Geral
Mauro Mendes chama de factoide, e garante não acessar recurso do FNSP “Prefiro deixar de receber esse dinheirinho, de ter que seguir uma regra que eu acredito que não vai ajudar na estratégia de melhorar o ambiente de segurança para o cidadão”
DECRETO SOBRE USO DA FORÇA POLICIAL
JB News
Por Jota de Sá
Os governadores dos estados brasileiros começaram a reagir sobre o decreto do uso da força policial assinado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 24 de dezembro.
O decreto virou o novo alvo de embate, e inclusive de ações no Supremo Tribunal Federal (STF), por parte do congresso nacional. Para muitos governadores, o decreto foi publicado sem nenhum diálogo mais profundo com os estados.
O novo decreto que além de outros pontos, prevê que agentes policiais só devem utilizar armas de fogo como último recurso em caso de risco pessoal. Prevê ainda a limitação do uso da força física policial. Para o novo modelo de segurança pública os profissionais deverão passar por uma nova capacitação para atuar nas cidades brasileiras.
O texto assinado pelo presidente condiciona a implementação das novas medidas para que os governadores dos estados tenham acesso aos recursos repasse do Findo Nacional de Segurança Pública (FNSP). Que tem um montante de R$ 1,1 bilhão de reais em 2025. Esse dinheiro deverá ser utilizado para o combate ao crime organizado defesa pessoal, redução de mortes violentas intencionais, além da valorização da qualidade de vida dos profissionais da segurança pública e no enfrentamento a violência contra a mulher.
Para o governador Mauro Mendes que discorda do novo decreto, “a estratégia de fazer esse debate em cima da polícia militar como se eles fossem os causadores do aumento dos índices de violência e da insegurança é um grande factoide”.
Afirmou ainda que nos últimos anos o Brasil cometeu cerca de mais de 40 mil assassinatos. “É o país que mais mata em números absolutos do mundo. E isso tem que ser combatido com leis duras, com inteligência e estratégia e não com esse tipo de factoides”.
Para o governador, o decreto de Lula é querer transformar os policiais brasileiros em criminosos como se todos cometessem erros . “A minoria comete erros, a maioria são cidadãos de bem que trabalham para prover a segurança publica em todos os estados e cidades brasileiras”. Destacou.
Segundo o governador a segurança pública, tanto a Polícia Militar, a Polícia Civil, e Polícia Penal é muito maior que dinheiro que eventualmente chagaria em MT por conta do novo decreto. E afirmou que Mato Grosso não irá requisitar o recurso do FNSP.
“A segurança pública que bancamos com o dinheiro do estado, é muito maior que esse dinheirinho que eventualmente deixaria de vir. E no meu estado eu já adianto. Prefiro deixar de receber esse dinheirinho, de ter que seguir uma regra que eu acredito que não vai ajudar na estratégia de melhorar o ambiente para o cidadão e para a sociedade”. Disse o governador em entrevista a Jovem Pan News.
O decreto do presidente Lula deve enfrentar no início de 2025 os primeiros embates para que seja derrubado no congresso nacional. A bancada da segurança pública já promete se articular para que seja derrubado o novo decreto. As informações são de que já está em curso a confecção de um Projeto de Decreto Legislativo (PDL), para que seja sustado o decreto do presidente Lula . A medida precisará ser aprovada na Câmara e no Senado Federal para que possa suspender as medidas . Mas só começará a ser debatido após o fevereiro de 2025 com o fim do recesso parlamentar em Brasília.
Geral
Juíza cita periculosidade e ordem pública para manter homem que agrediu gerente de supermercado com uma Pá em Sinop
JB News
Por Nayara Cristina
A Juíza Rosangela Zacarkin dos Santos, manteve a prisão do jovem de Danielson Martins Paiva de 29 anos, investigado por agredir um gerente de um supermercado na cidade de Sinop neste último sábado 18.01, após passar por uma audiência de custodia no último domingo 19.01.
Danielson foi até o supermercado onde a vítima trabalha e utilizou uma pá que estava sendo vendida no próprio comércio, e foi em direção a vítima que estava falando ao telefone quando de repente o agressor desferiu contra sua cabeça uma pancada com a ferramenta. O gerente caiu no mesmo instante desacordado pela forca empenhada pelo criminoso.
Segundo a juíza em seu despacho, o crime evidencia ousadia criminosa e periculosidade do agressor. Segundo ela o golpe foi de extrema violência e realizado pelas costas evitando a defesa por parte do gerente.
“A vítima estava de costas, e falando ao telefone, revelando a brutalidade e o comportamento agressor que evidencia e põe em risco a própria garantia da ordem publica. E que a prisão preventiva do acusado seria para resguardar a integridade física da vítima”.
Para a vítima o agressor foi até o seu trabalho com o intuito de tirar a sua vida, e que foi salvo porque no momento da pancada em sua cabeça ele se utilizada de um telefone que amorteceu o impacto.
A vítima foi socorrida imediatamente, onde recebeu cuidados médicos e foi liberado para ir para casa.
Segundo o suspeito a tentativa de homicídio só aconteceu por que ele ouviu algumas reclamações de sua esposa de uma outra funcionária da loja com relação ao gerente.
Na ocasião, Denielson foi preso pelos seguranças do supermercado e em seguida entregue aos cuidados da polícia.
O agressor deverá responder por tentativa de homicídio.
VEJA O VÍDEO:
-
Nacional5 dias atrás
Idosa é impedida de sair de agência bancária em Copacabana após exigir atendimento sobre consórcio sem liquidez, com débito automático
-
CUIABÁ6 dias atrás
Abílio afirma lançar edital do concurso para Guarda Municipal ainda em 2025
-
AGRONEGÓCIOS6 dias atrás
Luciano Hang é convidado para palestrar na Norte Show 2025
-
Policial6 dias atrás
Polícia consegue identificar e efetuar prisão de agressor de psicólogo na boate Num Garden em Cuiabá
-
Nacional4 dias atrás
Inquérito apura prejuízos causados a pessoas LGBTQIA+ pelas mudanças anunciadas pela Meta
-
Policial6 dias atrás
Quatro mulheres são presas por estelionato e fraudes eletrônicas em ação conjunta das Polícias de Mato Grosso e Paraná
-
CUIABÁ4 dias atrás
Tragédia em Cuiabá: Casal de adolescentes morre após cair do 7º andar de prédio
-
Nacional2 dias atrás
Itaú lamenta episódio de coação a idosa em Agência de Copacabana e destaca aplicação de medidas de condutas ao time da unidade