EDUCAÇÃO

MEC debate Ciclo 2025 do Programa Escola e Comunidade

Publicados

em

Na terça-feira, 3 de junho, o Ministério da Educação (MEC) realizará uma webconferência para tratar do Ciclo 2025 do Programa Escola e Comunidade (Proec). O objetivo do encontro é promover o engajamento de toda a comunidade, incentivando a participação de diversos atores sociais no processo educativo, reconhecido como pilar fundamental para o desenvolvimento da sociedade. O evento ocorrerá às 15h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube 

A transmissão é direcionada para secretários municipais e estaduais de educação, técnicos das secretarias, articuladores do programa, diretores escolares e demais profissionais e pessoas envolvidas com a educação.  

Por meio do programa, a Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC espera ressignificar o papel da instituição escolar perante a comunidade, reconhecer e valorizar os saberes locais, consolidar práticas de gestão democrática e instituir mecanismos eficazes de prevenção e enfrentamento das diversas manifestações de violência que incidem sobre o contexto educacional.  

ProgramaçãoNo evento, haverá a apresentação do Ciclo 2025 do Proec e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Escola e Comunidade. Também ocorrerão duas palestras sobre as oficinas: “Pense antes de compartilhar: o poder da informação e o perigo das fake news, proferida por Felipe Brito,professor associado da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e autor da oficina; e “Desafios da comunicação nas relações do cotidiano no ambiente escolar, realizada por Jéssica Morito, professora associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e autora da oficina. 

Leia Também:  Parecer do TCU confirma regularidade de licitação

Ao final do encontro, previsto para 17h30, serão respondidas as principais dúvidas dos participantes. 

Adesão  A adesão ao PDDE Escola e Comunidade já pode ser feita pelas secretarias estaduais e municipais, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), no módulo Plano de Ações Articuladas (PAR) 4. Esse processo é obrigatório para que as escolas da rede recebam os recursos financeiros e apoio técnico do MEC.   

O processo de adesão envolve três etapas: assinatura do termo de compromisso; definição de um articulador responsável pela comunicação com o MEC; e a seleção das escolas, entre as elegíveis, com prioridade para aquelas em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou com maior complexidade na gestão.  

Após a finalização da adesão, as escolas selecionadas poderão acessar o PDDE Interativo, sistema em que os diretores escolares devem elaborar e submeter seus projetos de formação. Os projetos serão o eixo das ações financiadas e devem ser construídos de forma colaborativa, com a participação do conselho escolar. Entre as atividades previstas, estão oficinas, rodas de conversa, palestras, cursos e outras formações voltadas à comunidade escolar.  

Leia Também:  MEC participa de ação do Tesouro Nacional para escolas públicas

Prazos – As adesões pelas secretarias de educação no Simec e o envio dos Projetos de Formação pelas escolas (no PDDE Interativo) deverão ser realizados até o dia 8 de junho de 2025.  

Proec Instituído pela Portaria nº 264/2024, o Programa Escola e Comunidade visa fomentar a parceria entre a escola, a família e a comunidade, na perspectiva da educação integral, por meio da participação de estudantes, profissionais da educação, familiares e membros da comunidade em projetos de formação que envolvam a promoção da cidadania, da cultura de paz e democrática e a melhoria da qualidade da educação pública brasileira.  

O Proec apoia, técnica e financeiramente, projetos de formação elaborados e implementados pelas escolas públicas da educação básica. Eles são compostos por ações promotoras da educação integral dos estudantes, realizados em colaboração com a família, os profissionais da educação e a comunidade, abrangendo temas contemporâneos transversais.   

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:

EDUCAÇÃO

Inscrições para cursos gratuitos nas Escolas Técnicas Estaduais terminam neste domingo (15)

Publicados

em

Por

Termina neste domingo (15.6) o prazo para inscrições no processo seletivo para os cursos gratuitos ofertados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) em 15 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) de Mato Grosso. Foram ofertadas 1.160 vagas. Inscreva-se aqui.

Podem participar do processo seletivo quem já concluiu ou para quem está cursando o Ensino Médio.

As aulas serão realizadas no período noturno nas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), localizadas nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Diamantino, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Os candidatos poderão escolher cursar gratuitamente uma das 16 opções de cursos técnicos: Administração, Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Agronegócio, Análises Clínicas, Contabilidade, Edificações, Enfermagem, Farmácia, Guia de Turismo, Informática, Logística, Manutenção de Máquinas Industriais, Segurança do Trabalho e Zootecnia.

No site da Seciteci, há o manual para realizar inscrição para os candidatos de ampla concorrência e para os das ações afirmativas. Das vagas disponíveis, 60% são destinadas a candidatos que se enquadram nos critérios de ações afirmativas, assegurando prioridade de ingresso para estudantes negros (pretos e pardos), indígenas, pessoas com deficiência (PcD) e oriundos de escolas públicas.

Leia Também:  MEC debate o fortalecimento das universidades federais

Mais informações sobre os documentos necessários para inscrição em cada categoria, inclusive os procedimentos específicos para a verificação da autodeclaração racial e da condição de deficiência estão descritos no edital do processo seletivo disponível no site oficial da Seciteci (www.secitec.mt.gov.br).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA