SUSTENTABILIDADE

Marinha do Brasil promove ação de combate ao lixo no Rio Cuiabá

Publicados

em

Ação também distribuiu álcool em gel aos ribeirinhos
A Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT),
realizou, na manhã de hoje (13), ação de limpeza e retirada de lixo no Rio Cuiabá, junto à comunidade ribeirinha da capital mato-grossense.

A ação fez parte da Operação Verão 2020/2021  “Todos por uma Navegação Segura”,
iniciada no dia 15 de janeiro nos Estados de MT e MS, e teve como objetivo promover a
conscientização da sociedade quanto à poluição dos rios e suas consequências ao meio ambiente, à economia e à saúde humana.
Foram retirados, no total, 100 kg de lixo.

A Marinha do Brasil contou com o apoio da
Defesa Civil, da Guarda Municipal de Várzea Grande e professores e alunos da Universidade
Federal de Mato Grosso (UFMT). Além do recolhimento de lixo, foram distribuídos álcool em gel com repelente à comunidade ribeirinha da região.

Operação Verão

Ao longo de todo o verão, o fluxo de embarcações de esporte e recreio e a prática de turismo náutico nos mares e rios aumentam significativamente. Nesse sentido, a Marinha do Brasil desencadeia anualmente a Operação Verão, com o objetivo de promover a conscientização e fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, zelando, assim, pela salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Após relatório de impacto ambiental irreversível, Mauren nega a liberação de construção de mais seis PCHs no Rio Cuiabá

POLITICA

Governador Mauro Mendes condena desmate químico no Pantanal e defende punição rigorosa

Publicados

em

Por

JB News

Da Redação

O governador Mauro Mendes (União) expressou indignação diante do desmatamento químico de uma área de 81 mil hectares no Pantanal Mato-grossense, classificando-o como um “absurdo ambiental”.

O pecuarista e fazendeiro Claudecy Oliveira Lemes, enfrenta uma série de penalidades, incluindo mais de R$ 2,8 bilhões em multas aplicadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e outros R$ 2,3 bilhões em valoração do dano ambiental.

Além disso, o Ministério Público Estadual solicitou sua prisão.

Para Mendes, o episódio demonstra que “as pessoas estão perdendo o medo da legislação brasileira”. Ele defendeu que o desmatamento ilegal no Brasil seja punido com a perda da terra.

“Esse é um grande absurdo ambiental. Uma única pessoa desmatou 80 mil hectares usando produto químico, com avião, o que dificulta a fiscalização, porque as árvores vão morrendo lentamente”, afirmou o governador.

Mendes ressaltou a importância de endurecer as leis para garantir sua eficácia e prevenir futuros delitos.

“Esse mecanismo já está previsto na legislação brasileira para quem, na sua propriedade rural, planta maconha ou produz cocaína. Temos que endurecer nossa legislação de maneira inteligente, para que seja respeitada por todos”, enfatizou o governador.

Leia Também:  Pagamento de parcelas do FCO empresarial é prorrogado até dezembro

Ele concluiu destacando que a punição com o perdimento da terra pode ser uma medida eficaz para dissuadir os crimes ambientais no país.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA