra pais da namorada virtual em MT
-
Polícia Federal5 dias atrás
Chileno procurado pela Interpol é capturado pela PF em hotel de Cuiabá
-
Policial4 dias atrás
Após mais de uma década escondido, polícia prende em supermercado de VG o maior líder do PCC fora das prisões
-
Cidades6 dias atrás
FRAUDES FISCAIS : Megaoperação da PF em Cáceres desmantela rede de contrabando e bloqueia R$ 64 milhões
-
Cidades4 dias atrás
Servidor é dispensado após se masturbar em gabinete da Prefeitura no interior de MT
-
CUIABÁ6 dias atrás
Aeroporto de Luxo em Terreno Municipal? Prefeito de Cuiabá denuncia ocupação irregular pela Bom Futuro
-
POLITICA6 dias atrás
Pivetta reafirma pré-candidatura ao Governo de MT e diz que está no jogo “independente de saída de Mauro”