Infraestrutura
Mauro Mendes garante que vai a Brasília viabilizar licenças ambientais para realizar obra de asfaltamento no trecho da MT-322

JB News
Por Alisson Gonçalves
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, anunciou que irá a Brasília na próxima semana para viabilizar as licenças necessárias ao asfaltamento de um trecho da MT-322, que liga a região Norte de Mato Grosso ao Araguaia.
O projeto atende a um pedido do cacique Raoni Metuktire, conhecido defensor dos direitos indígenas e da preservação ambiental.
A decisão foi tomada durante uma reunião com lideranças indígenas, prefeitos e deputados, realizada nesta segunda-feira,20.
O trecho em questão passa pelas áreas do Parque Indígena do Xingu e da Terra Indígena Marãiwatsédé, exigindo, portanto, autorizações de órgãos federais como Ibama e Funai para a execução da obra.
O cacique Raoni celebrou o anúncio, ressaltando que a obra é essencial para os povos indígenas e demais usuários da estrada, que atualmente está em condições intransitáveis.
O governador Mendes garantiu que os recursos para o asfaltamento estão assegurados e que o processo de licenciamento será conduzido conforme as normas ambientais vigentes.
Caso obtenha as autorizações, a obra terá início imediato.
Além do cacique Raoni, participaram da reunião deputados estaduais, secretários de Estado, prefeitos e outras lideranças regionais.

Infraestrutura
Governo convoca donos de lotes ao longo da MT 251 para discutir desapropriação para duplicação da estrada de Chapada

JB News
Por Jota de Sá
o governo do estado publicou no último dia 07,02, no Diário Oficial, o edital de convocação, para que todos os proprietários de lotes que estejam ao logo da MT 251, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, possam comparecer na sede da Secretaria de Infraestrutura e Logística para que possam ser discutidas desapropriações por toda a extensão, que vai da estrada na entrada do Lago do Manso, até a entrada de chapada.
Segundo a nota da Sinfra, as identificações são necessárias para dar prosseguimento no projeto de duplicação da rodovia.
“A identificação é necessária para identificar todos os proprietários de terrenos, assim como os demais necessários, para dar prosseguimento a fase de avaliação da desapropriação das terras, e bem feitorias para as obras de duplicação.” Diz trecho do documento.
Excetos os proprietários que estão instalados dentro do perímetro que compreende o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que não precisaram comparecer na convocação. Todos os proprietários que estiverem instalados entre as avenidas Rio Casca, em Chapada dos Guimarães, até o Mirante do Centro geodésico tem o prazo de 15 dias para que cumpram o comunicado de apresentação.
A ideia de retomar as obras da duplicação da MT 251, iniciou no mês de agosto do ano passado (2024), quando o governo do estado iniciou a movimentação para assumir todo o Parque Nacional, incluído o Trade turístico de todo o complexo, que infelizmente não foi possível por conta das burocracias e a licitação que deu a uma empresa concessão de 30 anos sobre o Parque Nacional.
A discussão para a duplicação da MT 251 foi uma das primeiras obras anunciadas pela FIFA para ser entregue na Copa de 2014. A época era 2009, quando tudo foi iniciado. E nada evoluiu por conta de uma denuncia de que a obra havia iniciado sem nenhuma licença do ICMBio. O governador era Blairo Maggi.
Por conta da denúncia o Ministério Publico Federal ingressou com uma ação contra o estado de Mato Grosso, que exigiu compromissos de não fatiar o licenciamento ambiental da estrada. Por conta dos estudos e o grau de complexidades deles.
Após esse episódio, em 2013 mais uma vez a estrada de chapada volta as cenas dos debates por conta da instalação de um pedágio na altura do Portão do Inferno. Oque levou o governo a discutir a construção de túneis e até mesmo um viaduto. Em 2016 o Estado elaborou um estudo geológico que estudou a Caracterização das áreas de risco do local. Para a implementação de projetos turísticos ao entorno, mesmo assim não evoluiu.
Nos meados de 2017, a Atual Sinfra apresentou o projeto de duplicação da rodovia, justamente entre o trevo do Manso até a entrada de Chapada dos Guimaraes. Na época já se discutia a criação de túnel de arenito de 500 metros, e a criação de um viaduto nas proximidades da Mata Fria. Mas o embate não parou por aí.
Em 2017 a Secretaria e Turismo de MT, apresentou um outro projeto para a revitalização do Portão do Inferno, prevendo a instalação de passarelas e deques de contemplação por alguns locais ao entorno. O Projeto inicial foi todo da Associação Mato-grossense dos municípios. A ideia foi abandonada por falta de projetos de impactos ambientais no local. Depois de dois anos o governo do estado novamente realizou outro projeto para o Portão do Inferno, dessa a vez a criação de uma passarela de vidro que contemplava todo o abismo do local. Além de instalação de estacionamentos e lanchonetes. O projeto também foi abandonado por parte do governo estadual após pedidos do ICMBio de avaliações de estudos geológicos-tectônicos. Apresentado em 2022 pela Companhia Mato-grossense de Mineração, a extinta Metamat.
Após isso o governo de Mato Grosso, tentou ainda interferir na concessão do Parque Nacional, chegou inclusive a apresentar um montante em mais de mais de R$ 300 milhões de reais para que o estado pudesse administrar o complexo turístico. O que não surtiu efeito. No inicio de fevereiro de 2024 a Concessionária Parques Fundos de Investimentos em Participações (FIP), vencedora do leilão na B3 em São Paulo (SP), que levou o complexo por cerca de R$ 926 milhões de reais. Com um investimento em melhorias ao logo de 30 anos.
Agora o governo do estado estuda novamente a duplicação da rodovia, o que deve gerar ainda muitas discussões, principalmente por conta das desapropriações ao longo da MT que já iniciaram.
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