POLITICA
Max Russi defende RGA acima da inflação para servidores estaduais
JB News
Por Alisson Gonçalves
O deputado Max Russi (PSB), que assumirá a presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, defende que o Governo do Estado conceda uma Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores públicos acima do índice da inflação.
O Governo propôs uma RGA de 4,1% para 2025, baseada no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado dos últimos 12 meses.
Este valor é inferior aos 4,62% pagos em 2024, que refletiram a inflação de 2023.
Max argumenta que o ideal é que o reajuste ultrapasse a inflação, considerando a capacidade de pagamento do Governo. “Quanto mais o Governo puder pagar, melhor”, destacou em entrevista na manhã desta quarta-feira,08.
Ele reafirmou que o mínimo aceitável seria a recomposição total da inflação, mas espera que o percentual possa ser superior.
A Lei Orçamentária Anual (LOA) foi aprovada em dezembro, mas as contas e o índice de RGA serão avaliados em janeiro.
Max espera que o Governo encaminhe rapidamente o projeto da RGA para a Assembleia, permitindo a votação e aprovação do reajuste ainda em janeiro.
“Assim que chegar a proposta, estaremos prontos para votar e garantir o direito dos servidores. Se necessário, convocaremos uma sessão extraordinária”, garantiu Max.
O índice oficial da RGA deve ser divulgado até 10 de janeiro, e a expectativa é de que o pagamento seja feito na folha salarial deste mês.
POLITICA
Mauro Mendes veta artigo de lei que autoriza mercadinhos nos presídios em MT
JB News
Por Alisson
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), sancionou a Lei nº 12.792/2025, publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira,21. E vetou o artigo 19, que regula e autoriza o funcionamento de marcadinhos dentro do sistema penitenciário.
A legislação traz mudanças importantes para o sistema prisional, incluindo a proibição dos chamados “mercadinhos” dentro das unidades prisionais.
A nova lei, que já está em vigor, estabelece diretrizes para o funcionamento das penitenciárias, com foco em segurança máxima e disciplina.
Entre as medidas mais debatidas está a proibição de qualquer atividade comercial dentro dos presídios, encerrando as estruturas que funcionavam como cantinas ou mercadinhos.
O governo reforça que é sua responsabilidade fornecer todos os itens básicos aos detentos.
A decisão gerou controvérsias, principalmente entre membros do Judiciário.
O desembargador Orlando Perri defendeu a permanência dos mercadinhos, argumentando que em algumas prisões eles suprem a falta de produtos que o Estado, muitas vezes, não entrega.
Mauro Mendes, no entanto, afirmou que o Estado já oferece refeições adequadas aos presos e que não há justificativa para a existência desses comércios.
A lei também reforça o controle sobre a entrada de celulares e dispositivos eletrônicos nos presídios, buscando impedir comunicações ilegais.
Inspeções mais rigorosas serão implementadas, sem o uso de revistas vexatórias, mas com métodos eletrônicos e visuais.
A medida é parte de um esforço maior do governo estadual para combater o crime organizado e assegurar maior controle sobre as unidades prisionais, com o Estado assumindo plenamente o papel de provedor das necessidades básicas dos presos.
Para o governador algumas regalias nos presídios do estado precisam acabar, para que presos não tenham dentro das celas uma espécie de escritório do crime,e com isso usar a estrutura domestado pra dar ordens nos crimes praticados fora das prisões.
-
Nacional5 dias atrás
Idosa é impedida de sair de agência bancária em Copacabana após exigir atendimento sobre consórcio sem liquidez, com débito automático
-
CUIABÁ6 dias atrás
Abílio afirma lançar edital do concurso para Guarda Municipal ainda em 2025
-
AGRONEGÓCIOS6 dias atrás
Luciano Hang é convidado para palestrar na Norte Show 2025
-
Policial6 dias atrás
Polícia consegue identificar e efetuar prisão de agressor de psicólogo na boate Num Garden em Cuiabá
-
Nacional4 dias atrás
Inquérito apura prejuízos causados a pessoas LGBTQIA+ pelas mudanças anunciadas pela Meta
-
Policial6 dias atrás
Quatro mulheres são presas por estelionato e fraudes eletrônicas em ação conjunta das Polícias de Mato Grosso e Paraná
-
CUIABÁ4 dias atrás
Tragédia em Cuiabá: Casal de adolescentes morre após cair do 7º andar de prédio
-
Nacional2 dias atrás
Itaú lamenta episódio de coação a idosa em Agência de Copacabana e destaca aplicação de medidas de condutas ao time da unidade