AGRONEGÓCIOS

Mapa realiza entrega de maquinário agrícola para municípios fluminenses

Publicados

em

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Superintendência de Agricultura e Pecuária no estado do Rio de Janeiro (SFA-RJ), realizou, na tarde desta terça-feira (17), a segunda etapa do Programa de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), com a entrega de mais um lote de máquinas agrícolas a seis municípios fluminenses, para apoio às políticas públicas de fortalecimento da infraestrutura e da produção no meio rural.

Em cerimônia realizada no Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais, em Parada de Lucas, cinco retroescavadeiras e duas pás carregadeiras, adquiridas por meio do Promaq, foram entregues oficialmente pelo superintendente de Agricultura e Pecuária no estado, Raphael Moreira, aos representantes das prefeituras dos municípios de Carmo (duas retroescavadeiras), Duas Barras (uma pá carregadeira), Italva (uma retroescavadeira), Sapucaia (uma pá carregadeira), Sumidouro (uma retroescavadeira) e Miracema (uma retroescavadeira).

O superintendente da SFA-RJ explicou que o ato representou a segunda remessa de equipamentos entregues a municípios fluminenses, por meio do programa que visa modernizar o setor agropecuário, elevar a produtividade no campo, fomentar o desenvolvimento regional e reduzir desigualdades socioeconômicas.

Leia Também:  FPBio prevê investimentos de R$ 200 bilhões no setor de biocombustíveis

O primeiro lote foi entregue no dia 3 de junho e contou com cinco retroescavadeiras e duas escavadeiras hidráulicas, distribuídas entre os municípios de Comendador Levy Gasparian (escavadeira hidráulica), Cordeiro (retroescavadeira), Duas Barras (duas retroescavadeiras), Miracema (retroescavadeira), Porciúncula (retroescavadeira) e Saquarema (escavadeira hidráulica).

“É uma determinação do ministro Carlos Fávaro que essas máquinas do Promaq continuem sendo entregues para utilização pelas prefeituras no suporte aos pequenos produtores rurais, em ações como a abertura e manutenção de estradas vicinais para garantir o escoamento e a comercialização da produção, e em outras atividades em benefício do setor produtivo agropecuário, além de apoio a outras obras públicas em benefício da população desses municípios”, afirmou Raphael Moreira.

O prefeito de Sumidouro, Galileu Freitas, celebrou o recebimento da máquina retroescavadeira entregue pelo Mapa. “Nós somos um dos principais produtores agrícolas do estado, e essa máquina será muito importante porque temos uma população majoritariamente rural e mais de 1,2 mil quilômetros de estradas em leito natural. O município depende muito desse equipamento para escoar a nossa produção agrícola, que é muito grande. Esse equipamento será recebido com muita alegria pela nossa população”, afirmou o prefeito.

Leia Também:  “Pensar Agro” debate projeto de inteligência artificial para controle de ervas daninhas

Também participaram da solenidade de entrega o deputado federal Daniel Soranz; o comandante de Material do Corpo de Fuzileiros Navais, contra-almirante Cláudio Lopes de Araújo Leite; o prefeito do município de Sapucaia, Breno Junqueira; a prefeita de Miracema, Alessandra Freire; o prefeito de Carmo, Samuel de Lima; o prefeito de Duas Barras, Armando Teixeira; o secretário de Governo de Italva, Lucas Cordeiro; entre outras autoridades civis e militares.

Informação à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:

AGRONEGÓCIOS

Atividade pesqueira em Barra do Riacho em Aracruz (ES) até Degredo/Ipiranguinha em Linhares (ES) segue proibida

Publicados

em

Por

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) informa que a atividade pesqueira segue proibida no mar na região de Barra do Riacho em Aracruz (ES) até Degredo/Ipiranguinha em Linhares (ES), dentro dos limites de profundidade e coordenadas geográficas citados na Resolução-RE n° 989 de 15 de abril de 2016

Esclarecemos que a Resolução-RE n° 1.650 de 29 de abril de 2025 não revoga a proibição da atividade pesqueira na região, que segue proibida por até 2 anos a partir da assinatura do Novo Acordo do Rio Doce na área delimitada no mapa abaixo:

.
.

Clique no mapa para ampliar a imagem.

O Ministério da Pesca e Aquicultura, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o Ministério da Saúde, o Ministério da Agricultura e Pecuária e a ANVISA estão elaborando estratégias de gestão dos recursos pesqueiros, considerando as condições ambientais, os riscos do consumo do pescado para a saúde humana, bem como segurança do alimento.

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  FPBio prevê investimentos de R$ 200 bilhões no setor de biocombustíveis
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA